Josué foi o substituto de Moisés e guiou os israelitas até a Terra Prometida
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto
Nome:
Josué quer dizer Jeová
é a salvação
Época em que viveu:
de 1494 a 1385 antes de Cristo
Textos principais:
Êxodo 17; Números 14; Josué
Versículo-chave:
E sobre ele pôs as mãos e lhe deu mandamentos, como o SENHOR ordenara pela mão de Moisés (Números 27.23)
De escravo a guerreiro
Josué, filho de Num, da tribo de Efraim, estava escravizado com os hebreus nas terras egípcias. Ele viu Moisés enfrentar o Faraó e libertar o povo de Deus. Após a saída do cativeiro, Josué se tornou ajudante do profeta que abriu o mar Vermelho e pôde mostrar suas habilidades militares durante a peregrinação para a Terra Prometida. Certa vez, enquanto Moisés orava ao Todo-Poderoso na colina, clamando pela vitória de toda aquela multidão, Josué derrotou os amalequitas na batalha (Êxodo 17.8-12).
Sabia que Josué se chamava Oseias? Quem mudou o nome dele foi o próprio Moisés (Números 13.16). Isso pode ser considerado um ato profético, porque Oseias significa salvação, e Josué quer dizer Deus é a salvação. O Senhor tinha planos para a vida desse homem.
Fiel escudeiro
Josué estava sempre ao lado de Moisés, provando que era alguém em quem se podia confiar. Você tem amigos assim? Na alegria das brincadeiras ou nos momentos difíceis, eles estão ao seu lado? O guerreiro acompanhou o seu líder no dia em que este recebeu do Senhor os Dez Mandamentos e também se mantinha perto do tabernáculo na hora em que o libertador entrava para falar com o Altíssimo (Êxodo 33.11). Isso que era parceria!
Explorando a Terra Prometida
Quando os israelitas finalmente avistaram a Terra Prometida, eles quiseram saber informações sobre o lugar, como quem habitava nela. Então, Josué e mais 11 pessoas, representando cada uma das tribos, foram escolhidos para cumprir essa missão. Quando retornaram, somente Josué e Calebe tiveram um relato encorajador de que o Senhor estaria com o povo dEle, mesmo que houvesse gigantes na região e fosse difícil possuí-la (Números 14. 1-10).
A queda das muralhas de Jericó
Deus enxergou em Josué a pessoa que poderia guiar o Seu povo após a morte de Moisés. Sendo assim, O Onipotente ordenou àquele servo que fosse forte e corajoso porque estaria com ele em qualquer situação (Josué 1.9). E esteve mesmo! Um desses momentos foi em Jericó.
Foi incrível a orientação que Josué recebeu do Altíssimo para conquistar esse território. As muralhas do lugar caíram após os israelitas darem sete voltas em torno da cidade, e os sacerdotes tocarem as trombetas ao mesmo tempo em que o povo gritava! (Josué 6.20). Dá para imaginar essa cena? Deve ter sido espetacular!
Atos de fé
Após dominar boa parte de Canaã, Josué liderou bravamente as 12 tribos. Em um dos combates mais incríveis, ele orou a Deus durante a guerra, e o Sol parou, dando mais tempo para os israelitas vencerem seus inimigos (Josué 10.12-14). Isso mostra o poder da fé e da oração!
Palavras de exortação
Como marechal de campo do exército de Israel, Josué mostrou liderança, coragem e fé ao guiar o povo nas batalhas e na conquista da Terra Prometida. Antes de partir, aos 110 anos, ele trouxe à memória o que o Criador tinha feito pelos israelitas, deixando-lhes uma bela lição: Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor (Josué 24.15 – NVI). Esse grande homem sabia que a sua força vinha de Deus!
O que aprender com Josué:
- Antes de buscar uma posição de destaque, é necessário aprender a servir.
- Mesmo com habilidades e dons, podemos melhorar a cada dia.
- Confiar em Deus ainda que não se veja nada.
- Ser um bom exemplo para as pessoas ao redor.