Aprenda sobre o consumo consciente e faça a diferença!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e Freepik
Vida em sociedade
Você possivelmente já ouviu falar a respeito do assunto desta editoria, mas talvez não saiba ainda o real significado dele. Como as palavras sugerem, consumo consciente é sobre consumir algo com responsabilidade, pensando de que maneira isso afetará o meio ambiente e a vida das outras pessoas. Por esse motivo, ele também é chamado de consumo sustentável ou consumo responsável.
Seja consciente!
Antes de ir ao mercado, por exemplo, sua mãe e seu pai fazem uma lista, certo? Eles avaliam o que comprarão não somente com o intuito de não ultrapassar o orçamento* – algo que afetaria a renda familiar –, como também de evitar desperdício, porque ambos têm consciência da insegurança alimentar existente no mundo. Insegurança alimentar? Esse termo é usado para indicar quando uma pessoa não tem certeza se vai ter alimento suficiente para comer todos os dias.
Resgatando o sabor
Você sabia que pode reaproveitar os alimentos? Se seus pais gostam de ver receitas na internet, eles podem procurar uma que contenha legumes e usar aqueles que sobraram do jantar. E que tal preparar uma sopa deliciosa com eles? Sucos e chás com cascas de frutas também ficam saborosos e são supernutritivos. Além de economizar, você e sua família continuam evitando a má utilização de recursos. E nada de colocar mais comida no prato do que está com vontade, hein?! O planejamento é como você se organiza para realizar um sonho. Quanto tempo é preciso? O que se deve fazer? Do que depende? Com as respostas, é possível idealizar aonde quer chegar. Assim como o Guga, certamente, fez. Em Provérbios 21.5 (NVI), há o seguinte ensinamento: Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Viu só? Mostre essa passagem aos seus pais, eles serão edificados com a mensagem contida nela.
Aproveite a sua energia!
Economizar energia é igualmente fundamental. Ao terminar de usar o computador, desligue o aparelho. Quando for pegar algo na geladeira, feche a porta rapidamente. E não deixe as luzes ligadas sem motivo. Abra as cortinas e prefira a luz natural. As ações feitas em uma casa parecem poucas, mas fazem a diferença. Pense bem, se cada pessoa desatentar para essa causa, todo mundo sairá prejudicado. Por isso, existe o consumo consciente. É para você pensar no coletivo, em todos que serão impactados.
Dia sem consumo
Que tal fazer com os amigos um dia sem consumo? Com a autorização de seus pais, vocês podem criar um bazar ou um grupo de trocas de roupas, jogos de tabuleiro, brinquedos. O benefício de uma ação assim é conscientizar mais pessoas para o consumo responsável; mostrando que, fazendo trocas, os gastos diminuem. Você pode ter algo que não deseja, mas que será útil para alguém. Treine sua habilidade em negociar. Repense as suas necessidades!