Samuel cresceu ouvindo a voz do Senhor e conduziu Israel com fé e sabedoria
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto
Nome:
Samuel quer dizer nome de Deus
Época em que viveu:
de 1105 a 1030 antes
de Cristo
Textos principais:
1 Samuel 1-8
Versículo-chave:
Pelo que disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus (1 Samuel 7.8)
Um pedido especial ao Senhor
Samuel foi um presente de Deus para Ana, sua mãe. Essa serva queria tanto ter um bebê que chorava por não poder realizar esse sonho. Em uma oração, ela fez um voto: tendo um filho, quando o menino crescesse, ele seria entregue para servir na obra do Senhor. O Criador ouviu o clamor dela e lhe deu a chance de gerar um serzinho para cumprir um propósito especial.
Crescendo no templo
Quando chegou o dia, o menino Samuel foi levado para a casa de Deus, em Siló. Ele ficou sob a orientação do profeta Eli. Porém, de tempos em tempos, Ana visitava o filho e lhe dava presentes. Ela fazia uma túnica pequena para o filho e a entregava ao menino toda vez que subia ao templo para os sacrifícios.
Quando Deus fala, Samuel escuta!
O pequeno Samuel tinha o coração tão voltado para o Todo-Poderoso que, certa vez, ouviu a voz dEle. Naquela época, isso era algo raro! O Senhor lhe entregou uma profecia a respeito da família de Eli, pois os filhos desse líder eram maus. À medida que crescia, Samuel se tornava um profeta respeitado, porque todas as palavras que ele recebia de Deus se tornavam realidade.
Até aqui e para sempre
Samuel sempre orientou Israel a agir em obediência ao Senhor. A partir de um conflito com os filisteus em Mispa, Deus honrou a oração desse servo e o sacrifício que ele fez na ocasião, e os israelitas saíram vitoriosos. Foi nesse episódio que Samuel declarou a famosa frase: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Esse versículo é recitado ate hoje como símbolo de confiança no Criador.
Missão real
O profeta Samuel foi usado por Deus para marcar o destino de Israel. Ele ungiu dois reis escolhidos por Deus. O primeiro foi Saul, um homem de família simples da tribo de Benjamin. Samuel esteve ao lado dele em vários momentos, até que o monarca desobedeceu ao Criador, e outra pessoa foi apontada para ser seu sucessor. Assim, o profeta foi a Belém e lá pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi, um pastor de ovelhas, para ser o próximo rei dos israelitas (1 Samuel 16.13).
Amado pelo povo
Desde a infância, Samuel dedicou sua vida a servir a Deus. No entanto, seus dois filhos, Joel e Abias, não foram fiéis ao Todo-Poderoso, por isso o povo pediu um rei como as outras nações tinham. Mesmo com essa mudança no governo de Israel, o legado de Samuel foi imenso. Ele ensinou que a obediência ao Senhor é o caminho da verdadeira prosperidade e paz. Tanto que, quando faleceu, todos se juntaram para chorar sua morte (1 Samuel 25.1).
Palavras para lembrar...
Certa vez, Samuel deu uma mensagem importante ao povo: Quanto a mim, não deixarei de orar por vocês, pois do contrário estaria pecando contra o SENHOR. E eu lhes ensinarei o caminho bom e direito. Temam o SENHOR e sirvam a ele fielmente, com todo o coração. Lembrem das grandes coisas que ele fez por vocês (1 Samuel 12.23,24 – NTLH). Que mensagem inspiradora!
O que aprender com a história de Samuel:
– A obediência aos pais traz bênçãos e vitórias.
– Estar na casa de Deus é importante para o crescimento espiritual.
– Escolha obedecer ao Altíssimo mesmo que veja outras pessoas fazendo o que é errado perante o Senhor.
– Deus usa os que ouvem Sua voz e seguem Seus ensinamentos para grandes propósitos.