Série: Emoções e Sentimentos
Entenda o que é a felicidade e como se manifesta no dia a dia!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli
O que é felicidade?
É um estado emocional que provoca profunda satisfação. Uma sensação única, em que você tem total atenção ao que está acontecendo. Sabe aqueles momentos que gostaria de repetir de tão bom que foram? Eles continham felicidade, condição essencial para seu bem-estar emocional e físico.
Como a felicidade se manifesta
De acordo com a Psicologia, ela pode ser percebida de diversas maneiras. Essa sensação boa pode surgir em uma viagem, uma tarde de risadas com os amigos, por meio de atos de generosidade, como a doação de brinquedos, ou simplesmente em um feito realizado com sucesso, como um trabalho da escola parabenizado pela professora. Esses exemplos mostram que a manifestação desse sentimento não ocorre somente nos assuntos pessoais, mas também em ações que beneficiem o próximo. Compartilhar a felicidade com as pessoas é uma oportunidade de fazer com que ela dure ainda mais.
A simplicidade do dia a dia
Você conhece a frase: qual é o caminho para a felicidade? Embora seja algo pessoal, seria mesmo impossível saber como alcançá-la? Duas grandes publicações norte-americanas, The New York Times e Time, fizeram pesquisas sobre como ser feliz. Uma lançou um desafio de sete dias para os leitores, e a outra entrevistou especialistas. Os jornais chegaram à conclusão de que passos simples podem fazer você conquistá-la: dormir o suficiente, fazer exercícios e praticar um hobby, que é uma atividade prazerosa.
Já ouviu falar no quarteto da felicidade? São substâncias químicas naturais que, a partir de estímulos, são liberadas pelo cérebro e nos dão a sensação de bem-estar, são elas: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
Sara, uma mãe feliz
Do ponto de vista cristão, a felicidade vem da comunhão com Deus e da obediência à vontade dEle. Em Gênesis, lemos que Sara não podia ter filhos, e isso a deixava triste. Então, imagine como essa serva do Senhor se sentiu quando soube que seria mãe! Quando ela teve seu bebê, declarou: [...] Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo (Gênesis 21.6). A felicidade foi tanta que ela abençoou quem soubesse da notícia!
É possível chorar de felicidade?
Sara mostrou que rir de felicidade é mais do que possível, mas e chorar? Também! Quando sentimos uma alegria enorme, o corpo libera uma quantidade maior de hormônios e pode reagir até com lágrimas. Para o site News Yale, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, a psicóloga Oriana Aragona, após uma série de pesquisas, relatou que chorar depois de uma experiência de intensa emoção positiva permite recuperar o equilíbrio emocional.
Impacto positivo
Como pôde ver, reconhecer e expressar a felicidade proporciona um misto de sentimentos prazerosos. Sentir-se feliz nos incentiva a buscar soluções quando precisamos encarar alguma dificuldade. A felicidade gera otimismo, que produz confiança e, assim, nós nos empenhamos mais em casa, na escola ou em qualquer outro lugar. A busca pela felicidade também pode levar ao desenvolvimento de sabedoria, porque você passa a compreender a si mesmo e os outros, olhando para as pessoas com mais compaixão. Que maravilha!
Diário da felicidade
Que tal ter um caderno para registrar diariamente os momentos nos quais você sentiu felicidade? Um almoço em família, uma nova brincadeira com os amigos, uma roupa que doou para quem precisava, um canto de passarinho que ouviu. No final do ano, você verá quantas coisas fizeram você se sentir feliz.