Saiba por que é necessário saber a
arte de empreender!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Detetive de oportunidades
Empreendedorismo é uma palavra grande e repleta de significado. Para alguns, esse é um assunto de adulto, mas não é bem assim. Empreender é como descobrir um tesouro escondido, algo valioso que desperta o interesse geral. Na prática, significa identificar o que está em falta para determinado público e oferecer uma solução. Como assim? Para entender melhor, vamos dar um exemplo com a Turminha da Graça. Espia só!
O que você pode fazer?
Imagine muitas crianças brincando na rua da Likinha o dia inteiro. Em algum momento, elas sentirão sede e fome, certo? Mas a diversão é tanta que não querem dar uma pausa nem para fazer um lanche em casa. Logo, Likinha enxerga uma oportunidade nessa situação e tem uma ideia genial: montar uma barraquinha para vender limonada e biscoitos caseiros. Comercializando os produtos para amigos e conhecidos, ela começa a ganhar dinheiro. Essa iniciativa é empreender!
Brincando de negócios
A infância é a fase perfeita para aprender mais sobre empreendedorismo. Nesse ramo, é possível diversificar bastante. A criança, por exemplo, pode vender pulseiras feitas à mão, figurinhas de álbuns ou até mesmo doces para os amiguinhos. Essas experiências lhe darão noção de como cuidar de um pequeno negócio, incluindo questões, como planejamento, custos (gastos), lucros (ganhos) e abordagem de clientes (compradores). Mas é importante se lembrar: empreendedorismo é diferente de trabalho infantil, que é uma prática ilegal.
Mais do que dinheiro
Empreender não é apenas ganhar dinheiro. É saber identificar oportunidades, tomar iniciativas, agir com criatividade e administrar bem as finanças. Além disso, é possível aprender brincando, de forma simples e divertida! Quem se aventura nessa jornada passa a ter uma visão mais apurada dos negócios, avaliando o que pode dar certo ou errado, e desenvolve habilidades de liderança. Se você aprender tudo isso agora, crescerá sabendo como conduzir melhor suas economias no futuro.
Fazendo prosperar
Likinha, ao abrir a barraquinha dela, cobrará o preço que achar justo. No entanto, pode ser que alguma criança peça um desconto ou pergunte se pode pagar no dia seguinte. Administrar situações como essas e atentar para todas as necessidades do empreendimento, como não deixar os produtos acabarem, também será responsabilidade de quem o abriu. Por isso, um empreendedor precisa organizar o seu negócio a fim de mantê-lo estável.
Com o tempo, Likinha pode aumentar a oferta de produtos e começar a vender balas. Fazer o negócio prosperar e crescer é comum para os empreendedores. Caso apareçam mais clientes, uma ajuda extra pode ser necessária. É provável que outras crianças se espelhem no exemplo dela e queiram montar as próprias barracas. O nome disso é concorrência! Contudo, vale ressaltar que nenhuma atividade pode prejudicar a sua vida, servindo de empecilho para deixar de ir à igreja, à escola ou até mesmo de brincar.
Empreender on-line
Na Era Digital, existem aplicativos e plataformas on-line excelentes para crianças empreendedoras. Sim, é possível empreender virtualmente! Mas peça autorização aos seus pais e compartilhe com eles as suas ideias. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem uma página informativa a respeito do tema. Nela, há jogos, cartilhas e até um quiz para ajudar você a descobrir a sua área de interesse. Corre lá!
Confira no Midinho
No episódio O rico insensato, do Midinho, o Pequeno Missionário, acompanhamos a história da Lili, que investe em uma ideia empreendedora: montar uma barraquinha para vender limonada. Porém, ela se empenha demais nas vendas e se esquece do principal: sua vida com Deus.