Entenda como esse esporte combina saltos incríveis e música em uma quadra inflável superdivertida!
Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik | Fotos: Adobe Stock
É uma misturada!
O bossaball mistura vôlei, futebol, ginástica e capoeira, tudo isso jogado em uma quadra inflável com camas elásticas. Nele, os jogadores podem fazer saltos acrobáticos incríveis enquanto tentam marcar pontos, além de remexerem o corpo todo. É demais!
Esse esporte é ótimo para melhorar a coordenação motora, a flexibilidade, a força e o equilíbrio. Os saltos e as acrobacias trabalham todos os músculos e ajudam a pessoa a desenvolver reflexos rápidos.
Um belga e a música brasileira
Quem inventou o bossaball foi um belga chamado Filip Eyckmans, no início dos anos 2000. Ele queria criar um esporte inédito, que combinasse música, diversão e acrobacias. Apaixonado por grandes artistas brasileiros, como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Filip se inspirou na nossa Bossa Nova para ditar o ritmo do esporte, que é uma sensação na Europa!
O bossaball é perfeito para ambientes animados, como festivais e eventos na praia.
As músicas que tocam durante o jogo, chamadas de “batidas bossaball”, dão ainda mais energia para as partidas, fazendo o esporte empolgar até quem assiste.
Salte, gire e marque!
As partidas são disputadas entre duas equipes, formadas por quatro ou cinco jogadores, e o objetivo é mandar a bola para o lado adversário, tentando fazê-la tocar no chão. Para isso, os atletas podem usar as mãos, os pés, a cabeça ou qualquer outra parte do corpo.
É uma quadra ou um palco?
O bossaball mistura vôlei, futebol, ginástica e capoeira, tudo isso jogado em uma quadra inflável com camas elásticas. Nele, os jogadores podem fazer saltos acrobáticos incríveis enquanto tentam marcar pontos, além de remexerem o corpo todo. É demais!
Pontuação e jogadas acrobáticas
Os pontos são marcados quando a bola toca o chão no lado da equipe adversária. Se cair na parte inflável, o time marca um ponto, mas, se cair na cama elástica do oponente, são três pontos! Além disso, jogadas acrobáticas podem dar pontuações extras, porque quem se locomove no ar geralmente tem mais dificuldade, então o esforço vale a recompensa!
Até o juiz entra na brincadeira
Para quem ainda não se convenceu de que o bossaball é um esporte dinâmico, aqui vai mais uma prova: o árbitro da modalidade usa não apenas um apito, como também microfone, instrumentos de percussão e até uma mesa de DJ! Sim, ele comanda a partida enquanto põe todo mundo para dançar!
Os donos do pedaço
Os torneios-exibição costumam reunir muitos participantes na Europa, mas os campeonatos ainda são organizados de maneira amadora no Brasil, sem uma entidade oficial ou um ranking que permita conhecer os melhores atletas. Quer conferir um pouco mais no Instagram? O perfil @bossaballbrasil mostra o que é essa modalidade. No YouTube, basta pesquisar pelo esporte para encontrar vídeos apresentando jogadas espetaculares!
A prática leva à diversão
Para começar a jogar bossaball, o ideal é procurar lugares nos quais as quadras infláveis estejam disponíveis. Não precisa ser como um acrobata desde o começo, o importante é se divertir e aprender aos poucos. Vale ajeitar de peito, dar “peixinho”, chutar de calcanhar e muito mais! Curtiu? Que tal experimentar esse esporte tão incrível e cheio de adrenalina?
Exercícios simples que vão ajudar no seu desempenho no bossaball
• Pular corda: ajuda a melhorar a coordenação e o ritmo.
• Agachamentos: fortalece as pernas para aprimorar os seus saltos.
• Alongamento: melhora a flexibilidade para fazer manobras acrobáticas.