Por: Natan Souza I Arte: Samuel Barsottelli
Nas editorias anteriores, aprendemos que o ritmo é um dos elementos fundamentais para a música. Sua função é organizar em qual tempo se deve tocar ou cantar uma canção. Para compreender melhor essa ideia, basta pensar em um coral, daqueles que se apresentam nas igrejas. Cada integrante do coro precisa ter o entendimento rítmico para saber o exato momento de soltar a voz. Somente assim, as vozes interagem harmonicamente, proporcionando um espetáculo musical. Vai dizer que não é lindo?
Você sabia que cada som pode ser medido e organizado? O que nos ajuda a colocá-lo no tempo são as células rítmicas. Não confunda com as pequenas unidades que temos no corpo, hein?! Estamos no campo musical. Nesse estudo, há algo importante:
a proporcionalidade entre as figuras de tempo ou a duração; em outras palavras, a relação entre cada uma delas e o todo. Como você pode perceber, há pitadas de Matemática nesse assunto. É agora que vamos atestar se as aulas dessa disciplina estão em dia! Calma, é brincadeira! O aprendizado será bem fácil!
As figuras de duração são a representação gráfica que indicam o tempo das notas musicais. Algumas delas já foram estudadas por aqui, como a semínima, nomeada de “Zé Semínima”, e a colcheia, registrada em nossas páginas como “Jorge Colcheia”. Agora, você conhecerá as outras figuras. São elas: semibreve, mínima, semicolcheia, fusa e semifusa.
Analisando o bloco de figuras acima, dá para perceber que elas são diferentes, né? Para visualizar como são divididas, imagine que você está com os seus amigos comendo uma pizza. Inteira, ela serve apenas uma pessoa. Então, não há jeito, vocês precisarão dividi-la para todos comerem – aí é que entra a proporção. Se a cortarem pela metade, terão duas partes valendo cada uma “dois tempos”. Caso queiram dividi-la ainda mais, podem separá-la em quatro fatias iguais. Assim, cada fatia valerá “um tempo”, como evidenciado na comparação abaixo:
Tendo como base as ilustrações, diremos que a semibreve representa uma nota que tem a duração de quatro tempos (pense na pizza inteira dividida em quatro pedaços). Dessa forma, a mínima representa dois tempos (dois pedaços), e a semínima um tempo (um pedaço). Se a divisão da pizza continuar em partes iguais, a proporção será contínua. Portanto, todas as outras figuras, consequentemente, tomam sua proporcionalidade. Exemplo: semínima 1 tempo, colcheia ½ de tempo, semicolcheia ¼ de tempo.
Para aprender como as figuras funcionam em conjunto, preparamos um jogo musical. Vamos nessa?! Assista ao vídeo abaixo. Você também pode tentar reproduzir o desafio e, com a autorização de seu responsável, postar o conteúdo nas redes sociais, marcando o perfil da @gracakidsbr e usando a #MusicandoTurminha.