

Saiba como eram algumas moedas nos tempos bíblicos!
Por: Sandro Miranda I Arte: Rafael Barsottelli e Freepik

Na base do escambo...
Em um passado distante, não havia dinheiro. Pix? Nem pensar! Tudo era na base da troca. Por exemplo: você me dava o seu cesto de pães, e eu lhe devolvia meia dúzia de peixes. Era o chamado escambo. Isso funcionou por um bom tempo. Mas, aos poucos, foi necessário criar um método mais organizado de comércio, no qual as pessoas recebessem por um trabalho, serviço ou produto. Assim, o homem cunhou as primeiras moedas e barras, atribuindo valor a um objeto de metal e usando-o como meio de pagamento. Legal, não é?!
Metais preciosos
No Livro Santo, a palavra “dinheiro” se refere ao ouro e à prata. Essas eram as duas formas de moeda utilizadas nos tempos bíblicos. O ouro é mencionado mais vezes do que qualquer outro metal nas Escrituras. Ele é citado pela primeira vez na história de Adão e Eva, ao ser falado da terra de Havilá: [...] onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom (Gênesis 2.11,12). Já a prata aparece no versículo que descreve Abraão como muito rico em gado, em prata e em ouro (Gênesis 13.2). Foram esses metais, em seu estado bruto, que acompanharam os israelitas, passando pelo “pai da fé” até o povo de Deus no exílio babilônico.

Moedas nos evangelhos
No Antigo Testamento, é possível ver o nome de várias moedas. O denário era a moeda de prata e a principal entre os romanos. Ela correspondia ao salário de um dia inteiro de trabalho (Mateus 20.2 – NVI). Não se sabe ao certo o seu valor, entretanto ela servia de parâmetro para as outras, conforme a tabela a seguir:

Nenhuma perdida
Dracma era uma moeda de prata mencionada em diversas passagens bíblicas. Em Lucas 15.8-10, Jesus fala sobre uma mulher que tinha dez dracmas, porém perdeu uma e varreu a casa toda para encontrá-la. Ao conseguir, ela ficou tão feliz que reuniu as amigas e as vizinhas para comemorar. Você talvez se pergunte: “Se a mulher ainda tinha outras nove dracmas, por que se preocupou com uma perdida?”. É simples, para ela, todas eram especiais. É dessa maneira que Jesus vê o Seu povo. Suas ovelhas são preciosas aos Seus olhos. O Senhor não deixará nenhuma pelo caminho. Caso alguma se perca, Ele não descansará um segundo até que possa achá-las.
Na base da prata
A palavra hebraica kesef é usada, geralmente, para dinheiro e significa prata. Como a prata era mais fácil de encontrar, ela se tornou mais comum no comércio do que o ouro.

Que talento!
Você já deve ter lido a palavra “talento” na Bíblia, certo? Descrita em Mateus 25.15, ela se refere a uma medida de peso. A maior das unidades do povo hebreu e de valor monetário. Um talento pesava, em média, 34 quilos. Isso corresponde a, aproximadamente, seis mil denários.