Por: Natan Souza | Arte: Samuel Barsottelli e Freepik
Você já parou para contar quantas cordas um violão tem? Já reparou que, para essas cordas estarem bem esticadinhas, elas precisam se manter tensionadas (puxadas) em alguma parte do violão? Além disso, sabe para que serve aquela caixa gigante que forma o corpo do violão?
Esse instrumento é composto por seis cordas, que são contadas de baixo para cima (do som mais agudo para o mais grave). Estendidas ao longo do braço do violão, elas representam notas musicais específicas. Veja abaixo:
- Primeira corda: Mi (agudo)
- Segunda corda: Si
- Terceira corda: Sol
- Quarta corda: Ré
- Quinta corda: Lá
- Sexta corda: Mi (grave)
A diferença entre a primeira e a sexta corda é que a primeira faz um Mi mais agudo, e a sexta, um Mi mais grave. Como dito antes, do agudo para o grave.
Ao observar o braço do violão, é possível identificar algumas divisões conhecidas como casas. Como há casas dentro de um violão? O mais impressionante é que os moradores delas serão os dedos humanos!
As casas são separadas por hastes de metal chamadas de traste. Dentro de cada uma delas, existirão seis andares (seis cordas), e os dedos, dependendo da nota que se desejar tocar, devem pressionar um andar (a corda). E o que torna o som do violão tão forte e ressonante? Isso acontece porque o corpo do instrumento tem uma abertura, chamada de boca, que amplifica a vibração das cordas e potencializa seu som, levando-o mais longe. Confira na imagem ao lado!
Além dessas partes, há outras muito legais que compõem o instrumento. São elas:
1) Lateral: lateral do corpo, normalmente com cor diferente do tampo.
2) Cavalete: serve para prender a pestana.
3) Mosaico: desenho decorativo ao redor da boca.
4) Tróculo: fixa o braço à lateral do violão.
5) Pestana: apoio das cordas no final do braço.
6) Tarraxas: permitem afinar o violão.
7) Cabeça: extremidade de cima do violão, onde ficam as tarraxas.
8) Rastilho: apoio das cordas, define a altura que elas devem estar em relação ao braço do instrumento.
9) Tampo: parte de cima do corpo onde fica a boca.