Repertório das emoções
Nesta edição, começaremos uma série que levará você a um mundo especial, dentro da sua mente e do seu coração. Embarque nessa aventura!
Por: Maria Gabriela I Arte: Eric Codo e Freepik
Resultado das emoções
Qual é a melhor recordação que você tem? Pode ser um passeio na casa da vovó, uma brincadeira em família ou a primeira vez que andou de bicicleta sem rodinhas. Voltar no tempo rumo a esse acontecimento faz seu coração ficar “quentinho”, isto é, com uma sensação boa, prazerosa. Essa memória é fruto de um estímulo emocional que aconteceu na sua vida.
Dentro de você
As emoções foram criadas por Deus na alma para que o ser humano pudesse se relacionar com Ele e com o próximo. Às vezes, é fácil nomeá-las, entretanto há momentos em que fica complicado dizer o que se passa no nosso interior. Isso acontece porque pouco se fala sobre o assunto. Mas uma coisa é certa: quanto mais você conseguir identificar o que sente, melhor será a forma com que lidará com as emoções e, consequentemente, os sentimentos.
Mundo das emoções
Ao contrário do que muita gente pensa, as emoções e os sentimentos têm significados diferentes. A emoção se refere a uma reação natural e passageira. Ela é um conjunto de respostas que o cérebro faz aparecer no corpo diante dos estímulos ao redor. Pode-se dizer que ela é pública, sendo assim, é percebida. O riso, por exemplo, é logo visto. O choro também. As bochechas podem ficar vermelhas, as mãos suadas, e o corpinho contraído.
Baú dos sentimentos
Já os sentimentos refletem como a pessoa se sente diante de uma emoção. Eles são duradouros e, muitas vezes, fáceis de esconder. Você pode abrir o maior sorrisão e estar, na verdade, triste, e ninguém vai perceber, a não ser Deus, que examina os corações (Romanos 8.27). Então, é assim: emoção, reação química e neural a estímulos externos; sentimento, resultado do pensamento associado a uma emoção.
A Bíblia ajuda você a entender...
Há várias passagens nas Escrituras que nos ajudam a compreender essa duplinha. A história de José, descrita em Gênesis entre os capítulos 37 e 50, ilustra bem a forma como Deus deseja que trabalhemos as emoções e os sentimentos. Filho favorito de Jacó, ele foi vendido pelos irmãos e levado para o Egito como escravo. Quando isso aconteceu, possivelmente, ele ficou irado e frustrado com os familiares, mas não permitiu que essas emoções o dominassem. José permaneceu com o coração temente ao Senhor e foi honrado por isso. Quando se tornou governador do Egito, ele perdoou os irmãos e deu a eles tudo o que precisavam para viver.
A vida fica melhor
Assim como José, você, por meio das próximas publicações, entenderá melhor as emoções e os sentimentos que possui. Saber sobre eles é importante a fim de se conhecer mais e amadurecer. Além disso, ficará mais fácil demonstrar seus sentimentos para seus pais e, em especial, para Deus.