Por: Natan Souza | Arte: Freepik e Banco de imagens Graça Kids
Você já pensou em tocar violão enquanto canta suas músicas preferidas, como as da Turminha da Graça? Se sim, deve estar se perguntando: “Devo escolher um violão de aço ou de nylon?”. Vamos desvendar esse mistério juntos, saber as principais diferenças entre eles e descobrir qual deles se encaixa mais em seu perfil.
À primeira vista, você pode achar que não há diferenças entre os instrumentos. Mas a construção deles é bem diferente uma da outra. Falaremos primeiro sobre o violão com cordas de aço. Apesar de ter esse nome, as cordas não necessariamente serão feitas desse material. Elas podem ser de cobre, níquel, latão, do próprio aço, entre outros metais. O braço e o corpo desse violão são super-resistentes para suportar a tensão que será imposta pelas cordas esticadas.
A afinação padrão desse instrumento é utilizada desde o século 16. Para você ter uma ideia, foi nesse período que Pedro Álvares Cabral veio para o Brasil. Desde aquela época, os violonistas utilizam esse modelo por ser superprático para desenvolver acordes e escalas. No entanto, para entender melhor esse assunto, é necessário saber que cada corda do violão tem um nome especial que vem das notas musicais. Na última edição, falamos sobre isso. Caso tenha perdido, é só acessar o QR Code ao lado para conferir a matéria no site da Graça Kids. Corre lá e depois volte rapidinho para cá!
O nome nylon vem das cidades de New York (Ny) e Londres (Lon), onde essa fibra foi criada. Legal, né?
Já os violões que utilizam corda de nylon têm como principal componente o próprio nylon. As três cordas mais graves desse instrumento possuem o que chamamos de núcleo, feito de nylon e revestido de outro material, que pode ser o bronze, por exemplo. As cordas mais agudas são compostas por nylon puro ou misturado a alguma outra substância.
Toda essa história envolvendo os materiais que formam as cordas influencia o som que o violão produz. De maneira bem prática, as cordas de nylon são mais macias, leves e flexíveis quando comparadas às de aço. Por isso, se você está começando a tocar, opte por um violão com cordas de nylon.
O som dele é mais aveludado, suave e fraco. Porém, isso não quer dizer que o violão de aço seja melhor. Podemos encontrar o timbre ideal para estilos musicais diferentes. Quer ver? Música Popular Brasileira (MPB), clássico e jazz são estilos que, quando tocados com o violão de aço, não expressam tanto o timbre de que necessitam, então a preferência para esses gêneros musicais é o violão de nylon.
O timbre metálico pode ser descrito por meio de sons semelhantes ao tilintar metálico, presentes nos trompetes e nas guitarras elétricas, por exemplo. O brilhante tem a ver com sons agudos e cristalinos, como os que saem dos violinos e pianos.
Por serem um pouco mais rígidas, as cordas do violão de aço demandam uma força maior dos dedos para apertá-las, a fim de produzirem o som. Nesse caso, depois que você tiver mais experiência ao tocar e facilidade com o violão de nylon, talvez seja um ótimo momento de se aventurar nas cordas de aço e sentir um timbre mais metálico e brilhante. Esse som possui duração um pouco maior quando comparado ao de nylon, isso proporciona ao timbre a combinação com diferentes estilos musicais, como rock, pop e country.
Agora, que tal contar tudo isso que aprendeu para os seus amigos e descobrir qual tipo de violão eles preferem? Até a próxima descoberta incrível com o amigo violão!
Resumindo...
• Gosta de músicas mais suaves e está começando a tocar? Escolha o violão de nylon!
• Já toca há um tempo e quer experimentar sons mais fortes e brilhantes? Tente o violão de aço!