Prepare-se para explorar o Universo e descobrir como as viagens ao espaço estão se tornando uma realidade emocionante. Você teria coragem?
Por: Sandro Miranda I Arte: Freepik
Uma aventura possível
Já pensou em “turistar” pelo espaço, tirar altas fotos enquanto viaja pelas estrelas e observar a Terra de um ângulo bem especial? Até algum tempo atrás, isso parecia inimaginável. Apenas os astronautas tinham o privilégio de conhecer o Universo. Hoje, essa experiência única está cada vez mais perto de nós.
O primeiro ser humano a viajar para o espaço foi o astronauta russo Yuri Gagarin, em 1961. Já o primeiro turista espacial pagante foi o estadunidense Dennis Tito, em 2001. Ele desembolsou a “bagatela” de 20 milhões de dólares (mais de 100 milhões de reais) só para curtir alguns dias na Estação Espacial Internacional!
Por dentro de uma missão espacial
As emocionantes viagens pela galáxia são chamadas de turismo espacial. Para participar delas, é preciso embarcar em um foguete ou em uma espaçonave. Empresas, como SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic, desenvolveram tecnologias para levar as pessoas lá em cima. Essas naves usam combustíveis superpotentes a fim de vencer a gravidade da Terra. Quando o foguete decola, ele sobe a velocidades impressionantes, muito mais rápido que um avião a jato!
Em 2023, a Virgin Galactic lançou a primeira missão de turismo espacial. O VSS Unity decolou no Novo México (Estados Unidos) com três turistas: um ex-atleta olímpico, uma empresária e a filha dela. Todos ganharam convite e passearam sem pagar nada! A viagem durou uma hora, e a aeronave chegou a alcançar 80 quilômetros acima da superfície da Terra.
Quem pode visitar o espaço?
Atualmente, qualquer pessoa pode tentar ser um turista espacial desde que tenha condições físicas e, claro, muito dinheiro. Os viajantes precisam passar por testes de saúde para garantir que estão prontos para essa jornada, porque o corpo enfrenta uma série de desafios no espaço.
Antes de embarcar, os tripulantes fazem um treinamento que inclui aprender a flutuar sem gravidade e simulações de emergência. O lançamento do foguete é como uma montanha-russa ao extremo! Ele começa com uma grande explosão de força, que empurra a nave para o espaço em minutos.
Hora de entrar em órbita
Quando a espaçonave chega a uma altura suficiente e ganha a velocidade necessária, entra em órbita ao redor do globo terrestre, ou seja, começa a “girar” em volta do planeta. É como um supervoo, só que fora da atmosfera.
Assim que a nave entra no espaço, os turistas flutuam! Isso acontece porque a gravidade, que nos mantém no chão aqui na Terra, é muito mais fraca lá em cima. Imagine fazer cambalhotas e voar sem esforço! Divertido, né?
O que as empresas oferecem?
• A SpaceX é voltada para viagens espaciais mais longas, inclusive até a Lua e Marte. Suas cápsulas são modernas e tecnológicas.
• A Blue Origin oferece viagens suborbitais, levando turistas a flutuar por alguns minutos em gravidade zero (ausência total de peso) antes de voltarem à Terra.
• A Virgin Galactic usa uma espaçonave lançada por um avião e também proporciona momentos de ausência de gravidade, com vistas espetaculares da Terra.
Vem muito mais por aí
No futuro, à medida que as tecnologias se tornarem mais acessíveis financeiramente e seguras, mais pessoas poderão viajar ao espaço. Um dia, quem sabe, o turismo espacial pode ser tão comum quanto pegar um voo para outro país! Além da diversão, por meio dele, haverá possibilidade de novas descobertas sobre o espaço e o incentivo à criação de outras tecnologias capazes até de melhorar a vida na Terra.