
Neemias foi fiel à missão que
recebeu de Deus e reconstruiu
os muros de Jerusalém
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto

Nome: Neemias significa Jeová conforta
Quando viveu: 450 antes de Cristo
Textos principais: livro de Neemias
Versículo-chave: E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique (Neemias 2.4,5).
A tristeza de um servo fiel
Neemias era copeiro do rei Artaxerxes I da Pérsia. Mas, antes de tudo, era servo de Deus. Por isso, ao saber como estava Jerusalém, ficou triste. O monarca notou seu semblante abatido e lhe perguntou o que poderia fazer. O servo do Senhor falou o motivo de sua tristeza e pediu ao rei permissão para ir a Jerusalém. Neemias foi atendido e partiu para ajudar o povo do único e verdadeiro Deus.
Como tudo começou...
Quem contou a Neemias o que estava acontecendo em Jerusalém foi seu irmão Hanani. Ele disse a Neemias que os judeus passavam necessidades e eram desprezados pelos governadores que ficavam em volta da cidade. Hanani também informou que as muralhas de lá ainda estavam derrubadas. Essa notícia deixou Neemias tão arrasado que ele chorou.
Orando para quem pode tudo
O servo de Deus sabia que não podia ficar de braços cruzados. Ele também tinha certeza de que só o Criador poderia perdoar os pecados do povo e convencer o coração do rei a deixá-lo partir para Jerusalém. Então, Neemias jejuou e orou por dias. Ele reconhecia a soberania do Altíssimo e demonstrou, com esses gestos, sua total dependência do Senhor.
Quando chegou ao destino
Neemias soube inspirar o povo com sua visão de restauração. No entanto, antes de reunir a população, ele planejou o que poderia ser feito. Assim, na hora do seu pronunciamento, Neemias animou as pessoas para a grande empreitada. Logo, o resultado não poderia ser diferente: os judeus aceitaram participar da reconstrução dos muros.
Inimigos por perto
A tarefa não foi fácil e ainda teve quem torcesse contra, como Sambalate, o horonita, Tobias, o amonita, e Gésem, o arábio. Eles zombaram de pessoas com fé e coragem, dispostas a cumprir uma obra mais do que especial. Neemias continuou acreditando que Deus estava com ele e o povo. Além disso, pôs guardas para vigiar tudo, demonstrando prudência. Ele disse a certa altura: [...] o nosso Deus pelejará por nós.
Um servo que amava orar
Neemias concluiu a obra em 52 dias, um feito impressionante! Porém, a reconstrução não se limitou aos muros, alcançando também a vida espiritual das pessoas, e essa foi a principal intenção daquele servo fiel. Neemias foi um grande homem de Deus, que orava e sabia que podia buscar direcionamento no Senhor. Além de ser honesto com sua palavra, pois retornou à Pérsia, como havia prometido.

O que podemos aprender com Neemias:
– Ore sempre. Deus está pronto para ouvir você.
– Confie que o Senhor lhe dará a direção no tempo certo.
– Alegre-se por trabalhar em união com os irmãos.
– Honre sua palavra: se prometeu, cumpra.




