Embarque com a Turminha para conhecer os continentes!
Por: Sandro Miranda | Arte: Freepik e Banco de imagens Graça Kids
Você já se perguntou o que são aqueles pedaços de terra gigantes vistos nos mapas? Eles são os continentes! Nesta edição, iniciaremos uma incrível jornada para explorar cada um deles. Vamos conhecer mais sobre sua relevância histórica e geográfica e seus segredos. Então, aperte os cintos, porque a série Explorando os Continentes está prestes a começar!
Descobrindo gigantes
Nossa primeira parada é entender o que são os continentes. Vamos começar pelo básico, certo? A palavra continente vem do latim terra continens, que significa massa de terra contínua. Portanto, os continentes correspondem a porções gigantescas de terra que se estendem por grandes distâncias. Imagine-os como peças de um tangram compondo a superfície terrestre. E sabe o que é mais legal? Eles estão separados pelos oceanos.
Lendários da exploração
A aventura de desbravar novos continentes tem sido marcada por uma combinação de coragem e ousadia. Pense em pessoas como Marco Polo, que viveu há muito tempo (de 1254 a 1324) e percorreu toda a Ásia, e Cristóvão Colombo (1451-1506), que chegou à América. Exploradores como eles, cheios de curiosidades sobre a existência de terras desconhecidas, aventuraram-se em viagens emocionantes por mares misteriosos. O barco era o grande – e único – meio de transporte que havia para chegar a lugares distantes. Tudo era novidade!
Conexões globais
Os continentes são essenciais para compreender a geografia do planeta e estudar como isso afeta a temperatura da Terra. Eventos em um continente podem afetar drasticamente outro, destacando nossa interdependência. Por exemplo: um enorme bloco de gelo que se solta e derrete na Antártida pode se tornar um tsunami e atingir a Ásia. Querendo ou não, estamos todos interligados.
Cinco, seis ou sete? Quantos continentes existem?
Agora, uma perguntinha intrigante: quantos continentes existem? Sei que muitos sabichões dirão: “Fácil! É lógico que são seis, né? Ásia, África, América, Europa, Oceania e Antártida. Todo mundo sabe disso”. Mas essa resposta pode variar. Nos Estados Unidos, por exemplo, os alunos geralmente aprendem que são sete: América do Norte (onde eles estão), América do Sul (onde nós estamos), Ásia, África, Europa, Oceania e Antártida.
Alguns especialistas defendem que a Europa e a Ásia formam um bloco: a Eurásia. Eles afirmam que a questão é meramente política, já que os dois estão grudados, geograficamente falando. Nesse caso, seriam cinco continentes: Eurásia, África, América, Oceania e Antártida. E há quem acredite que a Antártida nem deveria ser contada, pelo fato de não ser habitada de maneira permanente. Assim, sobrariam quatro. Quanta teoria!
Resumo da obra: não existe um consenso, há várias interpretações. Nas escolas brasileiras, o mais comum é aceitar a teoria de que existam seis. Mas o importante é lembrar-se de que o nosso mundo é cheio de lugares incríveis para conhecer, não importa quantos continentes contemos. E o mais especial é que todos eles foram criados por Deus.
Cinco anéis continentais
A bandeira olímpica, com seus cinco anéis, simboliza os continentes habitados: Europa (azul), Ásia (amarelo), América (vermelho), África (preto) e Oceania (verde).
Curiosidades sobre cada continente:
• Ásia: Pense em um lugar gigantesco, maior que todos os outros continentes! São nada menos do que 44,5 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a cinco Oceanias. E não para por aí! A Ásia abriga mais da metade da população mundial: 4,5 bilhões de pessoas.
• África: Esse continente é como um enorme parque de aventuras com savanas, florestas e desertos. A África é especial porque tem animais e plantas que não existem em nenhum outro lugar. Leões, girafas, e muito mais! A natureza em terras africanas é simplesmente deslumbrante!
• Europa: Se você gosta de reis e rainhas, castelos e artistas famosos, vai amar a Europa! Esse lugar é repleto de histórias antigas e é conhecido como “Velho Continente”. Tem mais países pequenininhos do que em qualquer outro lugar. O maior país é a Rússia, e o menor é o Vaticano.
• América: De norte a sul, a América é um continente cheio de surpresas! Há cidades com tecnologia avançada e também regiões com natureza incrível, como a Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo.
• Antártida: Brrr, que frio! A Antártida é o ponto mais gelado da Terra e um dos habitats de pinguins e baleias. As temperaturas podem ser superbaixas. Esse continente é muito importante para o nosso planeta.
• Oceania: Por último, temos a Oceania, um conjunto de ilhas com vulcões, praias de areia branquinha e um mar cheio de corais e peixes coloridos. É o menor continente, e foi o último a ser descoberto. Por isso, algumas pessoas o chamam de Novíssimo Mundo.
Nas próximas edições, vamos nos aprofundar em cada continente. Iremos explorar florestas tropicais, desertos misteriosos e paisagens geladas. Então, não perca, pois muitas maravilhas do mundo estão esperando para serem reveladas.