Por: Rafaela Silva e Sandro Miranda I Arte: Eric Codo, 123RF e Freepik
Ele tem a aparência dos queijos brancos que vemos nos mercados, mas sua produção é diferenciada. Apreciado pela culinária oriental, o tofu é feito a partir da mistura de sal com leite de soja, formando uma espécie de coalhada. Ele é um alimento funcional, pois possui proteínas, vitaminas e carboidratos que fazem bem para o organismo. Trata-se de uma ótima opção para os intolerantes à lactose, carboidrato presente no leite tradicional, e também para os veganos, que não consomem produtos derivados de animais. Mas não pense que encontrará no tofu um gosto forte, como em alguns queijos! Seu sabor é suave!
O quebra-molas, também conhecido como lombada ou ondulação transversal, é uma saliência aplicada no asfalto, que serve para obrigar o motorista a diminuir a velocidade do veículo em um determinado trecho, geralmente considerado de risco. O que muita gente não sabe é que esse redutor de velocidade é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/95), sendo sua instalação permitida apenas por exceção. A proibição se deve ao fato de que, em muitos casos, o quebra-molas, no lugar de preservar a vida do motorista e do pedestre, acaba gerando acidentes. Nas grandes cidades, vários deles já estão sendo substituídos por radares de velocidade, que têm a mesma finalidade, só que de forma bem mais segura. Melhor assim, não é verdade?
Você já deve ter reparado que, ao passar bastante tempo na piscina, a pele dos seus dedos fica enrugada. Por décadas, a explicação para esse fenômeno era a de que a pele absorvia a água por osmose, sendo assim, o líquido passava do exterior, onde estava em maior quantidade, para o interior dos dedos, local com menos água. No entanto, pesquisas revelaram que as rugas são provocadas por uma reação do sistema nervoso. Acontece que, quando a pele fica muito molhada, os nervos mandam uma mensagem para o cérebro. Este, por sua vez, leva ao enrugamento a pele dos dedos com o intuito de facilitar o escoamento da água. Esse fenômeno também ajuda na aderência, permitindo que a pessoa consiga segurar objetos mesmo estando com as mãos molhadas.
Os cactos são plantas xerófilas, isto é, têm a capacidade de se adaptar para sobreviver em ambientes secos, como o deserto e a Caatinga – bioma exclusivamente brasileiro. Devido à falta de chuvas, eles passam muito tempo sem água e precisam guardar o pouco do líquido que possuem. Por causa disso, parte de suas folhas é transformada em espinhos. É isso mesmo que você leu! As estruturas pontiagudas reduzem a transpiração e, consequentemente, a perda de água, o que garante a sobrevivência da espécie. Elas também asseguram a proteção contra animais herbívoros. Afinal, nenhum bicho vai se atrever a morder um cacto e ficar com a boca cheia de espinhos!
Essa data foi escolhida em homenagem ao militar Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu no mesmo dia, em 1803. O consagrado oficial começou sua carreira bem pequenininho, aos cinco anos de idade, como cadete de 1º Classe. Aos 15 anos, integrou na Academia Real Militar, de onde recebeu o cargo de Tenente. Foram mais de 60 anos dedicados à nação, em confrontos internos e externos. Coube ao Duque de Caixas levar o Brasil à vitória na maior guerra já vista na América do Sul, a Guerra do Paraguai. Sua competência e bravura o elevou a honraria de Patrono do Exército Brasileiro, em 1962. Considerado o maior soldado do país, ele tem seu nome registrado na História.
Essa expressão popular costuma ser usada quando alguém tenta amenizar uma situação tensa. Por exemplo: “Eu e meu irmão estávamos discutindo sobre futebol, mas papai apareceu e tratou de colocar panos quentes”. Na frase, o pai abrandou a situação, evitando a briga. A origem dessa expressão provém de um tratamento terapêutico (relaxante), que consiste em aplicar panos quentes sobre determinada parte do corpo para aliviar dores ou sintomas de febre. O calor do pano relaxa os músculos e provoca a liberação do suor, que diminui a temperatura corporal. Isso deixa a pessoa mais calma!
Sim, o corpo humano abriga uma porção delas! Por incrível que pareça, alguns desses micro-organismos, visíveis apenas pelas lentes dos microscópios, geram benefícios e são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os probióticos, por exemplo, são bactérias do bem, que combatem e previnem doenças no intestino, melhoram a digestão, aumentam a absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro, fortalecem o sistema imunológico, impedem o crescimento de bactérias ruins, previnem doenças, entre outros benefícios. Como você pode ver, as bactérias não são compostas apenas de vilões! Algumas delas são “amigas” dos seres humanos!
O Dia da Infância é celebrado em 24 de agosto. Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a data tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem sobre as condições de vida de meninos e meninas. Muitas crianças ainda não possuem uma casa para morar! Outras não têm a possibilidade de frequentar a escola e até mesmo o direito de brincar! É preciso mudar essa realidade, já que a lei prevê que toda criança deve ter acesso à alimentação, educação, lazer, liberdade, a um ambiente familiar e à saúde adequados. Valorizar a infância é importante, para que os pequeninos possam receber atenção e cuidado a fim de se desenvolverem e se tornarem grandes cidadãos.