Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo, 123RF e Freepik
Para que servem as cascas das árvores?
Esse revestimento é importante, porque, no interior das árvores, é feito o transporte de seiva, e os vasos condutores precisam ficar bem protegidos. Ao contrário do que muita gente pensa, a casca não existe somente no tronco. Ela começa nas raízes e vai até os galhos e frutos. Por ela, a planta também consegue realizar a troca de gases com o meio ambiente e entender o momento no qual deve florescer e frutificar. Então, nada de retirar as cascas das árvores por aí, hein! Isso pode provocar a morte da planta!
O que é uma criança superdotada?
Aquela que apresenta alto nível de inteligência em uma ou mais áreas de interesse. Geralmente, ela aprende sozinha, em menos tempo que as outras e com menos explicações. São pequenos gênios. Aos dois anos e meio de idade, já é possível fazer provas para descobrir a superdotação. O teste de QI (Quociente de Inteligência) é que mede a capacidade intelectual de alguém.
Termos capacitistas? Por que não usá-los?
Capacitismo vem da tradução do inglês ableism, que significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência – física, visual, auditiva, intelectual. Veja alguns exemplos: “Tá cega”, para se referir a alguém que não viu algo; “Fala mais baixo, que não sou surdo”, para comunicar a alguém que você está escutando o que está sendo dito. Frases como essas são dotadas de preconceito. Elas carregam a ideia de que pessoas com deficiência são inferiores àquelas sem deficiência. É importante ter a consciência de como se expressar! O capacitismo é crime e consta na Lei Brasileira de Inclusão (lei 13.146/2015).
Como as baleias dormem?
Elas descansam com apenas metade do cérebro. Isso acontece porque as nossas amigas mamíferas precisam subir à superfície para pegar ar. A única forma de evitar que se afoguem enquanto tiram um cochilo é mantendo parte do cérebro acordado, para seu corpo respirar e ficar alerta, enquanto a outra metade adormece. Esse estado é chamado de sono uni-hemisférico de onda lenta. Mas não se preocupe! As baleias possuem pulmões bem maiores que os nossos, por isso conseguem acumular oxigênio por mais tempo.
Qual é a maior palavra da Língua Portuguesa?
Puxe o ar, porque essa trava a língua de qualquer um: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Imensa, não é? São nada menos que 46 letras, fazendo desse vocábulo o mais extenso do nosso dicionário desde 2001. Mas afinal, o que significa esse “palavrão” todo? A resposta está no próprio dicionário. Trata-se de um adjetivo para descrever a pessoa que tem doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Fala sério!
O que faz o dermatologista?
É o médico especializado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças relacionadas à pele, aos pelos, às mucosas, ao cabelo e às unhas. Ele também pode realizar procedimentos pouco invasivos na pele e no tecido subcutâneo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem mais de três mil doenças dermatológicas. Entre elas, estão a acne (espinhas), o vitiligo, a queda de cabelos, a hanseníase e até o câncer de pele.
Você já foi à Nenelândia?
Não é a terra dos nenês tampouco um parque de diversões exclusivo para os pequeninos que usam fraldas. Nenelândia é um lugar que fica no sertão do Ceará e pertence ao município de Quixeramobim. Ele é um distrito, o que significa que não é tão grande para ser considerado uma cidade nem tão pequeno para ser chamado de bairro. Por estar localizado em uma zona rural, ainda há áreas a serem pavimentadas, e seus habitantes levam uma vida simples, longe da agitação.
É possível um homem puxar um avião sozinho?
Sim! Essa façanha está documentada no Guiness book, o livro dos recordes. O Pr. canadense Kevin Faist fez história ao puxar, com uma corda, um avião de 190 toneladas! Ele fez a aeronave se mover por quase nove metros de distância. O pregador tinha 64 anos quando atingiu o feito! Ele se preparou para isso, tinha uma vida saudável e contou com o apoio de muita gente. Portanto, nada de tentar algo parecido. Pode ser perigoso!