O papel dos pais cristãos na educação
Por: Christiane Postigo
Ter filhos é uma das maiores bênçãos dadas por Deus a um casal. Gerar, alimentar e educar uma criança é um privilégio. O vínculo emocional presente nessa relação é tão intenso que, mesmo sem experiência, o ser humano aprende, na prática, a zelar pelo filho. No entanto, como a vida é cercada de desafios, a falta de entendimento espiritual sobre o papel dos pais pode resultar em frustrações e problemas futuros. É preciso que se tenha claro o objetivo da paternidade e maternidade desde o início dessa jornada, e o que o Altíssimo espera dos pais biológicos, adotivos ou daqueles que contribuem para a criação, como os avós, as tias. Deus conta com todos para que seja levantada uma geração de crianças segundo a vontade dEle.
De quem são os filhos?
Exercer o papel de pai e mãe é uma honra que envolve enormes responsabilidades. Ao contrário do que acreditam alguns, os filhos não pertencem aos pais. “Como assim?”, você pode estar questionando. Observe a instrução do salmista no Salmo 127.3: Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão. A verdade bíblica revela que o Criador permite ao homem e à mulher cuidar do que é dEle, certos de que, um dia, prestarão contas sobre como realizaram essa missão.
Por não ter o devido entendimento, a maioria dos pais educa os filhos para si, projetando neles sonhos e expectativas pessoais. Há aqueles que encaminham suas herancinhas para os esportes, como o futebol, almejando que serão jogadores famosos, por exemplo. Já outros os conduzem para a prática de uma profissão mais tradicional, como a administração, crendo que, nela, o filho ou a filha produzirá bons frutos. Se esses sonhos estiverem alinhados à vontade do Soberano, o resultado se refletirá em bênçãos. No entanto, caso estejam impregnados de intensões puramente humanas, uma vida será desperdiçada.
Para evitar essa transferência de expectativas, os pais precisam ser ensinados sobre a necessidade de orar e buscar a vontade do Senhor para a vida dos filhos. Desse modo, saberão que há um propósito divino específico sobre eles e poderão se corrigir, caso ainda pensem que os descendentes são propriedades suas e que podem direcioná-los da maneira que quiserem.
O que Deus espera dos pais e das mães?
Essa é uma pergunta comum no mundo dos pais. Além dela, há diversas outras que permeiam a mente, gerando infinitas preocupações: “Se Deus tem um plano para o meu filho, o que fazer enquanto não o descubro?”; “Matriculá-lo na melhor escola, de modo que aprenda esportes e línguas, é o que Altíssimo espera de mim?”; “E se eu não tiver condições financeiras de proporcionar isso, estarei fracassando?”; “Como repreendê-lo da forma correta?”.
Diante de tantos questionamentos, há algo que precisa ser feito: as crianças são de Deus e devem ser levadas a Cristo para serem abençoadas. Veja o que o próprio Rei dos reis ensina sobre o assunto: Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali. (Mateus 19.13-15). Perceba: os pequeninos foram levados ao Messias! Eles precisam dessa condução!
Como Jesus não está mais fisicamente na Terra, cabe a cada pai e mãe fazer os descendentes O conhecerem. Para isso, os dois precisam aceitá-Lo como único Senhor e Salvador e viver os ensinamentos da Bíblia, dando o exemplo por meio de palavras e ações. E isso deve ser uma prática constante! Não pense que levar o seu pequeno à escola bíblica da igreja, uma vez por semana, será o suficiente para que ele creia nas Boas-Novas. Ou que conduzi-lo aos cultos, somente aos domingos, fará com que ele se torne um cristão.
Como e quando ensinar?
Não há nada melhor do que os filhos verem que o pai e a mãe buscam a Deus, todos os dias, por prazer e amor, e não por obrigação. É o ensino por meio do exemplo! Para transmitir os estatutos e mandamentos do Senhor, os pais precisam tê-los gravados no coração. Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. [...] E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te (Deuteronômio 6.1,2,6,7).
Observe que a educação, segundo os princípios bíblicos, começa nos pais, para depois ser passada aos filhos. É mais do que necessário que se aprenda para depois ensinar o que o Onipresente determina. A questão é que, se os pais não têm tempo para conhecer a Deus, como serão agentes desse aprendizado? Se as agendas estão lotadas dos afazeres da vida natural, como farão para ouvir o Todo-Poderoso? Quando poderão conversar sobre os valores do Reino eterno?
Aqueles que desejam levar o seu lar à presença do Senhor precisam, em primeiro lugar, ter uma vida com base no que dizem as Escrituras. É necessário buscar a sabedoria celestial para discernir quando os filhos estão errando por falta de conhecimento ou rebeldia (Provérbios 29.15). Essa jornada exige tempo e práticas de amor, correção, aconselhamento, oração, estímulo, entre outros. Afinal, educar demanda dedicação. Não é uma missão qualquer!
Então, você que é pai ou mãe procure rever como tem agido. Aproveite o máximo do tempo ao lado daqueles a quem o Senhor o destinou para cuidar. Olhe nos olhos e não se distraia com coisas atrativas e prazerosas do mundo. Não delegue à creche, escola ou internet a total responsabilidade de ensinar os seus. Está na hora de mudar as prioridades e viver como um discípulo de Cristo, para que possa conduzir seus filhos por esse Caminho. Lembre-se: tudo começa com você. Ao mesmo tempo em que o Criador molda o caráter de seus filhos, Ele molda o seu. Permita-se essa mudança!
Desafio dos 30 dias sem gritar!
Agora que já foi abordado o que Deus espera dos pais, está na hora de começar a transformação na prática. Que tal iniciá-la pelo modo como a disciplina acontece? Um dos pontos que papais e mamães erram é quando promovem a educação em casa na base do grito. Em um momento de nervosismo ou teimosia dos filhos, elevam a voz a fim de levá-los a obedecer a uma ordem. Aquele que nunca caiu nessa tentação que atire a primeira pedra!
Infelizmente, a mania de “ganhar no grito” já virou parte da cultura do Brasil. Com exceção do grito de alerta, para evitar um acidente, o berro com o intuito de educar causa medo, angústia e confusão, pois vem acompanhado de sarcasmo, soberba e arrogância. Isso quando também não carrega palavras de maldição, tais como: “Você é um preguiçoso, burro, mentiroso; não vai dar em nada!”. Quem comete esses erros ainda não aprendeu com Jesus a mansidão e a humildade: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma (Mateus 11.28,29).
Veja o que a Bíblia fala sobre ira, grito e atitudes semelhantes: Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. [...] Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. (Efésios 4.26, 27, 29-31).
Sabe-se que ninguém é perfeito e que existem momentos difíceis na arte de educar. No entanto, não se acomode nos erros! “Eu fui criado assim e, hoje, ajo dessa maneira!” Os pais precisam se arrepender do que não é correto, confessar a Deus seus pecados e pedir ajuda para mudar. Lembre-se: Há várias formas de disciplinar sem violência, e o Altíssimo espera que você guie seus filhos a Ele. Que tal ficar 30 dias sem gritar, hein?! Parece impossível? Para acompanhar esse desafio, confira abaixo o recado da Ívina Salviano. A professora da escola bíblica Infantil do Ministério Crianças que Vencem da Igreja Internacional da Graça de Deus preparou uma série em vídeo sobre o tema. Clique no aqui e comece essa transformação na forma de se comunicar com quem você ama. O Desafio 30 dias sem gritar já está disponível no Youtube da evangelista de crianças Ívina. Vamos nessa?
47 Comments
Gostei muito, uma lição para mim.
Olá, Patricia! Ficamos felizes que o nosso conteúdo tenha sido algo bom para você!
Como fico feliz em saber vou ser ajudada pois muitas vezes acabo gritando com meu filho que imensamente triste e isso acaba comigi😢
Olá, Márcia! Que este desafio possa abençoar a sua vida familiar!
Grito muito com minha filha não tenho paciência com ela quero mudar não consigo
Oi, Patrícia! Foca só no “quero mudar”, esqueça o “não tenho paciência” e o “não consigo”. Esqueça mesmo. Depois ore a Deus, e Ele mostrará o caminho para você com toda certeza.
Bom dia! Estou a procura de soluções para a rebeldia infantil. Que Deus me ilumine e me ensine a cuidar melhor das minhas meninas!
Se essa é a vontade de seu coração, porque está procurando por solução, certamente Deus, em Sua infinita bondade, mostrará a você como deverá agir com suas meninas. Continue oferecendo amor a elas, porque só o amor, como diz as Escrituras, une perfeitamente todas as coisas. A paz!
Um assunto muito presciso e muito necessário ser falado
Olá, Andrea!
Agradecemos pelo comentário. Que Deus a abençoe!
Muito importante, não só para educação dos filhos, mas também dos pais
Olá, Maria do Socorro! Nosso objetivo é levar fé, informação e diversão para toda a família! Agradecemos o comentário!
Excelente
Olá, Neilton! Agradecemos pelo comentário! Fique atento às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Excelente matéria! Muito enriquecedora, além de nos orientar em nossa função como pais ainda traz ferramentas práticas para melhorarmos.
Olá, Elaine! Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Amei vou colocar em prática,quero ler mais estava dismotivada aí viu você falando e senti que o espírito santo de Deus falando comigo a um despertamento.
Olá, Márcio!
Louvamos a Deus pelo nosso conteúdo ter abençoado a sua vida. Fique atento às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Preciso de ajuda na criação dos meus filhos
Olá, Lindovania!
Educar filhos não é algo fácil. Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Paz!! Sou líder do MINISTÉRIO INFANTIL de minha igreja..e preciso de mais informações sobre a educação cristã para os filhos….pois o que vejo pais sem nenhum compromisso..
Olá, Patricia!
Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Eu preciso mtooo.
Olá, Janaina!
Que o nosso conteúdo possa te ajudar nessa missão. Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Quero ganhar meus filhos para Deus
Olá, Fabiana!
Que Deus abençoe a sua vida e de toda a sua família (Josúe 24.15). Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Lindo demais 😍
Olá, Ana Paula!
Agradecemos pelo comentário. Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Esse desafio é muito importante, que Deus nos capacite para educar com amor!
Olá, Rebeca!
Que Deus capacite cada pai e mãe nessa importante missão! Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Muito bom esses ensinamentos, que o SENHOR continue abençoando vocês
Olá, Geraldo!
Agradecemos pelo comentário. Fique atento às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Boa noite. Amei esse conteúdo! Lembrei muito de Ana que entregou Samuel para seu propósito original!
Olá, Sandra!
Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Muito obrigada
Olá, Rosângela!
Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Quero ganhar meus filhos para Deus
Olá, Railene!
Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Maravilhosos ensinamentos e de suma importância para os pais.
Olá, Marizângela!
Que o nosso conteúdo possa abençoar a vida de cada pai e mãe. Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Aprender enriquecer nossa vida ,prática oque aprendemos leva a altos níveis de relacionamento.
Quero aprender a cuidar dos meus filhos na presença de Deus.
Olá, Patricia!
Saiba que esse é o desafio de todos os pais. Que você fique sempre ligada nas nossas matérias exclusivas do site, pois vamos sempre publicar textos que orientem os pais para a educação cristã.
Olá, Regilane!
Agradecemos o comentário. Que Deus abençoe a sua vida!
Olá, Regilaine!
Os pais precisam constantemente buscar o entendimento do que Deus deseja para a vida deles.
Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!
Olá
Até chorei
Preciso muito mudar, quero, e peço pra Deus me dá sabedoria ,esperar Nele,
Vou orar e pedir mais.
Obrigada
Olá, Izabel!
Que o nosso conteúdo possa abençoar a sua vida. Saiba que toda mudança é um processo!
Fique atenta às matérias exclusivas do site. Teremos sempre novidades para abençoar a vida dos pais na criação dos pequeninos!