Encontre a liberdade que agrada a Deus!
Por: Diego Fraguas I Arte: Rafael Barsottelli
Será mesmo?
“Seja livre para fazer o que quiser!”. Você pode já ter ouvido essa frase de um amigo, nos comercias de TV ou até mesmo em um vídeo na internet. De fato, a palavra liberdade está na moda. Para muitas pessoas, ser livre significa agir da maneira que desejar, sem se importar com o que suas atitudes podem causar. Mas será que esse tipo de liberdade agrada a Deus?
O Pr. Carlos Silva, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em Jundiaí, São Paulo, alerta que é preciso tomar cuidado com essa liberdade anunciada pelo mundo: “Na maioria das vezes, ela é um apelo para que as pessoas se orgulhem de fazer aquilo que é errado diante da Bíblia”, destaca.
O Éden é todo nosso!
Os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis mostram que, ao criar a Terra, Deus colocou Adão e Eva no jardim do Éden. Lá, eles tinham todo o alimento de que precisavam, estavam livres da injustiça, violência e da morte. Para você ter uma ideia, dominavam sobre todos os animais. Imagine Adão montado em um leopardo, correndo na velocidade de um carro, em meio ao jardim? E Eva jogando um graveto para um urso pegar e trazer de volta para ela? Incrível, né? No entanto, não pense que isso lhes dava a liberdade sobre tudo.
Fiquem espertos, hein?!
Deus é o único que detém a liberdade total, pois Ele é o Criador de todas as coisas (Apocalipse 4.11). Então, aos primeiros humanos Ele ordenou: [...] De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2.16,17). Mas por que o Altíssimo não os deixou comer de todas as árvores? Ele só queria provar quem manda? Nada disso! O Pai eterno não é mandão! Sua ordem foi para mostrar o que é bom ou mau. É como se Ele tivesse dito: “Cuidado com aquela árvore!”.
Escolha errada!
Leia novamente o versículo do parágrafo anterior! Adão e Eva podiam comer todos os frutos! Laranja? Tinha! Banana? Também! Maçã? De montão! E assim por diante. O Senhor deu a liberdade para Adão e Eva escolherem se queriam Lhe obedecer ou não. Então, os primeiros humanos seguiram pelo caminho da desobediência ao comer o fruto, o que fez o pecado e tudo de ruim entrarem no mundo, aprisionando o homem.
Livre, porém obediente!
A árvore da ciência do bem e do mal mostra um importante ensinamento a todos. Nessa passagem, é possível ver que a liberdade não está em fazer o que queremos, e sim em cumprir o que o Altíssimo deseja para a nossa vida, pois a vontade dEle é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2). O Pr. Carlos alerta: “Deus fez o homem para ser livre, porém obediente. A liberdade consiste em desfrutar de tudo o que a Palavra nos dá e nos permite viver. É como na nossa casa! Temos a liberdade de viver e ter paz, mas não podemos nos esquecer de que obedecer aos pais é fundamental para isso”.
O filho que se afastou do pai
Em Lucas 15.11-32, há outro exemplo bíblico sobre o tema. A parábola do filho pródigo conta que um homem tinha dois filhos. Certo dia, o mais novo exigiu que o pai lhe desse a sua parte da herança. Então, ele foi embora e gastou tudo. Quando começou a passar necessidade, o jovem arrumou um emprego de cuidador de porcos. Sua situação ficou tão difícil que não tinha o que comer e desejou a comida dos porcos. Com isso, decidiu voltar para casa, arrependido, e foi recebido com amor pelo pai.
De braços abertos
O filho pródigo já era livre na casa de seu pai. Amado e valorizado, tinha aquilo de que precisava para viver. No entanto, ele achou que, para alcançar a liberdade, necessitava se livrar das regras do pai. Com o tempo, percebeu a tolice feita ao desobedecer àquele que mais o amava. O interessante é ver que, ao se arrepender, ele foi recebido de braços abertos pelo pai. Assim, acontece conosco! Deus não quer que nos afastemos dEle. Mas, se isso acontecer, estará sempre pronto para nos receber de volta.
Existem regras!
“Muitos têm entendido que ser livre é não obedecer a regras, o que não é verdade!”, declara Jucimara Oliveira, a Tia Ju, líder do ministério Crianças Que Vencem (CQV), da Igreja da Graça. Segundo ela, isso é um perigo, pois pode fazer as pessoas se tornarem prisioneiras dessa própria liberdade. “Tem criança que acha que ser livre é jogar video game o tempo inteiro. Com isso, acaba aprisionada na dependência das telas, tanto para jogos quanto para o acesso às redes sociais. Fica prisioneira no próprio quarto, no celular, em um determinado grupo de amigos. Ela pode, sim, ter essa diversão, pois isso faz parte da infância, porém tudo com medida.”
Permaneça em Cristo!
Jesus revelou um jeito bem mais fácil de conseguir a liberdade. Certa vez, Ele disse: [...] Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8.31,32). “A criança que deseja alcançar a liberdade em Deus precisa aceitar Jesus como seu Salvador, ler a Palavra, aprender a amar o Senhor sobre todas as coisas, amar o seu próximo como a si mesma e ouvir os bons conselhos dos pais, para suas escolhas serem sempre aperfeiçoadas”, revela a tia Ju.
Livre para ser feliz
No início do mundo, Adão optou por desobedecer a Deus e fez toda a humanidade ser aprisionada pelo pecado. No entanto, Cristo veio à Terra e Se entregou também de forma voluntária para morrer na cruz pelos nossos pecados. “Quem recebe Jesus em sua vida alcança, da parte de Deus, a liberdade para voltar a ser feliz, como no plano original”, finaliza a líder do CQV. Então, siga Jesus e seja livre (João 8.36). Vamos nessa?!
28 Comments
Palavra Maravilhosa. Permaneçam semeando a palavra é isso que a terra precisa🙏🙏🙏
Olá, Eliane!
Agradecemos pelo comentário. Que Deus abençoa a sua vida!
É muito importante ter ensinamentos para as crianças.
Olá, Valdirene!
Agradecemos pelo comentário.
Gostei muito do ensinamento !!boas palavras que venha atingir muitas crianças e adolescentes!!!
Olá, Eliane!
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Que Deus a abençoe!
Amém queria ter bastante conteúdos como este para minha filha
Olá, Jéssica!
Agradecemos pelo comentário.
Vou dar de presentear minha neta com a bíblia do Midinho, gostei muito dos ensinamentos
Será um excelente presente, Rita! A Palavra de Deus é boa demais.
Que mensagem edificante !! Deus abençoe grandemente pela excelência de trabalho com os pequenos !
Tudo bem, Yana?! Ficamos felizes que tenha gostado da mensagem!
Muito interessante essa matéria sobre a liberdade para ensinamos às nossas crianças. Parabéns aos redatores!
Olá, Miriam!
Agradecemos pelo comentário.
Lindo 💟 demais a maneira que fez a pregação.
Olá, Andréa!
Agradecemos pelo comentário.
Mto importante queria saber mais
Que bom que ficou com vontade de saber mais, Ana Paula! Isso quer dizer que o assunto foi muito interessante para você! Fique com Deus
Precisamos de mais palavra assim para as nossas crianças. Continuem com esse propósito, é bênção demais.
Josiane, pode deixar que continuaremos! Deus a abençoe!
Uau👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Parabéns muito bom 👏🏼👏🏼
Que Deus continue usando vocês para nos ajudar a ensinar as crianças a palavra de Deus 🙌🏼
Agradecemos o carinho com a nossa publicação! Que Deus continue abençoando sua vida também!
Palavra edificadora,o qual traz conhecimento dentro das Escrituras Sagradas para que a nossa liberdade seja usada conforme os princípios bíblicos.
Tudo bem, Maria das Graças?! Isso mesmo! Tudo o que criamos tem base na Palavra de Deus, que é maravilhosa! Deus a abençoe!
Gostaria de adquirir
Elaine, se quiser adquirir a revista ou outro produto da Graça Kids, é só acessar o site do shopping do povo (www.spovo.com.br). Fique com Deus!
Olá Eu tenho 12 anos e eu ajudo na escola bíblica na minha igreja fico com os bebês junto com outra tia adoro eu sempre entro aqui para ter conhecimento da palavra 💖
Isabel, que bom que gosta de ajudar na obra! Deus a proteja, querida, e lhe dê muitas bênçãos.