Abraão embarcou em uma jornada de fé que abençoou o mundo inteiro
Por: Diego FraguasI Arte: Morvan Neto e Freepik
Nome:
Abrão, que significa pai exaltado; o Senhor o chamou depois de Abraão, que quer dizer pai de numerosas nações
Época em que viveu:
cerca de 2100 antes de Cristo
Texto principal:
Gênesis 11.26–23.20
Versículo-chave:
E creu ele no SENHOR, e foi-lhe imputado isto por justiça (Gênesis 15.6)
Passos de coragem
O que você faria se Deus o mandasse deixar o lugar onde vive para seguir até uma terra desconhecida? Atender a esse pedido hoje já seria complicado! Agora, imagine nos tempos bíblicos, em que não havia transporte público eficiente, estrutura nas estradas e o avanço da tecnologia? Pois bem, Abrão recebeu essa ordem e ouviu o chamado do Onipotente. Ele deixou a cidade de Ur
As ruínas de Ur estão localizadas no Sul do Iraque. Escavações arqueológicas mostraram uma cidade muito bem estruturada, com templos, palácios e casas. Por lá, haviam os gigantes zigurates [Leia mais sobre eles na matéria Descubra a História].
Caminho da bênção
O filho de Tera colocou o pé na estrada, com o coração firmado na direção do Senhor, que lhe disse: [...] far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gênesis 12.2,3). Que declaração poderosa, né? E assim, Abrão seguiu de Ur, na Suméria, para Harã, e depois até Canaã.
Desafio no Egito
Por encontrar fome e escassez em Canaã, Abrão seguiu para o Egito à procura de alimentos. Sem confiar que o Todo-Poderoso cuidaria dele, mentiu para o rei daquela nação, dizendo que sua esposa era sua irmã. Isso porque temeu que o Faraó o matasse para se casar com a mulher. Resultado: quando aquele soberano descobriu a verdade, ele os mandou embora rapidamente do Egito.
Rumos diferentes
No caminho de volta a Canaã, Abrão precisou se separar de Ló, devido a desentendimentos entre os pastores deles por causa de terra. Mas deixou o sobrinho escolher o local onde queria habitar e seguiu na direção oposta. Assim, aquele servo fiel recebeu mais uma promessa do Altíssimo: [...] Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás [...] porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre (Gênesis 13.14,15). Que coisa linda!
A promessa
Passado um tempo em Hebrom, Abrão soube que Ló estava preso em um cativeiro e viajou cerca de 400 quilômetros para libertá-lo. Sua vida era de conquistas, mas faltava-lhe um filho, pois Sarai não podia engravidar. Diante disso, Deus o encorajou: [...] Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. [...] Assim será a tua semente (Gênesis 15.5).
Mudança de nome e vida
Por não saber esperar, Abrão teve um filho com a serva Agar. O menino recebeu o nome de Ismael. Porém, a Palavra de Deus havia de se cumprir. Então, quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor lhe disse que ele seria o pai de uma multidão de nações (Gênesis 17.4). Sua descendência seria numerosa e se tornaria uma bênção para todo o mundo. Que forte! Nesse mesmo episódio, Abrão ganhou o nome de Abraão e Sarai passou a ser Sara.
Fé inabalável
Quando Abraão estava com cem anos, Sara deu a luz a Isaque. Que momento emocionante para essa família! Mas não pense que a fé de Abraão deixou de se provada! Passados os anos, ele foi informado por Deus que perderia o filho amado. Como assim? Apesar da má notícia, Abraão seguiu obediente ao Criador. Ele partiu com Isaque rumo ao monte Moriá. Entretanto, no momento em que o jovem seria sacrificado, Deus enviou um animal para substituir o menino no altar. Ufa! Tudo isso graças à fidelidade de Abraão.
O que aprender com a história de Abraão:
– A fé requer a dependência total de Deus.
– É preciso confiar em Deus em todos os momentos.
– O caminho da fé requer perseverança.
– O Altíssimo sempre cumpre as Suas promessas.
– É preciso sempre buscar a orientação do Senhor.