

Entenda tudo sobre o ânimo, uma força que brilha tanto dentro quanto fora de nós!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
É tudo ou nada
Você já acordou com tanta empolgação que parecia final de campeonato na escola? Ou teve dias em que nem queria sair da cama? Isso tem a ver com o ânimo, um estado de espírito que influencia bastante o nosso jeito de viver e até como sentimos a presença de Deus em nosso coração.
Você pode, você consegue!
O ânimo é aquela energia interior que nos dá vontade de agir, aprender, ajudar e seguir em frente. Quando estamos animados, sentimos alegria, coragem e disposição. É como se nossa mente dissesse: “Vai lá, você consegue!”. Porém, quando o ânimo está baixo, ficamos desmotivados, tristes ou cansados. Às vezes, não sabemos nem explicar o motivo dessas sensações: nada aconteceu, mas, ainda assim, desejamos permanecer no nosso cantinho.
Os cuidados de Deus
A Bíblia fala bastante sobre nossas emoções e como Deus cuida delas. Ele sabe que, em alguns momentos, enfrentamos dificuldades que podem querer roubar a nossa alegria. Jesus disse aos discípulos: [...] no mundo tereis aflições. Porém, o Mestre é certeiro ao complementar: mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16.33). Isso significa que, mesmo nas situações desafiadoras, precisamos fazer de tudo para ter o nosso interior fortalecido, porque Cristo já venceu todos os obstáculos por nós.
Outro versículo que também nos lembra dessa força interior é Josué 1.9: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. E não se esqueça de uma Palavra poderosa para todas as ocasiões: Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração (Salmo 27.14)!
De onde vem? Para onde vai?
O ânimo pode melhorar quando: recebemos palavras de incentivo (em um jogo de futebol, por exemplo, ao ganhar um elogio de alguém pelo drible que demos); temos um objetivo claro e queremos alcançá-lo (estudamos para tirar uma ótima nota na prova); sabemos que Deus está conosco, guiando cada passo (oramos pela cura de um amigo, familiar, bichinho de estimação). Esse estado também surge quando fazemos o que nos dá alegria, como brincar, cantar, estudar algo novo ou ajudar o próximo – participando de uma campanha para doar livros, comida, agasalhos.
Consequências na saúde
Quando temos ânimo, nosso cérebro libera substâncias, como dopamina e serotonina, que nos fazem sentir bem, com mais energia e foco. Isso melhora a nossa saúde, fortalece nossas amizades e nos ajuda a aprender melhor, além de nos tornar mais criativos e estratégicos diante dos problemas. Por outro lado, o desânimo pode até nos tirar a vontade de conversar.
Lembrete especial
O ânimo é como uma chama: se cuidarmos dele com fé, esperança e amor, brilhará forte. Por isso, se sentir que essa chama está fraquinha, fale com Jesus. Ele é Especialista em reacender corações e, certamente, resgatará a paz tão necessária: Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias (Isaías 40.31).
Cinco dicas poderosas para ter ânimo:
- Ore e leia a Bíblia para se lembrar das promessas de Deus.
- Cuide do corpo com alimentação saudável, exercícios e descanso.
- Cerque-se de pessoas que o animam e aproximam você do Senhor.
- Tenha gratidão pelo que já possui e pelas bênçãos que virão.
- Ajude alguém: servir ao próximo também renova nossa alegria.





