Conheça o país que está sediando a Copa!
Por: Sandro Miranda | Arte: 123RF e Freepik
Haja protetor solar!
Você deve estar ouvindo à beça sobre o Catar. Afinal, no mês passado, o maior torneio de futebol do planeta começou nesse país do Oriente Médio, localizado na Ásia Ocidental. Tradicionalmente, a competição acontece em junho, a cada quatro anos, mas o calor nesse território é intenso – a temperatura pode chegar aos 50° Celsius, e a sensação térmica vai bem além disso! Por isso, ficou decidido que a bola rolaria de novembro a dezembro, quando o clima desértico fica mais ameno.
Quem nasce no Catar é...
O país é cercado pelas águas turquesas e transparentes do Golfo Pérsico, o que faz dele uma península. A nação faz fronteira com a Arábia Saudita. Não é à toa que seu idioma predominante é o árabe, tendo o inglês como uma língua muito falada também. Por lá, vivem 2 milhões e 900 mil pessoas, o que corresponde a um pouco mais da população do Mato Grosso do Sul, no Brasil. Seus habitantes são chamados de catarenses e catarianos. Existe mais uma alternativa, a catari, registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Sabores exóticos
Um dos primeiros pontos turísticos que os visitantes precisam conhecer é o mercado Souq Waqif, no centro de Doha, distrito de Al Souq. Ele foi fundado há cerca de 50 anos e possui restaurantes que incluem a gastronomia local. Alguns pratos são bem diferentes, como o machbüs, preparado com arroz, carne e vegetais, e o mehalabiya, feito com flan de pistache e perfumado com água de rosas. In-crí-vel! .
Animais locais
Que tal avistar dezenas de camelos? Além de levar mercadorias, eles são usados em corridas no Catar. Dá para imaginar? Outro animal apreciado na região é o falcão. A espécie integra um esporte e é símbolo de prestígio! Para você ter uma ideia, há um hospital de última geração para cuidar da saúde dessa ave. O Souq Waqif Falcon Hospital realiza procedimentos, exames e cirurgias e ainda tem um salão de beleza destinado ao bichinho.
Mergulho nacional
O Museu Nacional do Catar apresenta a história dessa nação, incluindo sua flora e fauna. Seu visual foi concebido com base na rosa do deserto, um fenômeno natural que acontece embaixo das areias. Ele ocorre quando milhares de grãos se cristalizam e se unem, criando uma formação mineral parecida com uma rosa! Ah, por falar em natureza, no museu, há relatos sobre os mergulhadores que extraiam pérolas nas águas do Golfo, até a década de 1930. Um monumento em homenagem a eles foi construído na praia Fuwayrit. Pense em uma concha gigante com uma pedra branca dentro!
Hora de se refrescar!
Do Museu, o turista pode ir direto aos parques aquáticos para se refrescar. O Desert Falls Water & Adventure Park é um dos maiores do Oriente Médio, com mais de 50 brinquedos, incluindo toboáguas e piscinas. Para quem prefere ficar fora d’água, a diversão pode ser no laser tag (batalhas de laser) e na pista de kart.
Aulas futurísticas
O que você acharia se suas aulas de Matemática e Biologia fossem apresentadas como atrações interativas? Seria interessante, não é mesmo?! No Museu das Ilusões, é assim que se aprendem essas disciplinas. O espaço também possui um conjunto de salas com jogos que estimulam o raciocínio. Lá, existe a Sala Infinita, formada por uma porção de espelhos, e a Sala Antigravidade, onde a pessoa pode pular, cair e rolar sem se machucar. Deve ser demais! Todo mundo vai curtir, tomando um sorvete, claro. Você se lembra da temperatura?