Entenda como os olhos funcionam!
Por: Sandro Miranda I Arte: Eric Codo e Freepik
Trabalho intenso
Se você está lendo esta revista, saiba que seus olhos estão atuando de forma intensa. Isso porque eles são os responsáveis por gerar a visão, um processo que inclui a observação de tudo ao redor e o envio das informações para o sistema nervoso. O que parece algo simples, na verdade, é complexo! De início, aqui vai uma curiosidade: a imagem se forma nos olhos de modo invertido, como se fosse um espelho refletindo. Ela fica na posição correta só quando passa pelo nervo ótico e chega ao cérebro. Curioso, né?
Armadura potente
Os olhos humanos captam variações de luz e cor e podem focar em imagens rapidamente. Estruturas esféricas, de apenas 24 milímetros de diâmetro, eles ficam alojados em cavidades ósseas e são protegidos pelas pálpebras, que ajudam a espalhar as lágrimas. É isso mesmo! Não produzimos lágrimas só quando choramos. Elas são geradas a todo momento, pela glândula lacrimal, para limpar as impurezas do local. Outra fonte de proteção da superfície ocular são os cílios, que impedem a entrada de poeira, por exemplo, e as sobrancelhas, que seguram o suor da testa para que a visão não seja prejudicada.
Por dentro do globo!
A tal “bolinha” colorida
E quanto à cor dos olhos? Quando alguém faz essa pergunta, está se referindo à íris, que é a “bolinha” colorida. A coloração, geralmente, é herdada por fatores genéticos, dos pais ou avós, embora isso não seja uma regra. No meio da íris, existe um círculo escuro, chamado pupila. Seu tamanho muda, conforme a quantidade de luz que recebe no ambiente, por exemplo. Sob luz intensa, ela contrai (fica menor), já em ambientes mais escuros, a pupila dilata (fica maior).
Onde tudo é interpretado
Após esse processo, os impulsos elétricos são levados pelo nervo ótico até o cérebro, o “chefão” do sistema nervoso. É nessa área que os códigos de cor, luminosidade e, até mesmo, formas dos objetos são interpretados, criando a imagem na mente e o posicionamento correto para a visão. Vai dizer que esse processo não é incrível? Como você pode ver, o sistema visual dos humanos é fantástico, assim como todo o corpo, criado por Deus (Salmo 139.14). E quanto aos problemas que surgem na visão? Ah, isso é assunto para uma próxima edição.