A pequena Cambará do Sul possui belezas naturais gigantes, capazes de fazer os seus olhos brilharem!
Por: Sandro Miranda | Arte: Adobe stock
Direto da árvore
O passeio desta edição levará você a Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Mesmo com apenas 6.361 habitantes (segundo o último Censo de 2022), a cidadezinha tem recebido um número cada vez maior de turistas atraídos por suas belezas naturais. A origem de seu nome é interessante. Cambará significa folha de casca rugosa em tupi-guarani. É também o nome de uma árvore muito comum na localidade, suas folhas verde-claras possuem poder medicinal (combatem a gripe e a tosse).
Aventuras na natureza
Quem é ecoturista – ou seja, gosta de viajar por lugares ecológicos – precisa conhecer Cambará do Sul. Lá, existem trilhas que levam os visitantes a descobrir cachoeiras, vales e mirantes. Além disso, dá para fazer passeios por fazendas, a cavalo, de bote. Pelo fato de estar em uma área montanhosa, a região causa dois efeitos nas pessoas: o frio e aquela sensação de parecer pequenininho perto de paisagens grandiosas, como os incríveis cânions.
Cânions são enormes paredões rochosos, formados ao longo de milhões de anos, devido a processos erosivos causados pela ação do vento e das águas. Com o tempo, o solo vai se desfazendo e abrindo, produzindo as fendas.
Paredão vertical
O cânion Itaimbezinho é o cartão-postal de Cambará do Sul. Ele está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra. O acesso até lá é feito por estradas de chão com pedras. Das três trilhas que levam a Itaimbezinho, apenas duas são pela entrada do município: trilha do Vértice (mais curta, oferece um ótimo ângulo de visão) e trilha do Rio do Boi (extensa, demora o dia inteiro, mas passa por cachoeiras e rios).
Só para os fortes
O cânion Fortaleza é outra formação rochosa bastante procurada nos Aparados da Serra. Ele tem esse nome por causa de seu formato geológico, o qual realmente lembra uma fortaleza. Em janeiro de 2023, o ponto turístico ganhou uma atração: o Balanço Infinito. Trata-se de um equipamento de aventura radical, em que a pessoa tem a sensação de voo livre. Ela fica dentro de uma estrutura se balançando no topo do cânion! São cerca de dez minutos de pura adrenalina. Mas com todos os aparatos de segurança.
Do churrasco ao mel
Além das maravilhas naturais, Cambará do Sul conta com uma rica cultura e gastronomia. Então, se estiver por lá, não deixe de provar o típico churrasco gaúcho. Calma, ainda não acabou! A cidade também é conhecida pela produção de mel. As abelhas são tratadas longe de agrotóxicos (veneno). O Apiário Cambará, em meio à floresta, promove um passeio cultural, no qual é possível conhecer a história da apicultura (criação de abelhas) no Brasil e aprender mais sobre o assunto.
O Passeio do Mel é dividido em três partes: visitação ao apiário, com roupa especial para se proteger e conhecer as colmeias; piquenique, o qual inclui degustação de várias delícias à base de mel, e chegada à Casa do Mel, onde o visitante acompanha todas as etapas de fabricação dessa iguaria. Deve ser demais!