Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo, Freepik e Adobe Stock
O maior vulcão do Sistema Solar está em Marte?
Isso mesmo! Em tamanho, o monte Olimpo é cem vezes superior ao maior vulcão da Terra: o Mauana Loa, localizado no Havaí. O monte Olimpo tem 624 quilômetros de diâmetro, o equivalente a 2.080 estádios do Maracanã. A altura também impressiona: são 25 quilômetros da base até o topo. Essa medida é quase três vezes a altura do monte Everest, a montanha mais alta do globo. Imagine o quanto de lava ele jorra ao entrar em erupção! Marte é um planeta pequeno e rochoso, pois, enquanto se formava, houve muita atividade tectônica, fazendo com que várias placas se chocassem. Além disso, lá não é como a nossa crosta terrestre, que espalha a lava (ou o magma). A crosta marciana fica concentrada, formando maravilhas vulcânicas gigantescas!
O que é o Cofre do Apocalipse?
Apesar do nome assustador, esse reservatório é um amigo da humanidade. Trata-se de uma enorme caixa-forte enterrada no Ártico, perto do Polo Norte. Porém, em vez de guardar ouro e prata, o Cofre protege uma porção de sementes. Milhões delas se originam de todo o planeta. Você pode estar se perguntando: “Ué, por que guardá-las em um lugar tão frio e distante?”. Porque elas precisam ficar bem armazenadas, caso algo grave aconteça, como um desastre natural em escala mundial ou uma doença que afete as plantas. Os vegetais crescem graças às sementes. Então, o Cofre do Apocalipse é uma garantia de que haverá comida e plantas para ajudar os seres humanos a sobreviverem em situações de emergência.
As abelhas se comunicam dançando?
Sim. Por meio da dança, elas transmitem informações para o resto da colmeia, como a localização de flores ricas em néctar e pólen. O “balé” é realizado por uma abelha forrageira que retorna à colmeia após encontrar comida. A “dançarina” executa uma série de movimentos no favo de mel. Quando deseja mostrar que o alimento está perto, ela dança em círculo, girando em torno de si mesma enquanto emite zumbidos. No entanto, quando a distância é maior, ela se mexe em zigue-zague. Os passos podem mudar até mesmo em relação à posição do Sol. Portanto, ao ver uma abelha chacoalhando o corpo por aí, saiba que ela não está fazendo isso por diversão, e sim para compartilhar informações importantes com suas companheiras. A natureza é incrível, né?
O que é preciso para um redemoinho se formar?
É necessária uma grande quantidade de água ou de ar em movimento, além de um lugar para esses elementos se misturarem e girarem bem rápido. Um rio, por exemplo. Se a água estiver deslizando velozmente e encontrar outra parte do rio, onde a correnteza está mais lenta ou não existe, a porção de água agitada puxa a que estava devagar, fazendo com que ela gire rapidamente. E como acontece com o ar? Quando o vento sopra em diferentes direções e velocidades, pode se chocar com outro que vinha na direção contrária, e o impacto deles cria redemoinhos no céu. A mudança da direção do vento se chama rajada. Ela costuma levantar bastante poeira! Só de pensar já dá vontade de espirrar... ATCHIM!
Qual é a origem da expressão “a preço de banana” no Brasil?
É uma criação dos colonizadores lusitanos. Assim que chegaram ao Brasil, os portugueses perceberam que havia muita banana nestas terras. O nosso país é rico em frutas desde quando era habitado apenas pelos povos indígenas. O clima quente e úmido é perfeito para cultivar bananas. Desse modo, se uma mercadoria existe em grande quantidade, o custo se torna mais barato, pois não há tanta disputa pelo produto. Por isso, a expressão “a preço de banana” se popularizou, descrevendo algo em promoção, quase de graça. Já quando um item é caro, acima do que podemos pagar, dizemos que ele custa “os olhos da cara”. Mas isso é assunto para outra curiosidade...
Tem gente que sonha em preto e branco?
Sim! Isso acontece porque o cérebro humano é como uma tela de cinema: ele pode apresentar os nossos sonhos de diferentes maneiras. A maioria das pessoas sonha colorido, mas há quem sonhe em preto e branco. Até hoje, a ciência não conseguiu explicar bem esse fenômeno. É como se alguns cérebros simplesmente preferissem sonhar sem cores, lembrando uma daquelas televisões antigas. Não existe problema nisso. O importante é ter sonhos especiais e únicos. Coloridos ou monocromáticos, eles são histórias que a nossa mente cria.
Por que o salmão é avermelhado?
O salmão é um peixe que faz bem à nossa saúde por conter ômega 3, proteína e potássio. Por fora, ele é cinza, mas, por dentro, sua coloração característica é avermelhada. O que causa isso são os carotenoides presentes na alimentação desses peixes. Essas substâncias estão presentes em bactérias, algas, fungos e vegetais. Sabe quando comemos pirulito e ficamos com a língua colorida? Então, quando o salmão come camarões e outros crustáceos, acaba absorvendo a coloração deles, que existe por causa da astaxantina. Por isso, o salmão que vive na natureza é avermelhado, enquanto o criado em cativeiro costuma ter uma tonalidade branca ou cinza, graças à alimentação diferente.
Não existe cachorro de rua na Holanda?
Você já deve ter visto algum cãozinho abandonado andando por aí. Dá uma pena, né? Pois saiba que isso não existe na Holanda, um país da Europa. Lá, todos os caninos possuem um lar. O trabalho começou há mais de cem anos, quando o governo holandês somou forças com instituições que protegem os animais e passou a recolher e cuidar de cachorros perdidos ou abandonados, até não sobrar mais nenhum nas ruas! Na Holanda, existem cerca de dois milhões de cães. Para garantir que eles sejam bem cuidados, a fiscalização é rigorosa. Além disso, se alguém for flagrado abandonando um bichinho, pode pegar até cinco anos de prisão e pagar uma multa que ultrapassa quinhentos mil reais.
4 Comments
Eu Nicolly amo a suas revistas
Que maravilha, Nicolly! Elas são feitas com muito carinho para todas as crianças. Deus a abençoe!
eu amo as revistas e meu pai é pr.
Que bom, Marcos, que gosta da revista! Ela é feita com muito carinho para as crianças. Deus abençoe você e seu pai.