Série: Emoções e Sentimentos
Saiba mais sobre esse toque suave do coração
Por: Sandro Miranda I Arte: Samuel Barsottelli
O que é ternura?
É uma emoção afetuosa, expressada em um abraço suave dado na mamãe e no papai, em um sorriso, em palavras carinhosas ou em uma atitude generosa, como dividir o lanche com um colega no recreio. Tudo isso nos deixa muito bem! Quando a sentimos, abrimos as portas para uma conexão feliz e saudável com muita gente. Às vezes, basta um momento terno para transformar um dia comum em extraordinário.
Já ouviu falar na expressão “abraço de urso”? É um abraço quentinho, apertado e com muita ternura. Só de você dar atenção a quem precisa, sem falar nada, apenas escutando-o com real interesse, já faz toda a diferença. Ternura também é ser gentil.
Ela é um tesouro
Não importa a idade, a ternura é capaz de tocar o interior de qualquer um e inspirar bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Descobri-la é como encontrar um tesouro!
Com o tempo, percebemos que, ao compartilhá-la com os outros, nós nos tornamos uma rede de amor e apoio que se estende por todo o planeta. Isso é poderoso e capaz de transformar vidas.
A ternura de Cristo
Jesus nos ensinou bastante sobre essa emoção. Ele amava todos e ajudava os tristes ou desacreditados. Se houvesse um enfermo, o Senhor realizava Seus milagres, como devolver a visão aos cegos ou fazer alguém andar de novo (João 9.6,7; Marcos 2.12).
O Mestre também pregava acerca do perdão (Mateus 18.21,22), o que mostra como podemos ajudar a construir um mundo melhor, com mais amor e compreensão.
Expressando essa emoção
Aproveitando o exemplo do Salvador, ao ver que uma pessoa está se esforçando para fazer algo ou passando por um momento difícil, ofereça apoio. Dizer para ela: “Você está indo muito bem” ou “Estou aqui para ajudar se precisar” são ótimos incentivos! E como será que essas palavras de encorajamento atuam no corpo? A ocitocina, um neurotransmissor descoberto em 1909 pelo farmacologista inglês Henry H., flui em você quando age desse modo. Assim, não é apenas quem as recebe que se beneficia com a sensação de bem-estar. Ah! Ouvir o outro com atenção também faz esse componente ser liberado. A molécula se espalha melhorando o humor e diminuindo a ansiedade em situações de interação social.
Um perfume agradável
A ternura nos move para sermos legais com o nosso semelhante e cuidar dele. Com isso, uma corrente do bem é criada, deixando-nos mais alegres. Algo fez você se sentir “para baixo”? Tente se lembrar de um momento especial que viveu com quem ama. Deixe a ternura tomar conta do seu coraçãozinho e a espalhe como pétalas de uma flor, perfumando o mundo com o amor e a compaixão que Cristo nos ensinou a ter.
Espalhe a ternura
Que tal presentear quem você ama? Pegue lápis de cor, canetinha e use a criatividade para criar mensagens de carinho, amizade e gratidão. Um simples desenho ou uma carta escrita à mão podem fazer alguém se sentir amado.