Série: Emoções e Sentimentos
Veja como a saudade pode ensinar a valorizar
o presente e fortalecer suas emoções
Por: Maria Gabriela I Arte: Rafael Barsottelli
Aperto no peito
Uma ótima tarde do verão passado, um aniversário divertido, recreios superlegais com um colega que agora mora em outro estado. O que tudo isso tem em comum? São lembranças, memórias levadas pelo tempo, que podem gerar um apertinho no coração chamado saudade. Esse sentimento acontece com todo mundo, e é ele que conecta você com o que foi ou é importante.
Valorizar o momento
A saudade faz você se tornar mais sensível ao outro, aos momentos e valorizar algo tão precioso: o tempo. Afinal, entendendo que tudo passa, pode-se aproveitar mais o agora. Assim, quando esse sentimento chegar, pode ser até que, em vez de dor, sinta felicidade por se recordar de cenas tão especiais. Quer ver? Vai dizer que não é maravilhoso se lembrar de um brinquedo de infância do qual gostava muito? Um ursinho de dormir, por exemplo. Dá até uma sensação de aconchego, não é?
Pensando bem...
Você faz ideia do que acontece no corpo quando sente saudade? Esse sentimento representa um rompimento do que já foi bom e lhe trouxe bem-estar. Logo, é normal que a tristeza apareça. Nessa hora, o cortisol, hormônio do estresse, é liberado. No entanto, você pode redirecionar seus pensamentos e sentir alegria com aquela memória. Desse modo, todos os hormônios e neurotransmissores bons, como a dopamina e a serotonina, voltarão a circular na sua corrente sanguínea e no seu sistema nervoso.
Ressignificando
O sentimento de saudade pode ser um estímulo para mais ações. Não ficar só se lembrando do que está no passado, mas também buscar reviver aquilo que foi tão legal. Sabe o sorvete comprado com seu avô na padaria, que rendeu uma ótima conversa até sua casa? Que tal repetir esse momento?
Conhecer para saber lidar melhor
Quanto aos incômodos sentidos por causa da saudade, um estudo da Universidade de Southampton, nos Estados Unidos, indicou um fato interessante: ao sentir nostalgia e ter a sensação de perda que a saudade gera, a pessoa cria uma “resposta imunológica psicológica”. Isso significa que ela acaba tendo mais defesas para outros eventos parecidos da vida, porque já conhece certos sentimentos e saberá lidar com eles melhor em uma próxima vez.
Sobre o luto, que é a saudade da partida de alguém, a Bíblia fala: Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração (Eclesiastes 7.3). Quer dizer que as pessoas se tornam mais compreensíveis, mais humanas, nessas horas.
A saudade e a fé
Os personagens bíblicos foram pessoas reais, portanto viveram um universo de sentimentos. José enfrentou a separação de sua família, por longos anos, e ficou em uma terra distante de sua casa. Como deve ter chorado de saudade! Mesmo seus irmãos tendo provocado aquela situação, o amor de José por eles era verdadeiro. Tanto que ele lhes perdoou e ficou feliz ao revê-los. Aquele servo entendeu que Deus estava no controle e tudo havia ocorrido para o bem de todos (Gênesis 45.3-8). A fé pode ser uma aliada quando se está em meio à saudade, pois o Senhor nos ampara em todas as circunstâncias.
Você sente saudade do quê?
Traga à memória uma saudade. No entanto, em vez de sentir tristeza, pense em um lugar de felicidade. Agora, desenhe essa cena. Além de essa lembrança fazer você sorrir, ela se tornará uma nova linda recordação.
4 Comments
Eu gostei muito desse lagarto 🦎 Eu gostei desse modelo!
Oi, João! E nós da Graça Kids gostamos do seu comentário. Volte sempre aqui, tá bom?! Deus o abençoe!
Quero conhecer essa página…
Fique à vontade, Francis! Temos certeza de que vai amar o conteúdo da TG.