Série: Emoções e Sentimentos
Como superar momentos de pressão e ter uma vida mais tranquila e alegre
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli
Alerta do corpo
Imagine que você está a caminho do seu primeiro dia de aula em uma nova escola. Seu coração bate mais forte, suas mãos ficam suadas. Isso é tensão! Esse estado emocional representa uma reação do corpo e da mente a situações que são percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras. A tensão pode acontecer quando nos sentimos inseguros ou lidamos com experiências novas ou difíceis. Quer mais exemplos? Para algumas pessoas, a ideia de falar em público é extremamente estressante, enquanto outras ficam com a boca seca só de pensar em realizar provas e testes. Nessas ocasiões, o corpo fica em estado de alerta.
Muita calma nessa hora
É interessante entender isto: o que é motivo de tensão para uns, para outros pode não ser. Quando estamos calmos, nós nos sentimos relaxados, em paz. Já, em um momento de tensão, vêm o nervosismo, a ansiedade e as preocupações. Isso pode provocar diversas reações. É algo sério!
Sabe quais são as substâncias liberadas, no seu organismo, quando está tenso? O livro Um convite à saúde, do médico Filippo Pedrinola, explica. São os hormônios cortisol, adrenalina e noradrenalina. Esses hormônios fazem seu coração acelerar, sua respiração ficar mais rápida e seus músculos se tensionarem. Isso é normal e ajuda o corpo a se preparar para uma situação perigosa. Mas, se você se estressa por muito tempo, esses hormônios podem ser ruins, porque são capazes de fazer a pressão arterial subir e aumentar o risco de doenças cardíacas e infecções.
Uma tensão daquelas!
Na passagem bíblica de Salmo 23.4, lemos sobre caminhar pelo vale da sombra da morte sem temer mal algum, graças à presença de Deus. O Senhor é quem nos ajuda a ter fé e enfrentar os problemas. Além dessa passagem, vários personagens bíblicos viveram essa emoção. Pense em Moisés, chamado por Deus para libertar o povo dEle da escravidão no Egito. A tensão deve ter percorrido todo o seu corpo! Já pensou se ele tivesse se deixado paralisar por isso? No entanto, Moisés sabia que tinha pela frente uma missão gigante, que exigia fé, foco e coragem. E Deus foi com ele (Êxodo 4.10b,11).
Relaxe aí, vai!
Existem várias maneiras de controlar a tensão! Uma delas é fazer as atividades das quais gostamos, como nadar, desenhar, escrever ou ler. Quem sabe você até consiga expressar o que está sentindo naquele momento e “pôr para fora”, tendo alívio e relaxamento com isso? Respirar fundo e conversar com seus pais também pode ajudar você a se acalmar.
Outra solução que fará bem para você é orar. No momento em que conversamos com Deus, abrindo o coração para o nosso grande Amigo, sentimos a presença do Espírito Santo agindo, trazendo tudo aquilo de que a nossa alma necessita e nos levando às águas tranquilas (Salmo 23.2).
É bom saber diferenciar
Uma coisa é sentir um “frio na barriga”, como ao andar na roda-gigante. Essa é uma reação até boa, porque o nosso corpo está vivendo uma aventura que produz adrenalina. Agora, a tensão que nos faz mal é diferente! Se ela surgir, o mais importante é saber lidar com essa sensação, para que não se transforme em algo ainda pior, como raiva e ira. Isso pode atrapalhar sua relação com seus pais, amigos e familiares, por exemplo. Então, sempre que bater o nervosismo, lembre-se das dicas que aprendeu com a Turminha da Graça; faça de tudo para controlar suas emoções e desatar o nó da tensão!
Transformando tensão em arte
Que tal relaxar depois de ler tanto sobre tensão? Como? Criando um lindo desenho de alguma atividade que faça você se sentir em paz. É louvar a Deus? Orar com a família, brincar com os amigos, tomar um sorvete na hora do lanche? Então, use sua imaginação! Se fizer o desenho, mostre-o à mamãe ou ao papai. Eles podem compartilhar sua obra de arte nas redes sociais com a hashtag #RevistaTG