Descubra como o Bluetooth une
seus aparelhos com apenas um toque
Por: Sandro Miranda I Arte: Freepik
Nada de conversa fiada, hein!
Certamente, você já ouviu falar do Bluetooth. Essa tecnologia de curto alcance permite aos aparelhos “conversarem” entre si. Ela funciona com celulares, tablets, impressoras, fones de ouvido e até video games! Quando você conecta dois aparelhos via Bluetooth, eles podem trocar informações, como músicas, fotos e muito mais. E o melhor: sem nenhum cabo atrapalhando.
De onde veio essa ideia?
A história do Bluetooth se iniciou nos anos de 1990, quando foi criado, na Suécia, por uma empresa chamada Ericsson. Nessa época, ninguém aguentava mais aquele emaranhado de fios por todos os cantos da casa. Era um tal de fio da TV, do videocassete (pergunte aos seus pais o que é esse item), do aparelho de som estéreo, do computador, e por aí afora.
Em 1994, o engenheiro Jaap Haartsen pensou em como essa invenção poderia funcionar. Mas a estreia mesmo demorou. Tanto que o primeiro produto a usar esse dispositivo foi lançado somente em 1999. Era um fone de ouvido sem fio para celulares, algo que, naquela ocasião, parecia de outro mundo.
Bluetooth quer dizer dente azul?
Sim, ou melhor, não! Calma, não é o que parece. Realmente, blue em inglês significa azul, e tooth quer dizer dente. Porém, a origem da palavra Bluetooth surgiu de algo bem diferente. Trata-se de uma homenagem ao rei viking Harald Blatand Gormsson, que passou a ser conhecido como Harald Bluetooth.
O monarca recebeu o apelido Bluetooth porque tinha
um dente cariado, de cor azul-escuro. De 958 a 986, ele se
destacou por unir vários povos inimigos da região onde hoje estão a Noruega, Suécia e Dinamarca. Mas o que isso tem a ver com o nosso assunto? Bem, assim como o rei unificou esses povos, o Bluetooth tem um propósito semelhante: unir diferentes dispositivos de comunicação. Pegou a referência?
Nas ondas de rádio
Imagine o Bluetooth como um idioma secreto que apenas os aparelhos com essa língua conseguem entender. Quando você o ativa no celular, por exemplo, ele começa a procurar outros aparelhos por perto com um sistema semelhante. Se eles se reconhecem, criam uma conexão e podem trocar informações. Tudo isso acontece usando ondas de rádio, que são invisíveis e viajam rapidinho de um aparelho para o outro.
Esse vínculo não interfere em outras operações do aparelho. Desse modo, a pessoa pode falar ao telefone tranquilamente enquanto faz a transferência de algum dado, por exemplo.
O Bluetooth 6.0 foi anunciado em setembro de 2024. Essa versão permitirá que os aparelhos com essa tecnologia sejam usados como chaves inteligentes para objetos, como carros, fechaduras, cofres eletrônicos e portões.
Prevenção é o melhor caminho
Você pode estar se perguntando se o Bluetooth é seguro. A resposta é sim! Essa tecnologia é certificada, isso significa que está dentro das normas internacionais, regras técnicas e até especificações industriais. Fora que o pareamento, que é a ligação entre dispositivos, só é possível com a aprovação dos dois aparelhos. Então, relaxe e aproveite esse grande invento!
Passo a passo de uma conexão via Bluetooth:
1 – Ative o Bluetooth no seu celular, tablet, notebook, computador ou outro aparelho que tenha essa tecnologia (é um ícone com o símbolo do Bluetooth).
2 – O dispositivo vai procurar outros aparelhos por perto que também tenham esse sistema de comunicação.
3 – Quando o aparelho que você quer se conectar for localizado (como uma caixinha de som), clique nele.
4 – Os dois aparelhos vão “se cumprimentar” (trocar informações) e, se tudo der certo, estarão conectados!
5 – Pronto! Agora, você pode usar – ouvir música, transferir fotos, jogar... Mas lembre-se: só compartilhe algo com alguém que conheça e, claro, com a autorização de seus pais.