Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik
Ele escolhe
A cada quatro anos, as melhores seleções do mundo se reúnem em um evento assistido por milhões de pessoas. A competição é disputada entre 32 países unidos por uma paixão: o futebol. Desde o fim do mês passado, a bola já está rolando no Catar. Porém, somente um grupo soltará o grito de “campeão”. Quem será, hein? Independentemente do vitorioso, essa é uma ótima oportunidade para você refletir sobre algo especial: o seu papel no time para o qual foi chamado. Sim, você foi convocado por Jesus para integrar o grupo dEle (João 15.16,17) e tem como missão fazer a diferença na Terra.
Na lista dos convocados
Para estar no maior evento esportivo do planeta, um jogador deve ter bom desempenho em campo, durante algum tempo. Só assim chamará a atenção do treinador da seleção. Por isso, é preciso conquistar tal vaga com bastante suor. No caso do time de Cristo, é diferente. Quando o Filho de Deus morreu e ressuscitou, Ele garantiu o espaço de cada um no Seu time e, desde então, segue convidando a todos (Apocalipse 3.20). No entanto, para entrar nessa equipe, é necessário recebê-Lo como seu único Salvador e crer na Sua obra redentora.
O bom atleta
Uma vez convocado, o atleta deve demonstrar dedicação, disciplina, respeito, responsabilidade e, principalmente, amor à camisa. Dessa forma, dará um show e conquistará a torcida! Os integrantes do time do Mestre também precisam ter essas características. Quem acha que basta ir à igreja e não fazer mais nada está pisando na bola. Cabe a cada cristão ser obediente à Palavra, amando a Deus com todo o seu entendimento e ao próximo como a si mesmo (Lucas 10.27). Agindo assim, além de agradar ao Pai, estará cativando novas pessoas para Seu filho.
Muito além de futebol
O Pr. Nílton Bento, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), na sede estadual em Mogi das Cruzes (SP), aposta no futebol como estratégia evangelística. Ele destaca o poder que um evento esportivo tem de harmonizar os povos, visto em um estádio ou pela TV: “É uma competição maravilhosa, em que muita gente deixa as diferenças de lado e, consequentemente, as divergências. Até os problemas são esquecidos para torcer por sua seleção.”
O que vale é o entrosamento
Nenhum esportista é igualzinho, como boneco de pebolim (ou totó, em alguns lugares). Os jogadores têm a sua origem, seu modo de pensar e sua característica física. O que importa mesmo é que busquem a vitória juntos. Para o Pr. Nílton Bento, em se tratando do povo de Cristo, é a mesma coisa. “Podemos fazer parte do time de Jesus mesmo sendo diferentes. Mas nos reunimos com um só intuito: amar uns aos outros, sendo companheiros, estendendo as mãos”, destaca o pregador.
O maior de todos
Se cada seleção tem seu treinador, a do Senhor tem o Treinador dos treinadores. Com Cristo orientando, a vitória é certa! Não há zagueiro capaz de derrubar o Seu atleta, não há contusão capaz de tirá-lo de campo, não há juiz que anule o seu gol. O estádio pode estar lotado ou vazio, mas, com Jesus à beira do gramado, apontando os passos a serem dados, o servo fiel ultrapassará qualquer obstáculo. Alguns dirão que foi sorte, entretanto a verdade é uma só: O Todo-Poderoso estará sempre presente e nunca abandonará os Seus (Deuteronômio 31.8).
Os premiados
Finalmente, chega a hora de levantar a taça. Os vencedores ganham um troféu e tanto, de ouro maciço! Se reparar bem, os jogadores passam o item um para o outro e também o levantam, em um momento de pura alegria. Eles não ficam exibindo a taça para zombar do time adversário. Realmente, ganhar e comemorar faz parte. No entanto, caçoar daquele que ficou em segundo lugar não. O cristão sabe bem disso, não é verdade? Ah, por falar em premiação, a recompensa para os filhos e as filhas do Altíssimo que guardarem a mensagem da salvação no coração será a vida eterna com Ele (1 João 2.24,25). Que maravilha! Isso que é prêmio! Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre (1 Coríntios 9.25).
10 Comments
Estou amando,tudo perfeito !
Que Deus continue os abençoando e capacitando.
Parabéns à toda equipe deste lindo projeto.
Olá, Andréa! Agradecemos o comentário carinhoso e motivador! Deus a abençoe também!
Gosto muito de jogar bola
É ótimo se exercitar, não é Ana Clara?! Certamente você joga bem, já que gosta. Agradecemos o comentário!
Ameeiiiii
Que bom, Maria Lúcia! Ficamos felizes com a sua empolgação. Deus a abençoe!
Eu quero fazer parte do supertime kids
Esse time é superespecial, não é mesmo, Rosineide?! Agradecemos seu comentário! Que o Deus da paz esteja sempre em seu coração!
Conteúdo maravilhoso amei.
Que bom, Ana Lucia! Não sabe o quanto ficamos felizes quando vocês amam o que fazemos. Deus a abençoe cada vez mais!