1 Samuel 8.1 – 15.35
Versículo-chave
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
1 Samuel 8.5
Mensagem de fé
O livro de Samuel descreve um período de mudanças vivido pelo povo de Deus. Foi um momento em que os israelitas se deixaram influenciar pelas nações vizinhas e desejaram, como elas, ter um rei. O Senhor atendeu a essa solicitação, embora o pedido demonstrasse que Israel não queria ser mais direcionado exclusivamente pelo Altíssimo.
Saul foi o escolhido para ser o primeiro rei de Israel (1 Samuel 9.2). O povo se alegrava e dizia: “Viva o rei!”. O reino tinha tudo para dar certo, pois a direção divina era seguida até então. E foi exatamente por causa do “sucesso” que Israel caiu em pecado.
Não é errado pedir coisas grandes a Deus. Certamente, Ele pode nos agraciar com todas elas. Porém, tome cuidado para que o seu coração não se afaste do bem, e, assim, o seu “reino” seja reprovado.
Objetivos
– Aprender que não podemos desobedecer ao Rei Jesus.
– Entender que devemos guardar a nossa coroa.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos terão como foco a vida do rei Saul. Seria possível um rei perder a sua coroa? Por que isso aconteceria? As respostas a essas perguntas serão os pontos principais abordados neste estudo. Explique para as crianças que ter o poder de um rei não é fácil, pois ele tem influência sobre um povo inteiro e, mesmo assim, não pode se esquecer de seguir a Palavra.
Voltando ao início: Saul foi o primeiro rei de Israel e teve o seu reino escolhido, confirmado e, depois, rejeitado. Planeje a aula, estudando bastante o tema a ser ensinado e organizando todo o material da lição. Para a preparação do conteúdo a ser ministrado, você precisará:
– Fazer cópias das atividades para os alunos (seção: Colocando em prática).
Recebendo os pequeninos
Receba as crianças com alegria e as acomode. Faça a chamada, apresentando os novos alunos e dando–lhes as boas-vindas. Para “quebrar o gelo”, use a dinâmica do rei. É uma brincadeira em que você será o líder e dará ordens que todos deverão cumprir, por exemplo: “O rei diz: mãos na cabeça!”; “O rei diz: gire em círculos!”; “O rei diz: toque os dedos do pé!”; “O rei diz: fique em um pé só!”, e todos terão de obedecer-lhe. Somente as ordens que começarem com “o rei diz” devem ser cumpridas. Quem desobedecer ou obedecer a uma ordem sem essa frase sairá do jogo.
Ao final da brincadeira, contextualize a história do dia. Explique que o povo de Israel quis imitar as nações vizinhas e pediu um rei a Samuel. Mesmo não gostando desse pedido, Deus o atendeu e separou Saul para ser o primeiro monarca de Israel. Apesar de ser separado pelo Altíssimo, ele perdeu a coroa.
Louvando ao Senhor
Diga às crianças que chegou o momento de louvar a Deus. Para acompanhar esta lição, sugerimos a canção Jesus é bom, da Turminha da Graça.
Recolha as ofertas, ensinando que temos de dar o melhor para o Senhor. Fale que hoje ofertamos a Deus por meio da nossa vida, dos dízimos e das ofertas alçadas.
Descobrindo histórias…
Em um sábado de verão, três amigos jogavam futebol na quadra do condomínio, quando começaram a discutir:
— Eu sou o rei da bola, o craque da quadra! – dizia João.
Pedro rebatia:
— Eu fui o melhor atacante no torneio de futebol da escola. Sou o rei do futebol!
Enquanto isso, Mario afirmava:
— Jogo na escolinha de futebol há três anos e sou o rei do campeonato!
Seu Joaquim, vizinho dos meninos, estava passando e ouviu a discussão (figura 1). Para acalmar os ânimos, ele decidiu chamar os três para conversar:
— Meninos, não briguem! Vocês sabiam que um rei pode perder a coroa?
Todos ficaram atentos, e seu Joaquim continuou a falar:
— A Bíblia nos conta que o profeta Samuel era um juiz que cuidava bem do povo de Deus. Quando ele ficou velho, os filhos assumiram seu lugar, mas não eram honestos. Então, o povo de Israel não quis saber de outro juiz e quis um rei (1 Samuel 8.4,5). Samuel não gostou desse pedido. Ele sabia que os israelitas, na verdade, desejavam ser iguais às nações vizinhas e não ter mais o Senhor como seu verdadeiro líder. Ele orou ao Todo-Poderoso, que o mandou falar àquelas pessoas todas as consequências ruins de ter um rei (1 Samuel 8.10-18). Entretanto, o povo não mudou de ideia.
— Mas que gente teimosa! – afirmou João.
Seu Joaquim concordou e prosseguiu:
— Passado um tempo, o jovem Saul, da tribo de Benjamin, foi procurar alguns dos seus jumentos perdidos. Deus, então, avisou a Samuel que o novo rei chegaria. Quando o profeta viu Saul, confirmou que ele seria o rei (1 Samuel 9.17). Samuel o ungiu como o primeiro rei de Israel (1 Samuel 10.1). Saul foi apresentado ao povo, e houve gritos: “Viva o rei!” (figura 2). Com o exército de Israel, o rei Saul venceu muitas batalhas. No entanto, chegou um período em que ele se esqueceu de Deus e desobedeceu às Suas ordens. Primeiro, ofereceu uma oferta ao Senhor sem o profeta Samuel estar presente. Isso era proibido na época (1 Samuel 13.9-13). Depois, ele não combateu os amalequitas por completo, conforme Deus lhe havia ordenado, e sim protegeu o rei Agague e guardou as ovelhas, vacas e os cordeiros daquele povo (1 Samuel 15.2,9) (figura 3). O Senhor perdeu a paciência com Saul e o rejeitou, escolhendo outro rei para comandar Israel (1 Samuel 15.28) – explicou seu Joaquim, acrescentando: — Viu como um rei pode perder a coroa por causa de seu orgulho?
Os três amigos ficaram assustados e entenderam que, quando desobedecemos a Deus, podemos perder as bênçãos que recebemos. Eles decidiram que não brigariam mais e fizeram um acordo: a partir de agora, somente o maior de todos os reis, Jesus Cristo, reinaria sobre eles (figura 4).
Colocando em prática
Entregue lápis e borrachas para os alunos, bem como a folha contendo as atividades. Leia os enunciados em voz alta.
Hora da despedida
É hora de finalizar a aula! Peça ajuda às crianças na arrumação da sala e ore com elas, agradecendo ao Senhor pela lição. Pergunte se alguma delas aceita receber Jesus no seu coração e explique o que é isso. Deseje a todos uma semana de bênçãos e as incentive a voltar na próxima aula. Fale com os responsáveis o que foi ensinado e peça que reforcem o conteúdo em casa. O foco é obedecer ao Rei Jesus e guardar a coroa para não perdê-la.
7 Comments
Muito edificante esses estudos para as nossas crianças, Deus abençoe a todos os envolvidos neste lindo trabalho.
Olá, Eliane! Que o nosso material possa contribuir para quem se dedica á escola bíblica infantil. Agradecemos o carinho e o comentário!
Q benção de lição
Obgda a todos q estão envolvidos e nos ajudando com conteúdos tão cheios de ensinamentos. Deus abençoe a todos.
Olá, Bruna!
Agradecemos pelo comentário.
Amei
Esse trabalho é lindo e maravilhoso, e muito gostoso estudar esse conteúdo, é edificante. .
Olá, Elivanda!
Agradecemos pelo comentário.