O casuar é genioso e não gosta de ser incomodado!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo e Freepik
Ficha do animal
Onde vive:
Nordeste da Austrália,
Nova Guiné e ilhas circundantes
Tamanho:
machos até 1,65 metro
fêmeas até 1,70 metro
Peso:
machos até 50 quilos
fêmeas podem exceder 75 quilos
Alimentação:
Frutos, fungos, insetos
Parece um dinossauro...
De nome científico Casuarius spp., o casuar faz parte do grupo das aves ratitas de grande porte. Sua aparência semelhante à de um dinossauro chama a atenção de qualquer um. A cabeça tem uma espécie de capacete e agrupa olhos castanhos e um bico avantajado. Já o pescoço é longo e possui cores brilhantes em tons azuis, vermelhos e roxos. Nessa área, há abas chamadas de carúnculas. Algo parecido com as dos perus!
Golpes de ninja
A espécie tem uma plumagem preta pelo corpo, a qual a protege das fortes chuvas. Com pernas musculosas e patas grandes, ela consegue se mover rapidamente pela floresta. Cada uma de suas patas tem três dedos. O dedo médio possui a unha mais avantajada, com 12 centímetros de comprimento. Com o bico, ela é uma arma mortal contra ameaças, que podem ser qualquer coisa ao redor. O instinto de proteção aguçado do casuar o faz atacar pessoas, cachorros e até vacas. No combate, ele pula com os pés sobre o “adversário” a fim de rasgá-lo com suas garras. Não é à toa que ganhou a fama de ser a ave mais perigosa do planeta!
Corre, pula, nada...
Como já deu para perceber, o animal é de poucos amigos. No entanto, gosta de imitar os movimentos dos humanos. Deve ser engraçado ver a cena! Só que de longe, é claro! Isso porque pode não dar tempo de fugir, pois o casuar atinge quase 50 quilômetros por hora de velocidade. Além disso, ele é um ótimo nadador e um saltador admirável. Só não sabe voar, suas asas são atrofiadas. Mas imagine se soubesse! Ele seria imbatível no mundo animal.
Vai uma fruta aí?
Você gosta de frutas? O casuar ama! Sendo uma ave frugívora, pode comer até 11 quilos de frutas por dia! Seu hábito alimentar é muito importante, já que espalha sementes de plantas e frutos por onde vive. Ele também consome caracóis, cogumelos e até pequenos mamíferos mortos que consiga encontrar. Por ser solitário e territorialista, não compartilha as fontes de alimento com ninguém. A área onde habita é somente dele. Nada de intrusos!
Ovos verdes?
Os machos e as fêmeas só convivem na época de reprodução. A mamãe casuar coloca de três a cinco ovos verdes por vez em um ninho feito com folhas no chão. Cabe ao papai cuidar da ninhada, é ele que incuba os ovos durante 49 a 56 dias. Então, com os filhotes nascidos, passa os primeiros nove meses tomando conta deles. É também o macho que ensina os jovens a se defenderem, mostrando como atacar com as patas e o bico.
Vulneráveis, mas protegidos
O casuar está classificado na categoria Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Além da perda de habitat devido à ação humana, eles costumam ser caçados por cães ou porcos selvagens. Atualmente, as três espécies existentes são protegidas por lei. São elas: casuar-anão (C. bennetti), casuar-do-Sul (C. casuarius), casuar do Norte (C. unappendiculatus). Que mais ações possam garantir a vida dessa incrível ave!