Versículo-chave
E os filhos de Israel fizeram conforme tudo o que o Senhor ordenara a Moisés; assim, assentaram o arraial segundo as suas bandeiras; e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais.
Levítico 19.2
Mensagem de fé
Quando Moisés guiou o povo de Israel pelo deserto, ao deixar o Egito, ele se preocupou em ouvir as instruções de Deus. Andar segundo a direção do Senhor expressava, no coração desse servo, proteção e êxito na jornada rumo à Terra Prometida.
Nossa caminhada cristã também deve ser assim. É importante seguirmos com exatidão cada mensagem do Pai celeste. Assim, teremos a garantia de uma vida confiante e segura. Obedecer às orientações dadas pelo Criador diminui as possibilidades de contrariarmos a Sua vontade, por exemplo, a quantidade de ordenanças a respeito de como o povo deveria caminhar e se portar. Isso porque o nosso Deus não é Deus de confusão (1 Coríntios 14.33a). Portanto, devemos buscar uma vida ordenada e direcionada pela Bíblia.
Objetivos
– Aprender que a organização faz parte dos propósitos divinos.
– Compreender que é preciso seguir a direção do Senhor em tudo.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão sobre o início da jornada do povo de Israel pelo deserto, tendo como objetivo a conquista de Canaã. Planeje sua aula calculando bem o tempo que terá disponível para cada atividade, lembrando sempre de explicar aos pequeninos com clareza. Você precisará:
– Escrever o nome das 12 tribos de Israel em folhas de papel sulfite. Depois, prenda cada uma delas nas paredes da sala de aula, seguindo a ordem abaixo: Lado leste (Issacar, Judá, Zebulom), lado sul (Simeão, Rúben, Gade), lado oeste (Manassés, Efraim, Benjamim) e lado norte (Aser, Dã, Naftali).
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Dê as boas-vindas aos alunos alegremente e pergunte como foi a semana de todos. Apresente os visitantes e faça a chamada. Em seguida, veja se alguma criança quer orar pela turma.
Inicie a aula contando aos pequeninos que o povo do Senhor precisou acampar no deserto durante um bom tempo. Deus pediu a Moisés que conduzisse Seus servos e os organizasse rumo à Terra Prometida. Para isso, o Criador os guiava com uma nuvem durante o dia e com um clarão de fogo à noite.
Faça a brincadeira da nuvem e do fogo. É simples: ao ouvirem a palavra “nuvem”, os alunos devem se colocar de pé, e, quando for dita a palavra “fogo”, devem permanecer agachados. Alterne as palavras e acelere o ritmo até chegar a um único vencedor.
Após a brincadeira, informe a todos que, a partir desta lição, será ensinado o livro de Números. Ele recebe esse nome porque relata duas contagens do povo de Deus. A primeira feita quando os hebreus saíram do Egito. E a segunda, 38 anos mais tarde, antes da entrada em Canaã.
Louvando ao Senhor
Diga que Deus orientou o Seu povo pelo deserto em tudo o que deveriam fazer. E que Ele deseja atuar em nossa vida do mesmo modo. Para esta lição, sugerimos a canção Que bom é guardar os mandamentos, da Turminha da Graça. Depois da música, ressalte para as crianças que, após as obras do tabernáculo, os líderes das tribos de Israel entregaram ofertas para o Senhor (Números 7.1-3). Lembre a elas também que hoje devemos devolver os dízimos e as ofertas a Deus. Depois do ofertório, ore agradecendo ao Pai por tudo o que Ele nos dá.
Descobrindo histórias…
Paulinho estava eufórico com o evento em sua escola. Ele esperou o ano inteiro por aquele momento.
— Mas o que vai acontecer de tão importante? – perguntou o pai, ao ver o menino chegar.
— Nesta semana, ocorrerá o Acampadentro! – respondeu Paulinho. — Todos os alunos vão acampar uma noite inteira na escola e participar do Teste do Conhecimento.
— O quê? Você animado para um teste? — indagou. — Que milagre é esse?! — questionou o pai, sorrindo.
— Na verdade, serão questões sobre conhecimentos bíblicos. O meu grupo teve que estudar os nove primeiros capítulos do livro de Números, e já estamos feras. Ninguém nos derrubará! — comemorou ele (figura 1).
— Ah, não! – disse o pai, em tom de dúvida. — Então me diga qual foi o total da primeira contagem dos filhos de Israel?
— É… bem… hã… eita… — gaguejou o menino, sem conseguir dar uma resposta.
— Moisés contou 603.550 homens (Números 1.46). — respondeu o pai.
— Acho que alguém aí está precisando de uma ajudinha nesse estudo.
Paulinho concordou com o pai, que, em seguida, iniciou uma explicação:
— O povo de Israel estava acampado próximo ao monte Sinai e já formava uma grande nação, dividida em várias tribos. Deus já havia passado para eles diversas leis e regulamentos, registrados no livro de Levítico. Agora, preparavam-se para sair do monte. Então, o Senhor mandou que Moisés e Arão contassem todos os homens acima de 20 anos que pudessem guerrear (Números 1.1-3). Todas as tribos deveriam entrar nessa contagem, menos a de Levi, porque ela cuidava do tabernáculo do Altíssimo (figura 2).
— Por que Deus pediu a Moisés que contasse o povo? — questionou Paulinho.
— O Senhor queria organizar o povo de Israel como uma nação. A organização serve para que tudo funcione de maneira correta. – explicou o pai, acrescentando:
— Moisés seguiu a direção do Alto, e a tribo de Levi ocupou todo o entorno do tabernáculo. As demais tribos foram arrumadas de acordo com a posição da tenda da congregação, nas direções leste, sul, oeste e norte.
— Uau, que máximo! – bradou Paulinho. — Tudo organizado!
— Isso mesmo! – concordou o pai. — Depois disso, Deus ainda pediu a Moisés que contasse todos os homens da tribo de Levi e os separasse no lugar dos primogênitos de Israel. No fim das contas, aquele servo comandou mais de 600 mil pessoas, e tudo isso ele só conseguiu seguindo a direção do Todo-Poderoso (figura 3).
— Genial! – admirou-se o filho. — Agora, realmente estou preparado para o Teste de Conhecimento.
No dia do Acampadentro, antes de começar o evento, Paulinho reuniu o seu grupo e orou. Para organizar a ocasião, decidiu quem falaria primeiro e assim por diante. Quando chegou a vez de ele responder, Paulinho foi brilhante e acertou tudo, e sua equipe foi a campeã da gincana. O menino olhou para o céu e teve a certeza de que, com Jesus, somos sempre mais do que vencedores (Romanos 8.37). (figura 4).
Colocando em prática
Distribua os lápis para os alunos e oriente-os na realização das atividades.
Atividade 1
Mostre à turma os nomes das tribos de Israel coladas nas paredes. Ensine que cada uma delas era representada por uma bandeira diferente e leia o nome de todas. Oriente as crianças a encontrar, no caça-palavras, o nome das 12 tribos.
Atividade 2
Com base nas afirmativas abaixo, ajude os alunos a responder às questões.
a) A Bíblia declara que Deus falava diretamente com Moisés (Números 7.89). Por seguir a direção do Senhor, esse servo liderou mais de 600 mil pessoas. Você costuma orar para saber os planos do Senhor para sua vida?
b) Deus ordenou que Moisés e Arão contassem os homens de Israel, porque queria organizar aquele povo para entrar na Terra Prometida. Você mantém suas coisas organizadas? Como faz isso?
As respostas são pessoais. Verifique se os alunos contextualizaram a lição.
Hora da despedida
Revise a lição com os alunos, ressaltando os ensinamentos aprendidos. Peça a ajuda deles para arrumar a sala, destacando questões como a organização e a importância de seguir a direção de Deus. Incentive-os a viver segundo a Palavra do Senhor, consultando-O em tudo o que realizarem. Ore com todos, agradecendo ao Pai pela aula e pelo momento de aprendizado sobre as Escrituras Sagradas. Deseje-lhes uma semana abençoada e os incentive a voltar na próxima aula. Se possível, converse com os pais sobre o tema ensinado.