Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
Compasso musical é uma divisão da música em intervalos iguaizinhos de tempo, representada por barras verticais. Essa organização facilita a orientação para quem está lendo uma partitura. Dê só uma olhada abaixo:il!
Uma música pode ser observada ritmicamente de acordo com a sua pulsação. É isso mesmo! Muitas vezes, ela não é tocada nem cantada. É apenas sentida pelo corpo. Na canção Parabéns para você, o pulso é marcado pelas palmas. Faça o teste aí para verificar a frequência das batidas ou das marcações.
A maioria das músicas é dividida em grupos de pulsos regulares. Essa classificação leva em conta o número de tempos que compõem o compasso, definindo-os como: binário (dois tempos); ternário (três tempos); quaternário (quatro tempos). Entendeu? Quando o compasso não é binário, ternário ou quaternário, ele é considerado irregular, complexo ou alternado. Nos estilos rock e pop, por exemplo, a música tem a divisão de quatro tempos. Já na valsa, ela é dividida em grupos de três tempos.
Logo no início da partitura apresentada anteriormente, existe a numeração (¾), que é uma maneira de evidenciar a divisão e a proporção entre as notas dentro do compasso. Essa informação é importante para que você entenda a imagem ao lado:
Como representada no quadro, cada figura tem um número para se estabelecer em uma fórmula de compasso. Essas figuras já foram vistas em outras edições, como a semínima, chamada de “Zé Semínima”, e a colcheia, batizada de “Jorge Colcheia”.
Para compreender a fórmula, é preciso que saiba um pouquinho de Matemática, mais especificamente sobre as frações. Já ouviu falar delas? As frações surgiram no Egito, por volta de três mil anos antes de Cristo! Basicamente, esse tipo de representação numérica indica partes de um número inteiro. Pense em uma barra de chocolate! Ela já vem em tabletes. Se ela tiver dez pedaços, e você comer dois deles, isso significa que saboreou 2/10 (dois décimos) do doce. A partir disso, temos o numerador e o denominador. O primeiro fica na parte de cima da barra fracionária e simboliza a quantidade de partes utilizadas, e o segundo, posicionado na parte de baixo, demonstra em quantas partes o todo está dividido. Conseguiu entender?
Na fórmula de compasso, o número superior é chamado de unidade de compasso e revela quantos tempos o compasso possui. Já o número inferior é chamado de unidade de tempo e aponta qual é o valor do tempo do compasso. Calma! Não se preocupe! Há dois exemplos para a regra entrar na cuca. Observe-os junto com a tabela das figuras.
2/4: Dentro do compasso há 2 tempos, e a figura que indicará 1 tempo completo será a semínima, pois o número 4 é o representante dela.
⅜: Dentro do compasso, teremos 3 tempos, e a figura que indicará 1 tempo completo é a colcheia, pois o número 8 é o representante dela.
Que tal aprender tudo isso na prática? Muito melhor, não é mesmo?! Para isso, aponte a câmera do celular para o QR Code e assista ao vídeo. Você também pode tentar reproduzir o desafio e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e usando a #MusicandoTurminha