

Entenda como essa sensação de relaxamento pode ser desenvolvida!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
Superpoder de Deus
Ao contrário da preocupação, a calma é quando conseguimos ficar tranquilos, mesmo que tudo ao redor esteja agitado. Ser calmo não significa ficar parado ou não se importar, e sim saber agir com sabedoria e paciência, sem se deixar levar pela raiva ou pelo medo. A calma é um superpoder que vem de Deus, e todos nós podemos desenvolvê-la com o tempo.
Ensinamentos bíblicos
Em Provérbios 15.18, está escrito: A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira (NVI). Pegou a ideia? Quando respondemos com calma em uma situação contrária, ajudamos até o outro a se acalmar, porque as palavras de fé tocam no coração daquela pessoa. Além disso, Gálatas, capítulo 5, versículos 22 e 23, mostra que a calma faz parte do fruto do Espírito, assim como a bondade, a paz e o domínio próprio. Quando estamos perto de Deus, Ele nos ajuda a cultivar esse sentimento como quem cuida de uma plantinha especial.
Eleu vivenciou a calma
Moisés era o homem mais manso da Terra (Números 12.3). Isso quer dizer que ele era calmo e paciente, mesmo liderando um povo que, muitas vezes, reclamava e desobedecia. Imagine ter de conduzir milhares de pessoas em um deserto até a Terra da Promessa? Não deve ter sido nada fácil. O servo de Deus precisou lidar com situações difíceis, vindas de uma gente que permaneceu muito tempo em terra estrangeira, sendo escravizada por Faraó, sem esperança de uma vida diferente da que levava. Sem dúvida, a calma foi um estado importante na jornada de Moisés.
De onde vem essa calma?
A calma é um comportamento que pode nascer de várias atitudes. Isso inclui respirar fundo e pensar antes de reagir; ouvir mais e falar menos e praticar a paciência com as pessoas, aceitando que ninguém é perfeito – somente Deus.
Saiba que, no estado de calmaria e relaxamento, você reduz a atividade na amígdala cerebral (uma pequenina parte do cérebro ligada ao processamento de emoções, especialmente medo e raiva) e aumenta a atividade no córtex pré-frontal (parte do cérebro responsável pelo raciocínio), permitindo uma resposta mais equilibrada e consciente a estímulos emocionais. Viu como é saudável se acalmar?!
Um bem para você e para os outros!
Ser calmo não apenas ajuda o seu corpo, como também melhora sua convivência com os amigos e a família e até o seu humor no dia a dia. A verdadeira calma vem da certeza de que Deus está no controle. Quando o coração está agitado, o Senhor nos traz paz. Quando o mundo parece barulhento, a voz dEle nos lembra: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Salmo 46.10). Ao ter calma, você espalha paz por onde passa. E isso é um pedacinho do Céu na Terra! Então, bora ativar esse superpoder?
Histórias que inspiram
Já sentiu que iria “explodir” diante de uma situação? Aqui vai um conselho: nesses momentos, conte até dez antes de responder, converse com o Pai do Céu em oração ou pegue sua Bíblia, escolha uma das histórias sobre Jó ou Moisés e aprenda com os personagens que confiaram em Deus mesmo nas dificuldades.