
Saiba tudo da vida desse docinho de inseto!
Por : Sandro Miranda I Arte: Eric Codo | Fotos: Adobe Stock

Ficha do animal
Onde vive:
regiões desérticas da África, América
do Norte e Austrália
Tamanho:
varia de 4 a 7 milímetros
Alimentação:
principalmente néctar, outros líquidos açucarados de plantas e insetos mortos
Características:
cor predominantemente marrom ou preta no corpo, com variações de acordo com a região geográfica
Um doce exemplo
Você já imaginou ter uma barriguinha que funciona como uma despensa ou reservatório ambulante? Pois é, isso acontece com a formiga-pote-de-mel, de nome científico Myrmecocystus, uma integrante muito especial da família das formigas Formicidae. Ela vive, principalmente, em regiões quentes e secas, onde as flores são fontes preciosas de néctar.
Criaturas solidárias e perseverantes
A formiga-pote-de-mel tem um abdômen enorme e brilhante. Ele pode ficar cheio de néctar até parecer uma bolinha transparente, amarelada, dourada ou marrom, dependendo do tipo de flor que fornece o néctar. Mas não se engane, ela não come demais porque é esfomeada! Na verdade, essas formigas são obreiras diferenciadas, chamadas repletas: o trabalho delas é armazenar o néctar para alimentar as outras colegas da colônia quando a comida fica escassa. Elas ficam penduradas no teto do formigueiro, quietinhas, servindo de “armazém vivo” para o grupo.

Uma das espécies da nossa amiga pote-de-mel (Myrmecocystus testaceus)
Diferente do mel das abelhas
O mel que elas guardam não é igual ao das abelhas, mas é parecido: vem do néctar das flores, que elas coletam e passam de formiga para formiga até chegar nas repletas. Uma pesquisa científica realizada pela Universidade de Sydney, nos EUA, em uma das espécies das potes-de-mel concluiu que o néctar delas tem propriedades antimicrobianas – ou seja, ajuda a combater micróbios e bactérias.
Organização e obediência à rainha
Assim como outras formigas, as potes-de-mel vivem em sociedades organizadas, formadas por rainha, operárias e soldados. A rainha é responsável por botar ovos, enquanto as operárias fazem todo o trabalho, como buscar alimento, cuidar das crias e armazenar néctar, no caso das repletas.
Sem ameaças
No momento, a formiga-pote-de-mel não está classificada como espécie ameaçada de extinção na Lista Vermelha da IUCN. Isso significa que ela está segura no seu habitat. O que é ótimo, não é verdade?!
Lição para nós
A formiga-pote-de-mel vive para servir suas companheiras, guardando alimento para quando elas precisarem. Isso lembra o que Jesus nos ensinou: Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros (Filipenses 2.4). Assim como essa formiguinha não pensa só em si mesma, mas também no bem de toda a colônia, podemos usar nossos dons, nosso tempo e nosso amor para ajudar as pessoas ao redor – na escola, em casa, na igreja e em qualquer lugar!


