A música sempre marcou a caminhada do povo de Deus
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
Meio de comunicação
A música desempenhava um papel importante nos tempos bíblicos. Ela estava presente nos eventos do povo de Israel e era utilizada como meio de comunicação. Por exemplo: quando os israelitas foram convocados para uma reunião no acampamento, eles tocaram instrumentos por ordem do Senhor (Números 10.3). Na falta de água, Deus os abençoou no poço de Beer, e todos cantaram (Números 21.17). A prática musical expressava as emoções, os agradecimentos e o culto ao Criador.
Cânticos de vitória
O primeiro cântico descrito na Bíblia Sagrada foi entoado pelo líder Moisés. Na travessia do mar Vermelho, ele e os hebreus, em fuga do Egito, louvaram ao Todo-Poderoso (Êxodo 15.1-18). Já o segundo é cantado por Miriã, irmã de Arão: Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro (Êxodo 15.21 – NVI). Ela também tocou um instrumento e dançou com outras mulheres na vitória sobre o Faraó.
Bem diferentes
As Escrituras citam alguns instrumentos musicais, como os de sopro: o ugab, o halil, primo distante da gaita, e o shofar, sendo o último o mais conhecido dos judeus. Inicialmente, ele era fabricado com chifre de carneiro e, depois, passou a ser feito de metal.
Os mais tradicionais
Em Gênesis 4.21, está escrito que Jubal, filho de Lameque, foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. Acredita-se que, naquele tempo, tenham sido construídos os primeiros instrumentos de metal, como a trombeta. Na fuga de Jacó da casa de seu sogro Labão (Gênesis 31.27), o tamborim é apresentado. Esse e outros objetos eram fabricados com o que havia na época: vegetais, peles de animais, madeira e casco de tartaruga.
Alguns instrumentos da época
Derrubando muralhas
Se você já estudou sobre a batalha de Jericó, sabe que esse acontecimento representa uma das mais gloriosas vitórias dos israelitas. O fato ocorreu quando eles conquistaram a Terra Prometida, derrubando as muralhas que isolavam a cidade. Mas como fizeram isso? Ao som de trombetas (Josué 6.20).
No Novo Testamento, a música continuou presente. Após a Santa Ceia, Jesus e Seus discípulos cantaram um hino (Mateus 26.30). Já Paulo e Silas, quando estavam na prisão, oraram e entoaram louvores a Deus (Atos 16.25). Inclusive esse fato causou um grande terremoto!
Soltando a voz
Um evento muito especial foi a reconstrução do templo em Jerusalém. Nele, os sacerdotes e os levitas se apresentaram para adorar o Criador (Esdras 3.10). Aqueles homens de Deus usavam a música como um recurso poderoso para se conectarem com o Senhor. Faça como eles, utilize a sua voz e os seus instrumentos para louvá-Lo. Não se preocupe em cantar ou tocar com perfeição, e sim com amor. Isso é o que importa para o Pai celeste!