Como a irritação acontece? E por que ela
gera tanto incômodo?
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli e Freepik
O que é a irritação?
Um latido constante de cachorro durante aquele sono da tarde incomoda você? Buzina em trânsito parado? E quando perde a partida na aula de Educação Física? Muito chato, não é? A irritação pode durar segundos, minutos, horas ou dias! E isso é péssimo, afinal é como se ela entrasse na mente da pessoa e passasse a dominar os pensamentos dela. Por isso, quanto mais tempo carregá-la, pior, já que essa emoção leva à tensão, a qual pode provocar sintomas, como dor de cabeça, temperatura elevada e até coceira!
“Nervos à flor da pele”
Essa é uma expressão usada para designar o estado emocional de uma pessoa que, geralmente, demonstra irritação com tudo e todos à sua volta. Não se trata de ela estar com raiva, apenas incomodada diante de alguma situação. Pode parecer que essa emoção é provocada por fatores externos; no entanto, as causas estão no interior de cada um. É por isso que a maioria das coisas que nos irritam são irrelevantes. Pense bem! Não haveria motivo para você sentir tanta irritação em certas circunstâncias.
Traga à memória
A Palavra ensina que não se deve alimentar a irritação, pois ela pode provocar desavenças (Provérbios 15.18 - NVI). Por esse motivo, controlar-se é um sinal de força. Se alguém irritar você na escola, por exemplo, respire fundo e tente conversar com o colega, caso seja necessário. O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore (Provérbios 17.14 – NTLH). Procure trazer à sua mente e ao seu coração o amor, porque a Bíblia declara que ele não se irrita (1 Coríntios 13.5).
Eles ficaram irritados
Em 1 Samuel, capítulo 1, conhecemos a história de Ana. Ela era casada com Elcana, mas, por não poder ter filhos, era constantemente irritada por Penina, a outra esposa de seu marido. Essa emoção fazia Ana ficar angustiada, a ponto de chorar muito e não querer se alimentar. Olha que ruim! Outra passagem que mostra o perigo da irritação está em Mateus 2.16. Nela, o rei Herodes ficou irritado ao perceber que havia sido iludido pelos magos. Logo, por deixar esse sentimento dominá-lo, mandou acabar com a vida de todos os meninos de Belém de dois anos para baixo.
Haja com sabedoria!
Às vezes, por um momento de irritação, se magoa uma pessoa querida. O que não é nada legal! Imagine que a sua mãe interrompeu você durante uma partida de um jogo no computador na hora do almoço. É correto tratá-la mal? E, se um amigo não escolheu você para brincar na hora do recreio, vale a pena se estressar por causa disso? É sempre mais sábio evitar que a emoção se transforme em sentimento e faça morada em você. Sentir irritação faz parte da vida; portanto, é importante saber como se comportar diante dela!
Dicas para os momentos de irritação:
- Experimente perdoar, ainda que não seja na hora. Faça no seu tempo!
- Conte para Deus o que está sentindo e terá uma sensação de paz.
- Não ande com quem se irrita facilmente. Isso pode contaminar você (Provérbios 22.24,25).