A solidão pode surgir mesmo quando há pessoas por perto. Veja mais!
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli e Freepik
Desconexão
A solidão é uma desconexão com o mundo ao redor. Você pode estar na companhia de bastante gente e, ainda assim, sentir-se desconfortável, como se faltasse algo. Esse estado emocional pode acontecer com adultos, meninos e meninas, ricos e pobres. Mas é preciso ter muito cuidado, pois ele pode causar efeitos devastadores à saúde emocional e física.
Juntos e só
Uma pessoa pode estar sozinha e não se sentir solitária. Por exemplo: é possível permanecer sem ninguém no seu quarto por algum tempo e estar feliz, lendo a Bíblia. Ou você pode estar em uma festa e se sentir triste. Como já foi dito, é algo que vem de dentro, invisível muitas vezes aos olhos do outro. Estudos recentes mostram que a solidão tem aumentado em diversos países. Uma das causas está relacionada às redes sociais. Isso porque elas podem dar a falsa ideia de que a pessoa está conectada aos demais, quando, na realidade, sente-se isolada.
Personagens que encararam a solidão
Jó foi alguém que encarou a solidão, mesmo estando acompanhado. Quando perdeu a riqueza, esse servo viu sua família ser levada e sua saúde ficar debilitada. Ele foi acusado de pecado por quem estava ao seu redor (Jó 15–21). Porém, o fato de acreditar nos propósitos do Senhor o manteve firme, e o Altíssimo o proveu em tudo.
Elias é outro exemplo bastante conhecido. Profeta de Deus, ele teve de fugir para o deserto a fim de escapar da fúria da rainha Jezabel, que queria acabar com a vida dele por causa de suas profecias. No período em que esteve no deserto, Elias sentiu uma forte solidão (1 Reis 19.4); entretanto, o Todo-Poderoso o fortaleceu.
Um Amigão sempre por perto
Buscar o socorro divino é o principal caminho para vencer a solidão. Na Bíblia, o Criador declara: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Isaías 41.10). E reforça, dizendo: Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mateus 28.20).
Ninguém sente solidão porque quer. Por isso, se esse for o seu caso, mande esse mal embora por meio da oração, pois ela aproxima o seu coração de Deus. Quando experimentar o agir dEle, a solidão irá sumir, porque o Senhor preenche os Seus filhos de amor e abre os olhos do entendimento deles para conseguirem ter uma ligação saudável com o mundo ao redor. Além disso, converse com seus pais, para que possam ajudar você.
Mesmo tristes, eles demonstraram o amor
O amor é fonte de alegria, mas também pode provocar saudade. No Livro Sagrado, há várias histórias que relatam essa realidade. Rute, por exemplo, perdeu o marido e poderia ter deixado a sogra Noemi partir só, mas permaneceu o tempo todo ao lado dela (Rute 1.16). O pai do filho pródigo viu seu menino amado ir embora, porém se manteve de braços abertos quando o rapaz retornou para o lar (Lucas 15.20). No entanto, não há nada maior do que o amor demonstrado por Jesus na cruz do Calvário. Apesar do sofrimento, Ele deu Sua vida em favor de toda a humanidade (1 João 3.16), a fim de libertar cada ser humano do pecado e da morte.
Não deixe que ela domine você
Procure retomar ou fazer novas amizades. Sim, os amigos são um remédio importante contra a solidão. Ter alguém para brincar ou conversar pode aliviar esse estado emocional. Combata a solidão permanente e não deixe que ela domine a sua vida. Estudos comprovam que esse sentimento pode afetar o cérebro, aumentando o cortisol, hormônio que causa o estresse e pode gerar depressão, ansiedade, fraqueza, cansaço e impaciência.
Potinho sai fora, solidão!
Escreva essas dicas e ponha todas em um potinho. Quando se sentir solitário, retire uma delas e pratique algo que lhe faça bem.
- Leia a Bíblia e sinta a presença de Deus.
- Seja legal com você (tenha amor-próprio).
- Converse com seus pais sobre o que sente.
- Faça exercícios físicos (pular corda, correr, caminhar).
- Ouça louvores.
- Escreva. Tente pôr no papel seus sentimentos.
- Pense em coisas que fazem bem para você.