
Entenda a importância da contabilidade com a TG!
Por: Sandro Miranda I Arte: Morvan Neto

Quanto temos?
Você já reparou que seus pais conversam sobre maneiras de organizar as finanças? Se ainda não, pergunte a eles a respeito desse assunto e peça que participe também. Esse cuidado com a área financeira é fundamental em uma família e em uma empresa. O nome disso é contabilidade.
Por que contabilizar é importante?
AImagine que você receba uma quantia todo mês. É preciso deixar tudo registrado em um caderninho para não se perder depois. Afinal, o dinheiro não é infinito! Na contabilidade, você anota o valor que entrou (chamado de receita), o que saiu (chamado de despesa) e o que sobrou (chamado de lucro).
Nas empresas, esse método permite saber se tudo está indo bem. Em casa, ajuda seus responsáveis a planejar as contas, economizar e até reservar recursos para realizar um sonho, como fazer uma viagem, pagar os seus estudos, comprar um carro.
Separando tudo
No mundo das empresas, o balanço patrimonial é essencial, porque mostra quanto elas têm e o que devem. Na nossa casa, acontece de modo semelhante. Por exemplo: o que temos: móveis, bicicleta, brinquedos; o que devemos: contas, parcelas, empréstimos. Assim, descobrimos como está a “saúde financeira” da família.
Já o fluxo de caixa, para uma empresa, é como um diário do dinheiro. Em casa, ele é feito quando os pais anotam: o salário que entrou; as contas pagas (água, luz, internet, mercado); o dinheiro que sobrou para passeios ou para guardar.
O que sai, o que fica
Receita é todo o dinheiro que entra, como salário, mesada e venda de algo. Agora, despesa é o dinheiro que sai, como contas, compras e presentes. Se uma pessoa gasta mais do que recebe, o caixa fica no vermelho, e isso é péssimo, pois vão faltar recursos. Portanto, fazer um planejamento é fundamental!
Empresas olham também os números para ver se estão crescendo ou encolhendo. No lar, essa análise pode ser feita do seguinte modo: será que estamos conseguindo economizar? Será que gastamos muito com itens desnecessários?
Criando o hábito
Toda empresa inteligente separa um dinheiro para momentos inesperados. Essa quantia fica lá só aguardando para entrar em cena. É como um bombeiro, que vai apagar um incêndio. Na organização finaceira familiar, também é assim: um valor poupado pode auxiliar quando acontece algum imprevisto, como ter de consertar a geladeira ou comprar um remédio.
Tanto empresas quanto famílias precisam acompanhar os números sempre, para não se perderem nas contas. Se você criar esse hábito desde cedo, vai ser muito mais fácil realizá-lo no futuro. Isso porque a disciplina financeira será algo natural.
Seu diário de gastos
Você pode começar hoje mesmo. Anote aí um passo a passo:
- Pegue um caderno ou use um aplicativo simples, como bloco de notas.
- Todo dia, anote o que ganhou (mesada, dinheiro de presente).
- Descreva o que gastou e com o quê (lanches, figurinhas, brinquedos).
- No fim do mês, veja se sobrou ou faltou dinheiro.
Se sobrou, comemore! Se faltou, pense em que pode economizar no mês seguinte.
Dica bíblica:
Organizar o dinheiro é também um ato de sabedoria que agrada a Deus.
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? (Lucas 14.28).




