Versículo-chave
E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel,
de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.
Levítico 19.2
Mensagem de fé
Deus espera que cada cristão expresse o caráter de Jesus neste mundo, a fim de que Seu Nome seja conhecido e Sua glória se manifeste em nós. Como Paulo diz em Filipenses 2.5, ser semelhante a Cristo é ter os sentimentos do Salvador. Há dois traços marcantes do caráter do Senhor que revelam quem Deus é: a santidade e o amor.
O Altíssimo sempre exortou Seu povo a andar em santidade, obedecendo à vontade divina. Entre os mandamentos deixados por Deus, está o de amar o próximo. Jesus expressou isso mostrando que o amor revelará ao mundo que Ele veio para salvar os perdidos e que nós somos Seus discípulos. Por isso, precisamos amar as pessoas como Cristo nos amou!
Objetivos
– Compreender o que é viver em santidade.
– Entender que amar o próximo é um mandamento bíblico.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão as instruções dadas por Deus ao povo de Israel a respeito da santidade e do amor. Estude o tema e domine o conteúdo a ser ensinado. Para receber as crianças, você precisará:
– Decorar a sala de aula, utilizando balões de festas e um cartaz com o texto de Levítico 11.44. Destaque com canetinhas coloridas o trecho que diz: Porque eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Ao terminar, cole-o em uma parede.
– Fazer cópias das atividades para os alunos (páginas 84 e 85).
Recebendo os pequeninos
Dê as boas-vindas aos alunos com alegria e confiança. Veja se há algum visitante e faça a chamada. Peça a uma das crianças que ore pela turma. Caso ninguém se prontifique, encoraje um aluno mais antigo a interceder. Relembre a todos que Deus instruiu o povo de Israel a cuidar do corpo e do espírito. Além disso, Ele falou sobre santidade e amor ao próximo. Diga aos pequenos que devemos amar as pessoas e ser santos. Pergunte se alguém sabe o que é viver em santidade e explique o que significa ser obediente à Palavra, sendo puro e separado do mal. Mostre o cartaz da sala e destaque a importância da santificação, pois servimos a um Deus íntegro
Louvando ao Senhor
Ensine que a santidade é uma prova de amor a Deus. Sugerimos, para esta lição, a canção Jesus no seu coração, da Turminha da Graça. Após o louvor, explique o significado de devolver o dízimo ao Senhor e ofertar em Sua casa, citando o texto de Levítico 27.30: Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do Senhor; santas são ao Senhor.
Descobrindo histórias…
Nathalia estava feliz com a sua escola nova. No entanto, ao chegar lá, notou que havia alguns grupos. Querendo fazer amizade, aproximou-se de um, cumprimentou as meninas, mas foi ignorada. Envergonhada, ela foi se apresentar para outro grupo. Nesse, as garotas a receberam bem e a trataram com carinho. Nathalia perguntou quem era aquela primeira turminha com a qual havia falado, e, entreolhando-se, suas novas amigas responderam:
— Elas são especiais! – disse uma delas. — São as princesas da escola, e todas nós sonhamos em fazer parte daquele grupo (figura 1).
— Que eu saiba, maltratar alguém não é uma atitude digna de uma princesa – rebateu Nathalia.
Durante o recreio, ela conheceu João, um menino que havia sido desprezado pelo grupo dos craques.
— Eles são feras no futebol – afirmou ele. — Mas tudo bem. Eu sou feliz no meu grupo. Ele é muito especial, pois é a família de Cristo!
As palavras do garoto deram uma excelente ideia à Nathalia. No dia seguinte, ela aproveitou a hora do recreio e iniciou um discurso (figura 2):
— Pessoal, hoje vou falar sobre o que é formar um grupo especial. Há muito tempo, Deus escolheu um grupo para Ele, que era a nação de Israel, e lhe deu várias instruções. Uma delas era: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo (Levítico 19.2). Isso significa ser separado do mal, com um comportamento puro e bondoso. Aquelas pessoas não deveriam se contaminar com os vizinhos de Canaã, pois eles eram maus.
— Sério? – perguntou uma das princesas.
— O Senhor ainda falou que Seu povo deveria amar o próximo (Levítico 19.18) – continuou Nathalia. Estão vendo? Esse é o grupo que Deus aprova, formado pelos que O temem (figura 3). As princesas e os craques entenderam a mensagem e abaixaram a cabeça envergonhados.
Então, Nathalia foi em direção a eles e disse:
— Vamos deixar de lado essa história de grupos. Que tal formarmos um só, com pessoas que obedecem a Deus?
— Concordo! Peço desculpas por ter desrespeitado meus colegas! – exclamou uma das princesas.
— Eba! De agora em diante, teremos um único grupo, formado por amigos que brincam juntos e se ajudam, mostrando o amor do Senhor uns para os outros (figura 4).
Colocando em prática
Distribua os lápis para os alunos e oriente-os na realização das atividades.
Atividade 1
Informe que o livro de Levítico nos dá três ensinamentos. Para descobrir quais são eles, os números devem ser substituídos pelas letras correspondentes. Ao final, peça que todos leiam juntos tais lições.
Atividade 2
Ensine que Deus repetiu diversas leis que tinha dado ao povo, como descreve o capítulo 19 de Levítico, e que elas são válidas até hoje. Oriente os alunos a ligar as frases às palavras SIM ou NÃO de acordo com as atitudes a serem tomadas.
Hora da despedida
Faça uma breve revisão da aula e pergunte o que as crianças entenderam sobre a história. Incentive-as a cuidar mais da saúde, comendo alimentos leves, como frutas, legumes e hortaliças. Diga a elas que precisamos ter cuidados com a nossa higiene pessoal e também com a limpeza do nosso planeta. Reúna-se com os alunos em roda e ore, agradecendo pela lição aprendida. Por fim, deseje aos pequenos uma semana abençoada!