Deus instituiu o papai para que possa ajudar você no que precisar!
Por: Diego Fraguas I Arte: Rafael Barsottelli
Presença fundamental
“Obrigada, querido papai!” É assim que a filha de Jairo deve ter expressado sua gratidão a ele, após um daqueles abraços de urso. Diante do milagre que recebeu, ela viu que o pai a amava e estaria disposto a fazer de tudo para que ficasse bem. Aquela menina sabia que jamais seria abandonada e que tinha alguém em quem pudesse confiar sempre.
Deus deseja que todos os filhos tenham esse mesmo sentimento. Foi por isso que Ele instituiu a paternidade na Terra. Dentro da estrutura familiar, o pai tem um papel indispensável. Se não fizesse falta, o Criador não teria dado ao Seu filho um pai terreno. Sim, Jesus teve José! Foi com esse homem, inclusive, que aprendeu a profissão de carpinteiro.
Imagem de Deus
O papai é uma espécie de sacerdote do lar, que dá direção à família. Cabe a ele amar, respeitar, zelar e disciplinar os filhos, a fim de lhes transmitir a imagem do Altíssimo. O Pr. Denilson Silva, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Acre, afirma que o homem tem um propósito nessa missão: “Envolve muito mais do que proteção e suprimento das necessidades básicas. É ser exemplo no modo de agir, falar [1 João 3.2]!”.
Conforme as evidências bíblicas, a filha de Jairo tinha um pai em casa que cumpria o seu devido papel. “A Palavra de Deus é o livro mais atual que existe. Certa vez, Jesus disse: E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? [Lucas 11.11a]”, frisa o pastor.
Importância do pai
A história da família de Jairo está registrada na Bíblia, nos evangelhos (Mateus 9.18-26; Marcos 5.21-43; Lucas 8.40-56). Por meio dela, é possível entender a importância da figura do pai, seja ele o que vive entre nós seja o que habita no Céu. A narrativa ainda mostra um dos grandes milagres de Jesus.
A ponto de morrer
Tudo começou quando a filha de Jairo ficou doente. A Palavra não diz qual o tipo de enfermidade, mas relata que o estado da garotinha era grave. Naquela época, a Medicina tinha poucos recursos, e as doenças evoluíam rápido. Foi o que provavelmente sucedeu com ela.
A menina ficou a ponto de morrer. Imagine o desespero de Jairo diante disso? Apesar de ser o principal da sinagoga – onde os judeus se reuniam para ler o livro da Lei –, seu poder e riqueza não eram capazes de salvar a própria filha. Então, ele não pensou duas vezes ao saber que Jesus estava por perto.
Seria o fim?
Jairo foi encontrar o Filho de Deus e, quando isso aconteceu, se lançou aos pés dEle. O homem de posses implorou que Cristo fosse até a sua casa para curar a menina. Seu clamor foi atendido, e eles seguiram rumo ao destino. No meio do caminho, Jesus foi tocado por uma mulher e a curou de uma hemorragia que a afligia havia 12 anos.
Enquanto ainda falava com a mulher, um dos príncipes da sinagoga chegou e disse a Jairo que a única filha dele, de apenas 12 aninhos, havia acabado de morrer. O mensageiro o aconselhou a não importunar mais o Rei dos reis com aquele assunto. Seria o fim dessa história em busca do milagre?
Não deixe de crer
Ouvindo a má notícia, Jesus disse a Jairo que permanecesse com fé: Não temas; crê somente, e será salva (Lucas 8.50). Antes de partir com o pai aflito, o Messias se despediu da multidão que o acompanhava, exceto de Pedro, Tiago e João.
Quando chegaram, todos no local estavam desolados. Havia muito choro e luto pela morte da garotinha. A mamãe dela certamente estava inconsolável, mas Jairo se manteve firme, pois Cristo tinha declarado algo importante, que mudaria aquela história. Se Ele falou, iria cumprir.
Levanta-te, menina!
Já dentro da casa, Jesus questionou os presentes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme (Marcos 5.39). As pessoas riram, pois já haviam atestado a morte da criança. Nesse momento, Cristo ordenou que só ficassem ali o pai e a mãe da pequena, além de Seus três discípulos. Então, eles entraram no aposento onde ela estava. Foi aí que o Filho de Deus a tomou pelas mãos e disse: Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te (Marcos 5.41).
Tão logo a garotinha abriu os olhos, levantou-se e começou a andar como se nada tivesse sofrido. Diante disso, todos ficaram admirados. O Altíssimo não havia apenas curado a filha de Jairo, como também a ressuscitado. Que lindo milagre!
Fé e atitude
A menina ficou feliz por estar bem, e como já dissemos, seu coração se encheu de alegria ao ver que o pai não havia desistido dela. De acordo com o Pr. Eduardo Santos, líder da IIGD no Distrito Federal: “Ela permaneceria morta caso Jairo não tivesse inclinado o coração para buscar a ajuda do Todo-Poderoso”.
O pregador ressalta que aquele homem fez o correto: “Diante de um cenário difícil, ele procurou Jesus para resolver a situação. É assim que os pais devem agir! Cristo é o socorro presente na hora da angústia [Salmo 46.1]. Temos um Deus que não nos desampara [João 6.37]”.
A filha de Jairo pôde contar com ele. Mas, se isso não for possível, por seu papai ainda não ser de Jesus ou agir de modo errado, ore para que o Espírito Santo faça a obra no coração dele. Caso não tenha um pai aqui na Terra, não precisa ficar triste. Você tem um Deus Pai no Céu. Ele ama você demais!