Dê uma mordida nessa explosão de sabor!
Por: Maria Gabriela / Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
No lanche da tarde em casa, na hora dos quitutes na praia ou na pracinha, o biscoito de polvilho doce é a pedida certa. A mão fica cheinha dessas delícias levinhas. Quando chegam à boca, o croc-croc faz tudo ficar divertido, e o sabor torna a experiência pra lá de especial. E pensar que esse biscoito está por aqui há mais de 300 anos e, em sua receita, há um toque do primeiro povo do Brasil. Ele chegou ao nosso país no século 17, por intermédio dos portugueses, mas foram os indígenas que o deixaram mais crocante e delicado, adicionando a ele um derivado da mandioca, que é o polvilho. Falar dessa gostosura dá muita vontade de comê-la, né? Sem mais demora, segue uma receita para você fazer com sua família ou amigos!
INGREDIENTES:
• 4 xícaras de polvilho doce
• 2 xícaras de açúcar
• 1 gema
• 250 gramas de manteiga sem sal
• 1 pitada de sal
• 1 colher de chá de fermento
HORA DO PREPARO:
1 – Essa parte é superlegal! É como se você fosse brincar de massinha de modelar. Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Quando ela começar a desgrudar das mãos, deixe-a descansar por 30 minutos.
2 – Depois, forme bolinhas ou faça o formato que quiser. Use a imaginação!
3 – Peça a um adulto que acenda o forno a uma temperatura média de 180 graus Celsius. Ele precisa preaquecer, ou seja, deve estar quente antes de receber a massa.
4 – Asse o biscoito em uma forma enfarinhada por meia hora ou até dourar. Prontinho!