Leia os depoimentos de quem cresceu com a Turminha e descubra como as nossas histórias continuam a impactar gerações
Por: Sandro Miranda | Arte: Arquivo Graça Kids e Freepik | Fotos: Arquivo pessoal
É hora de assoprar as velinhas!
Como é bom fazer aniversário! A revista Turminha da Graça (TG) completa 19 anos levando fé, informação e diversão para você que acompanha a publicação todo mês. Logo, para comemorar, vamos falar sobre nada mais, nada menos do que... os leitores da Turminha! Tem gente que cresceu curtindo todas as páginas, e, agora, uma nova geração está se juntando a nós. Chegou a hora de conhecer relatos de leitores que foram tocados por cada exemplar.
Desde 2005, já publicamos 239 edições, incluindo a que você está lendo agora. Isso representa mais de 20 mil páginas de conteúdos incríveis! Cada reportagem é cuidadosamente elaborada a partir de fontes confiáveis, garantindo que a TG ofereça uma leitura enriquecedora para a mente e, acima de tudo, encorajadora para o espírito.
Estamos também na telinha do celular!
Coleção de memórias
A estudante Vitória Pepe de Albuquerque, 20 anos, praticamente nasceu com a publicação. Essa querida leitora tem uma coleção impressionante! “Entregavam a Turminha para todas as crianças da escolinha [da Igreja], e eu, no berçário, recebia também”, conta a jovem.
Vitória guarda todo esse material como um tesouro. Pudera, já que Binho, Flora, Caio, Aninha, Zequinha, Likinha e Belinha serviram de instrumentos para influenciá-la por meio de valores éticos e espirituais. “Minha mãe lia para mim as histórias em quadrinhos com lições incríveis. Quando eu cresci, já amava ler e desenhar com a minha irmã. Creio que isso tenha influenciado na minha vida com Jesus, na formação do meu caráter, porque busco fazer o que é correto”, explica.
Atualmente, temos mais dois personagens. A Sofia, que é uma menina cheia de sabedoria, e o Raj, um garotinho que veio da Índia para o Brasil. Aqui, ele aceitou Jesus e procura saber cada vez mais da Palavra.
Quando pequena, Vitória gostava à beça das matérias sobre música e instrumentos musicais. Atualmente – imagine só – cantar é o que mais ama fazer! Ela adora ao Senhor no ministério de louvor de Madureira, na sede estadual da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Rio de Janeiro.
Valores que permanecem
Sabe qual é a resposta do Kauã Jonas Nunes da Silva Pereira quando perguntam a ele quando começou a gostar da TG? “Desde que eu me entendo por gente.” Ele cresceu indo aos cultos da IIGD e vibrava quando os personagens da revista apareciam por lá.
Os integrantes da Turminha em tamanho real visitavam as igrejas para realizar apresentações musicais e transmitir o amor de Jesus para as crianças.
Aos 20 anos, Kauã carrega princípios que aprendeu lendo a Turminha. O mais marcante é orar antes das refeições. “Eu me lembro de uma vez a revista ter reforçado essa prática, e orei antes de comer. Até hoje tenho esse hábito”, conta o rapaz.
Outro ensinamento que aprendeu na infância foi a respeito de ser sincero. “É sobre ser verdadeiro, tanto dentro quanto fora da Igreja. Vi isso uma vez na revista e agreguei em minha vida, mesmo sendo pequeno”, afirma.
Aquele garotinho que colecionava os pôsteres da revista seguiu um chamado. Hoje, Kauã é levita. “Toco, canto, ministro. Criou-se em mim esse amor pela Palavra de Deus, por anunciar a mensagem da salvação. Gosto de pregar, ajudar almas e creio, sim, que foi por causa da revista”, garante o jovem.
Turminha influenciadora
Isabella Borges Ramos tem 28 anos e está na Igreja da Graça desde 1999. Advogada, ela diz sentir uma alegria imensa quando se lembra da Turminha: “Eu me recordo das paredes da IIGD em Mesquita sendo pintadas com os personagens. Minha mãe conheceu Jesus um pouco depois que nasci, por eu ter apresentado uma deficiência no pé direito”, explica.
Conforme se desenvolvia na fé, ao participar dos cultos na companhia da Turminha, Bella via a aproximação de seu pai com o Senhor por meio de sua evolução física. Curada, ela seguiu a vida e se dedicou aos estudos, formando-se em Direito. “Cresci com meus pais me incentivando a caminhar segundo a direção de Deus, porque, certamente, Ele seria comigo como foi com os personagens que eu ia conhecendo”, relembra-se.
Mesmo depois de se tornar adulta, Bella não deixou de acompanhar nossas páginas. “Amo como é simples a dinâmica do ensinamento, de modo que não apenas se destina à criança, mas também alcança os adultos. Jamais vou me esquecer dos momentos que tive com meus pais à mesa, lendo minha revistinha. Eu também tinha o hábito de doá-las a outras crianças, porque meu pai e minha mãe me incentivaram a ser evangelista na escola”, afirma.
Desde 2013, a Turminha da Graça conta também com as histórias em quadrinhos do Midinho, o Pequeno Missionário. O personagem mostra os ensinamentos de Jesus aplicados no dia a dia. Suas aventuras são acompanhadas de uma turma superlegal: David, André, Daniel, Marcos, Filipe, Lili, Montanha e muito mais.
Da leitura à liderança
Iuri de Andrade Rosa teve contato com a publicação quando tinha cinco anos de idade. Agora, ele tem 25 anos e uma linda trajetória evangelizadora: “A revista teve grande influência na minha vida espiritual. Hoje, sou pastor da Igreja da Graça”, diz ele, que aprecia as páginas do Descubra a História.
A leitura simples e divertida desse material evangelístico ajudou a criar essa experiência tão bonita na vida de Iuri: “Sempre fui muito ligado ao conteúdo, que é focado na Palavra e está de acordo com a minha linguagem. Isso fez com que, desde a infância, eu aprendesse valores espirituais que me fizeram progredir na minha missão: viver um chamado em Cristo”.
Os depoimentos desses leitores refletem a relevância de ensinar você, que é criança hoje, o caminho em que deve andar (Provérbios 22.6). Assim, crescerá e se tornará uma pessoa com boas informações, que, consequentemente, fará ótimas escolhas.
O alcance da TG pelo Brasil
Percorrendo cada região brasileira, a publicação entra em igrejas, hospitais, lares e orfanatos. Além das grandes cidades, chega a comunidades distantes.
Prova disso é o Projeto Casa de Oração, localizado em Caxias, no estado do Maranhão. Quem está à frente da iniciativa é a missionária Maria Balbina Pinto Cruz. Ela visita as comunidades que mais necessitam de ajuda, distribuindo revistas da Turminha da Graça aos pequenos: “Deus tem levantado meninos e meninas de oração, porque as crianças são o nosso futuro”, destaca ela.
Durante os acampamentos, a irmã em Cristo fala da Palavra do Senhor aos pequeninos, por meio da revistinha, e oferece alimento para eles. Nos dias de evangelização, todos se divertem pra valer! Se quiser acompanhar mais de perto esse trabalho social, siga a página do projeto fundado pela missionária no Instagram (@casa_de_oracao_no_maranhao).
Como você pode ver, a TG segue cumprindo a sua missão em todo o Brasil. Quem sabe não tenha chegado a hora de expandir as fronteiras e alcançar o mundo? Ops! Não podemos revelar muito, mas vem novidade por aí. Aguarde! Depois de assoprar velinhas, agora é hora de cortar o bolo! Viva o Salvador!
2 Comments
Muito bom 😊
Olá, Lucélia! Que bom que gostou! Ficamos felizes com esse retorno. Deus a abençoe!