Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo e Freepik
Cobra pode gritar?
Não, ela não pode gritar, como fazem os seres humanos ou alguns animais, porque não possui as cordas vocais necessárias para isso. Já pensou uma cobra, agitada, solta na rua? Algumas espécies até emitem sons que podem ser interpretados como um “chiado” ou “sibilo”, bem fininho. Elas fazem isso em situações de defesa, como dar um aviso ao predador. Esses sons são criados por meio do movimento do ar nas vias respiratórias da cobra. É mais um ruído agudo. Em 2023, pesquisadores da Amazônia flagraram, pela primeira vez, na América Latina, o “canto” de uma cobra. Conhecida como papa-lesma ou dormideira (Dipsas catesbyi), ela emitiu um som de 3036 Hertz, por menos de um segundo. Essa frequência é mais alta do que a maioria das palavras faladas (elas ficam na faixa de 250 a 2.000 Hertz), mas ainda é possível ser ouvida pelos humanos.
Prender o espirro pode fazer mal?
Sim, e muito! Quando vem aquela vontade de espirrar, é como se o corpo dissesse: “Acho que preciso soltar um jato de ar para fora do nariz!”. Ao prender o espirro, você segura esse jato de ar. Isso pode causar problemas, porque essa reação do organismo é apenas uma forma de o corpo se livrar de germes ou poeira. A pressão “represada” pode machucar os ouvidos, o nariz, as costelas e até mesmo os olhos, causando temporariamente inchaço e dor neles. Por isso, o melhor a fazer é deixar o espirro sair naturalmente! Não fique com vergonha! Tome apenas cuidado para, na hora do “atchim”, proteger o rosto com um lenço ou o braço, para evitar espalhar bactérias e vírus por aí.
É verdade que o chuveiro elétrico foi inventado por um brasileiro?
Verdade verdadeira! O chuveiro elétrico é nosso! Ele é um aparelho que aquece a água, enquanto ela passa por uma resistência elétrica, permitindo que tenhamos o banho quente. O objeto foi inventado pelo brasileiro Francisco Canho, em 1930. Paulista, natural de Jaú, ele sempre quis tomar banho com água quentinha, mas sem correr perigo. Errado não estava... Então, Francisco desenvolveu um modelo bem mais moderno, seguro e eficiente do que as opções existentes na época, a gás ou à lenha. O chuveiro elétrico dele, por exemplo, já oferecia a chave seletora de temperatura, que existe até hoje. O primeiro modelo foi criado em sua pequena oficina, em Jaú mesmo.
De onde veio o costume de construir castelos na Idade Média?
Durante quase mil anos, na Idade Média, centenas de castelos surgiram por toda a Europa, em países, como França, Alemanha e Inglaterra. Com suas muralhas grossas e torres altas, eles protegiam seus moradores, principalmente o rei e a família dele. Aquele foi um período de guerras, e os castelos medievais eram como fortalezas, construídos em lugares estratégicos, em cima de colinas, com o propósito de dificultar possíveis ataques. Os reis não costumavam sair muito das suas residências reais por ser perigoso. Nelas, existiam salões enormes para festas, estábulos para cavalos e jardins com plantas para fins medicinais e ornamentais! Artistas iam a esse local para fazer shows, contar piadas e cantar. Desse jeito, dava para ficar tranquilamente por lá.
Por que sentimos água na boca uando vemos uma comida deliciosa?
Chocolate, cachorro-quente, pizza, hambúrguer, sorvete, batata frita... Só de pensar nessas iguarias, a boca já se enche de saliva, não é mesmo? Mas você já se perguntou por que isso acontece? A salivação é uma reação natural do corpo, um reflexo quando a pessoa está empolgada para comer algo saboroso. Assim, o cérebro começa a enviar sinais para a boca e o estômago, dizendo: “Galera, tem coisa boa vindo por aí, vamos nos preparar!” No mesmo instante, as glândulas salivares produzem mais saliva, para nos ajudar a engolir melhor a comida. Sim, a saliva é fundamental para lubrificar a passagem do alimento. Desse modo, é como se o corpo estivesse se preparando para a festa que vai ser saborear
aquelas gostosuras!
Onde fica o maior cajueiro do mundo?
Se você respondeu que fica no município de Parnamirim, região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, parabéns! O Cajueiro de Piragi cobre uma área de 9.000 metros quadrados, isso corresponde a, aproximadamente, 21 quadras de basquete. Ele é imenso! Localizado na praia de Piragi do Norte, o cajueiro é um “senhor” com quase 136 anos de vida. Ele nasceu em 1888, o mesmo ano em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando as pessoas escravizadas que viviam no Brasil. Atração turística do litoral potiguar, a árvore gigantesca chama atenção porque cresceu para os lados, e não para o alto. Ela atrai cerca de 300 mil turistas por ano e segue ativa. Em 2021, por exemplo, gerou em torno de 15 mil cajus! Bateu curiosidade de vê-lo de perto aí também?
As baleias cachalotes dormem em pé?
Exatamente. Ao contrário de outros seres vivos marinhos, que tiram um cochilo na horizontal, a baleia cachalote dorme na vertical, flutuando na água. Ainda bem, afinal, pesando várias toneladas, nenhuma “cama” iria aguentá-la! Ao contrário de nós, que dormimos em média oito horas por dia, a baleia cachalote precisa de bem menos: bastam algumas boas sonecas de 12 minutos cada, e ela já acorda renovada, com a maior disposição. Além disso, como toda baleia, a cachalote dorme com um lado do cérebro de cada vez. Isso mesmo, enquanto ela repousa, uma parte do cérebro “apaga”, e a outra fica funcionando. Isso serve para ela controlar a respiração e ficar atenta para o caso de aparecer um predador tentando atacá-la.
O planeta Terra está ficando mais quente?
Sim, infelizmente é verdade. Cientistas acreditam que a temperatura média no planeta é a maior dos últimos cem mil anos. A Terra está sofrendo por causa do aquecimento global, consequência da poluição, que atinge a atmosfera e causa o efeito estufa. É como se vivêssemos em uma estufa gigante, o calor não tem por onde sair. Em dezembro de 2023, foi realizada a COP 28, um evento no qual vários países se reuniram para conversar sobre o clima e buscar soluções. A expectativa é que eles reduzam ao máximo o uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) ao produzir energia nos próximos anos. O aquecimento global tem causado impactos sérios no planeta, como o derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, os furacões, as secas e inundações. Isso é terrível para a natureza e para nós.
4 Comments
Muito bom
Agradecemos o comentário, Evellyn! Deus a proteja sempre!
Ta muito bom amei Graça kids
Que bom que gostou, Nicoly! Nossas curiosidades são massas mesmo. Deus a abençoe!