Conheça Otniel: o juiz corajoso que trouxe 40 anos de paz em Israel
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
O despertar de um líder
Otniel foi um personagem importante dos tempos bíblicos. Ele viveu por volta de 1300 Antes de Cristo e se destacou como o primeiro dos juízes de Israel (Juízes 3.3-11). Sua história começa com seu casamento com Acsa, filha de Calebe, celebrado após a conquista de Quiriate-Sefer. Esse servo do Senhor pertencia à tribo de Judá e tudo indica que despertava a admiração nas pessoas ao seu redor porque desempenhou uma forte liderança entre o povo.
Alguns estudiosos acreditam que o nome Otniel (ou Otoniel, em algumas traduções da Bíblia) significa Leão de Deus ou Deus é poder.
Quiriate-Sefer, conhecida também como Cidade dos Livros ou Cidade das Letras, é uma localidade repleta de histórias e mistérios. Este nome interessante sugere que ela pode ter sido um centro de estudos ou um importante arquivo ou biblioteca na antiguidade.
Tempo de desobediência
A época de Otniel foi desafiadora, marcada pela desobediência do povo de Israel. Após a morte de Josué, os israelitas fizeram o que era mau perante o Senhor (Juízes 3.7 - ARA), afastando-se ou esquecendo-se dEle e servindo a falsos deuses com os povos de Canaã. Eles eram, além dos cananeus (que significa comerciantes), os heteus (descendente de Hete; e Hete quer dizer medo), amorreus (habitante da montanha), os ferezeus (habitante do país aberto), heveus (aldeão), e os jebuseus (habitante de Jebus, o antigo nome de Jerusalém) (Juízes 3.5). Por causa disso, o Senhor permitiu que eles fossem dominados pelos inimigos (Juízes 3.10). Foram 18 anos de aflição!
O chamado
Mesmo descontente com os homens, Deus viu o sofrimento do povo e mostrou misericórdia, escolhendo Otniel para ser o juiz que iria pôr ordem em tudo. Esse servo não apenas tomou decisões justas, mas também agiu como um líder protetor, confiando no Altíssimo para triunfar em batalhas. Nelas, ele e seu exercício usavam praticamente as mesmas armas dos cananeus: escudo, espada, lança e adaga, que é um tipo de faca para combate corpo a corpo.
A grande conquista
Em uma ocasião, os israelitas estavam sendo oprimidos, havia oito anos, por Cusã-Risataim, que reinava sobre Arã-Naaraim, uma região que é frequentemente associada à Mesopotâmia. Sabe o que eles fizeram? Clamaram a Deus por livramento e imploraram ao Senhor que enviou Otniel para libertá-los. Inspirado pelo Espírito do Senhor, o primeiro juiz conduziu o povo à vitória (Juízes 3.10). Graças ele, houve paz em Israel por 40 anos.
Essa região era excelente para o plantio, porque suas terras tinham dois importantes rios, o Tigre e o Eufrates. Graças a isso, muitas pessoas antigas foram morar lá, desenvolvendo parte das primeiras cidades da humanidade. A Mesopotâmia fica localizada no Oriente Média, onde hoje são os países do Iraque, parte da Síria e da Turquia.
Exemplo de fé
Legado é aquilo que deixamos para o mundo e que as pessoas irão se lembrar para sempre. Otniel é mencionado até hoje como um exemplo de coragem e fé. Sua vida ensina a importância de confiar em Deus, mesmo diante de grandes desafios, e de seguir a direção do Todo-Poderoso em todas as circunstâncias. Apesar de não haver muitas informações sobre a vida de Otniel, estudiosos declaram que o túmulo dele está localizado em Hebrom, uma cidade antiga e de grande importância na história judaica e cristã, situada na atual Cisjordânia.
O ciclo continua...
Após a morte de Otniel, o povo de Israel voltou a se desviar do Senhor, levando à opressão sob Eglom, rei dos moabitas. Então, eles clamaram e novamente Deus teve misericórdia, levantando um novo juiz. Mas isso faz parte do tema que vamos explorar na próxima edição. Siga acompanhando a série!
4 Comments
Muito gratificante e importante passagem, gostei muito uma breve leitura más muito importante
Agradecemos o comentário, Antonio Carlos! A paz!
Boa tarde 😘
Boa tarde, Lucilene!