Textos-base: 1 Reis 1.1–11.43
Versículo-chave
E guarda a observância do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares.
1 Reis 2.3
Mensagem de fé
Os olhos do Senhor passam por toda a Terra (Deuteronômio 11.12), procurando aqueles cujo coração seja totalmente dEle (2 Crônicas 16.9). Essas pessoas têm características em comum, e uma delas é a obediência ao Senhor.
Aqueles que obedecem a Deus e à Sua Palavra se enchem de alegria. O Pai celeste, por Sua vez, capacita-os a fazer grandes obras em Seu Nome. Podemos concluir que a chave para uma vida cristã frutífera e abençoada é a obediência.
Aprendemos, com a vida do rei Salomão, que não bastam momentos de obediência. Obedecer a Deus é uma regra, um padrão que deve ser mantido. Pode parecer difícil, mas é possível e viável, graças à ação do Espírito Santo que habita em nós. Lembre-se de que obedecer é melhor que sacrificar (1 Samuel 15.22)!
Objetivos
– Assimilar que, ao obedecermos ao Senhor, realizamos grandes obras nesta Terra.
– Reconhecer que precisamos ser perseverantes em servir-Lhe até o fim.
Preparando a aula
Nesta lição, os alunos aprenderão sobre a vida de Salomão, sua ascensão e queda na tarefa de servir ao Senhor. Para planejar sua aula, olhe atentamente para os objetivos propostos. Com base nisso, estabeleça as próprias diretrizes de acordo com a realidade e a necessidade da turma. Estude o textos-base e organize a sala de aula, separando um espaço para as atividades e brincadeiras. Para a preparação do material que será utilizado durante a aula, será preciso:
– Fazer cópias das atividades para os alunos (anexas abaixo).
Recebendo os pequeninos
Cumprimente os alunos com carinho e pergunte-lhes como foi a semana. Ouça, com atenção, os depoimentos e faça a chamada, apresentando, em seguida, os visitantes.
Cite brevemente as conquistas e os conflitos do rei Davi. Relate que, quando ele estava com a idade avançada, Deus designou seu filho Salomão para reinar em seu lugar. Antes de morrer, Davi ainda aconselhou Salomão a ser corajoso e obedecer às leis do Senhor (1 Reis 2.2,3). Salomão fez isso e foi responsável por grandes feitos. Sua ascensão o levou a ser reconhecido até os dias de hoje. Ao final da sua vida, no entanto, praticou a idolatria e pecou.
Louvando ao Senhor
Explique aos alunos que devemos louvar a Deus em todo o tempo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até o fim de nossa vida. Para essa lição, sugerimos o cântico Escolha Jesus da Turminha da Graça.
Recolha as ofertas, argumentando que temos de dar o melhor para Deus. Conte que, quando Salomão construiu o Templo para o Senhor, empregou o que havia de mais precioso na sua época.
Descobrindo histórias…
Guilherme era um homem rico, que havia recebido uma herança da mãe e aumentado a riqueza da família. Mas começou a apostar dinheiro em jogos e acabou perdendo boa parte do que tinha (figura 1). Desesperado, ele procurou o pai e pediu-lhe ajuda. Ao ouvir o relato do filho, Seu João se lembrou logo da história de Salomão e decidiu compartilhá-la:
— Salomão era filho do rei Davi, e Deus havia falado que ele seria o novo rei de Israel, mas seu irmão Adonias tentou tomar seu lugar. Ao saber da notícia, Davi, imediatamente, fez Salomão ser ungido novo rei, e ele reinou com a alegria de todo o povo, que dizia: Viva o rei Salomão! (1 Reis 1.32-35) (figura 2).
— Aposto que ele soube cuidar melhor do seu reino do que eu da minha herança – desabafou Guilherme, com a cabeça baixa.
— Após a consagração de Salomão, Davi o chamou para dar-lhe alguns conselhos – continuou Seu João. — Ele pediu ao filho que não se desviasse dos caminhos do Senhor, colocando-O sempre no centro de tudo (1 Reis 2.1-3). Após esse fato, Davi faleceu, e Salomão assumiu o trono.
Pensativo, Guilherme ouvia o pai atentamente.
— Certa noite, Deus apareceu a Salomão em um sonho e lhe perguntou o que queria receber. Salomão pediu sabedoria e um coração entendido para julgar o povo (1 Reis 3.5-15). Por meio da sabedoria que recebeu do Senhor, ele julgou uma causa e identificou quem era a verdadeira mãe de uma criança (1 Reis 3.16-28). Seu reinado se fortaleceu, e ele passou a ter domínio sobre todos os reinos.
— Deus bem que poderia aparecer para mim também! – suspirou Guilherme.
— Ouça a história! – disse seu pai. — Salomão ainda construiu um palácio para ele, mas sua principal obra foi o Templo de adoração a Deus. Esse Templo simbolizava a constante presença do Altíssimo e Sua proteção sobre Israel. Tempos antes, Davi já havia manifestado o desejo de construí-lo, porém Deus havia declarado que isso seria tarefa para o seu filho. Salomão obedeceu a Deus e empregou na construção do Templo o que havia de melhor (1 Reis 6) (figura 3).
— Mas o que essa história tem a ver com a minha? – perguntou Guilherme.
— Simples! – disse Seu João. — Depois de um tempo, Salomão se desviou dos caminhos do Senhor, envolvendo-se com mulheres estrangeiras e tornando-se idólatra (1 Reis 11.1-4). Isso fez Deus Se indignar contra ele e entregar uma parte do reino, que seria do seu filho, ao seu servo Jeroboão, após a morte de Salomão.
— Entendi. Assim como eu, Salomão, por pecar contra Deus, perdeu uma parte do que possuía. Mas o que eu faço? – perguntou Guilherme.
— O Senhor está sempre pronto para nos abençoar. Não cometa mais os mesmos erros e busque ao Senhor. Tenho certeza de que Ele vai restituir o que você perdeu – afirmou Seu João.
Guilherme percebeu que estava agindo de maneira errada e se arrependeu. Decidiu, então, perseverar nos caminhos do Altíssimo, sendo fiel até o fim. Aos poucos, ele conseguiu recuperar tudo o que havia perdido (figura 4).
Colocando em prática
Distribua para os alunos as folhas de atividades e leia em voz alta os enunciados. Faça a mediação na segunda atividade, pois ela é mais subjetiva, para que o aluno expresse o que ele entendeu da lição.
Atividade 1
Oriente as crianças para ligar as peças às áreas que estão faltando e completar o quebra-cabeça do rei Salomão.
Resposta:
Atividade 2
Diante do aprendizado do dia, peça aos alunos que respondam às questões.
a) Davi aconselhou seu filho Salomão a nunca se desviar dos caminhos do Senhor (1 Reis 2.4). Você procura ouvir os conselhos que recebe?
b) Por obedecer à Palavra de Deus, Salomão conseguiu construir um lindo Templo para o Senhor. Se você pudesse fazer a obra que quisesse, escolheria o quê?
c) Quando Salomão desobedeceu às ordens do Altíssimo e se entregou à idolatria, perdeu tudo o que tinha. Você procura obedecer à Palavra de Deus? Cite um exemplo.
Resposta:
a) Por meio desta questão, você irá detectar se os alunos entenderam a importância de ouvir os conselhos de pessoas que desejam o nosso bem.
b) Apesar de ser muito pessoal, esta questão irá expor o objetivo de vida de cada aluno. Se eles ficarem em dúvida, explique que pode ser qualquer tipo de obra, como escola, igreja, casa na praia, ou mesmo uma obra na própria residência.
c) Expor situações cotidianas, como não mentir e ser um bom filho, faz com que o aluno identifique melhor os seus erros.
Hora da despedida
Chegou o momento de finalizar a aula. Revise o tema principal da lição e peça ajuda às crianças para arrumar a sala. Pergunte se alguém deseja receber o Senhor Jesus como seu Salvador. Caso afirmativo, faça uma oração por ela. Ore com todos, agradecendo ao Senhor pelo aprendizado da lição. Despeça-se e deseje às crianças uma semana cheia de bênçãos. Incentive-as a voltar na aula seguinte e explique aos responsáveis sobre o que foi ensinado.