Por: Sandro Miranda | Arte: Eric Codo, Freepik e Adobe Stock
Carregar mochila nas costas é esporte?
Sim! Essa atividade é chamada de rucking. É um treino de corpo inteiro, que consiste em caminhar carregando uma mochila pesada. As mulheres começam levando cerca de 4 a 9 quilos, enquanto os homens, de 7 a 18 quilos. Estudos indicam que o rucking aumenta a resistência muscular e a força, queimando mais de 500 calorias durante uma caminhada. O ideal é praticá-lo ao ar livre, o que beneficia também o cérebro, a pressão arterial e o sono. Isso não quer dizer que você deva encher a sua mochila do colégio de livros e sair por aí, porque conseguirá, no máximo, uma dor nas costas! Essa atividade precisa ser feita com a ajuda de um profissional de Educação Física, a fim de não causar nenhum dano.
Qual é a diferença entre animais domésticos e selvagens?
Animais domésticos, como cães, gatos e hamsters, convivem com as pessoas e dependem delas para sobreviver. O seu bicho de estimação precisa que você coloque comida para ele se alimentar, não é verdade? Já os animais selvagens, como leões, tigres e elefantes, vivem na natureza e encontram seu próprio alimento, caçando ou indo atrás de frutas e folhas. Todo animal preserva o seu instinto e precisa ser respeitado. A diferença é que os bichinhos domésticos são mais mansos, por já serem acostumados com os humanos, enquanto os selvagens costumam ser mais agressivos caso sejam incomodados.
Já inventaram cobertor controlado por celular?
Os chineses criaram um cobertor (ou manta) inteligente que pode ter a temperatura controlada pelo celular. É isso mesmo! Ele se conecta a distância por meio de Wi-Fi. Para aquecer direitinho, possui diversos tubos com água quente no interior e funciona com eletricidade. Mas não se preocupe, os fios não aparecem, isso evita choques ou acidentes. Sua programação é feita para concentrar mais calor nos pés e nas pernas, já que, nessas partes do corpo, o frio costuma ser maior. Segundo a fabricante, o cobertor pode ser usado por até dois meses seguidos sem ter de trocar a água dentro, e é feito com 11 camadas de proteção, para evitar vazamentos. Genial! Você teria um desses na sua casa?
As vacas têm melhores amigas?
Acredite! Existe amizade entre as vacas. Elas são animais inteligentes e sensíveis, sabia? A ponto de reconhecerem uma à outra no meio do rebanho e identificar as preferidas, podendo passar um tempão juntas. Aliás, para ver uma vaca estressada, basta afastá-la de suas melhores amigas. O coração dela começa até a bater mais rápido, por estar longe das bests. Os fazendeiros tratam de manter as vaquinhas próximas e felizes. Assim, elas produzirão leite de melhor qualidade. Pesquisadores de uma universidade no Canadá descobriram que a amizade é levada em consideração até pelos filhos das vacas. Os bezerros aprendem uns com os outros quando crescem juntos.
A Estátua da Liberdade foi dada de presente?
Isso mesmo! A França deu a Estátua da Liberdade aos Estados Unidos em 1886, para comemorar os cem anos da independência americana. Inaugurada em 28 de outubro daquele ano, a escultura fica em Nova Iorque e foi construída em cobre, pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. Ela é enorme: tem 93 metros de altura e pesa 225 toneladas. O pé dela, por exemplo, calça tamanho 879! O mais incrível é imaginar que o monumento foi transportado de navio da França para os Estados Unidos. Na época, o custo total desse presentão foi de 800 mil dólares (cerca de 4 milhões de reais). Isso foi 137 anos atrás, imagine quanto custaria hoje em dia!
O pão francês não foi inventado na França!
Sabia dessa? O pão francês é coisa nossa! Ele é tão popular no Brasil que ganhou um dia para ser comemorado: 21 de março. Mas espere aí... Se o pão é brasileiro, por que o chamamos de francês? Trata-se de uma homenagem. Na França, existe um pão comprido, chamado baguete, que também é famoso por aqui. Os ingredientes e o modo de preparo são os mesmos, e as padarias fabricam de montão. Então, o que fizemos foi adaptar a criação dos franceses. Logo, o pão francês – também conhecido como pão de sal e carioquinha – é uma versão menor da baguete. Hum... Sentiu o cheirinho daí? Que delícia!
Qual é a verdadeira cor das estrelas?
As estrelas apresentam diversas colorações. Algumas são alaranjadas, como Aldebaran e Arcturus, outras são avermelhadas, como Antares, enquanto Rigel e Spica são azuladas. Já Vega e Sirius – a mais luminosa do céu – estão mais para o branco-azulado, e o Sol é uma estrela amarela. Às vezes, elas parecem ser todas brancas, em outras, surgem meio amareladas, ou até verdes. Tudo depende da temperatura e da luz que bate sobre elas. Assim, a variação de cor que uma estrela possui é consequência da temperatura de sua superfície, que pode ser quente ou fria.
Cães e gatos podem ficar diabéticos?
Sim. Essa doença ocorre quando o corpo não produz ou não usa adequadamente a insulina, um hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue. Os sintomas nos humanos e nos bichinhos são semelhantes, como sede excessiva, aumento na produção de urina e fraqueza. O tratamento para o cãozinho ou o gatinho com diabetes é a insulinoterapia, que é o uso da insulina com a finalidade de normalizar os níveis de glicose no sangue. Para que permaneçam saudáveis, é importante manter os animais em boa forma, fazendo caminhadas com eles, oferecendo-lhes uma alimentação saudável e os levando sempre ao veterinário. Com o devido cuidado, eles podem viver bem.