Viagem pelo conhecimento
Berlim é rica em história, cultura e ciências! Saiba mais!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Turminha, 123RF e Freepik
Tudo junto e misturado
Você já ouviu falar de Berlim? A capital da Alemanha possui 3,7 milhões de habitantes e detém o título de segunda cidade mais populosa da União Europeia. Quem caminha por lá enfrenta temperaturas baixas, em média 9,4 graus Celsius (é de bater o queixo de frio!) e presencia um cenário encantador, que mistura o passado e o presente. Seus 900 quilômetros quadrados de extensão abrigam florestas, jardins, rios e lagos. Além disso, há prédios e monumentos antigos e históricos e obras de arquitetura moderna. Algo curioso!
União entre os povos
Não dá para negar a importância histórica dessa nação para o mundo. É nesse local que fica o famoso Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha por 28 anos. Sua queda foi um dos eventos mais marcantes do século 20, pois unificou o país, que estava dividido entre o lado Ocidental e Oriental. Há pontos de onde é possível conferir de perto esse paredão de concreto. Na East Side Galery, por exemplo, o muro cinza e sem vida, símbolo da repressão da época, ganhou centenas de grafites e se tornou uma galeria de arte a céu aberto.
De tremer as pernas
Outro destino interessante é a Postdamer Platz, uma praça movimentada e moderna. Acredita que ela tem um dos primeiros semáforos da Europa? Se você curte altura, vai se amarrar no edifício mais alto do país, conhecido como Fernsehturm ou Torre de TV. Seus 368 metros atraem mais de 1 milhão de pessoas por ano em busca da vista 360 graus da localidade. Haja adrenalina!
Pura tecnologia!
O Museu Alemão de Tecnologia é outro ponto imperdível. Logo na entrada, no telhado, está um avião de 1949, usado para salvar os soldados de um cerco inimigo. É possível também acompanhar a evolução tecnológica nas mais diversas áreas, como Cinema, Fotografia, Informática e Telecomunicações. Algo interessante para compreender como os aparelhos antigos se modernizaram ao longo dos anos. O local abriga aeronaves, barcos e locomotivas de vários tamanhos e oferece demonstrações e atividades para explicar tudo na prática!
No rastro dos dinos...
O Museu de História Natural de Berlim merece uma visita. O acervo conta com milhões de objetos, minerais e uma porção de animais empalhados. Para quem gosta de dinossauros, há um salão para eles, recheado de fósseis. Aliás, lá está o maior esqueleto montado de um ser pré-histórico no planeta, um Giraffatitan brancai, com mais de 13 metros de altura. Há ainda exposições, incluindo uma que trata da evolução do sistema solar.
Miniatura para brincar!
Que tal conferir Berlim em miniatura, hein? Para isso, basta passar na Little Big City. A atração apresenta a cidade recriada, com seus cenários históricos que revelam acontecimentos importantes. Dá para conferir como a área ficou após o fim da Segunda Guerra Mundial e o muro erguido que dividia o país. O legal de tudo é que você pode brincar com algumas maquetes.
Só golaço!
Berlim ainda tem um zoológico maneiríssimo e um aquário de tirar o fôlego. Se você é fã de futebol, assim como o Zequinha da Turminha da Graça, não pode deixar de ir ao Estádio Olímpico. Nele, aconteceu a final da Copa do Mundo entre a França e Itália, em 2006. Já percebeu o quanto a capital da Alemanha é especial, certo? Se um dia passar por lá, experimente a salsicha com curry e a salada de batatas, algo típico da região.