Segredo do Mediterrâneo
Mergulhe fundo na República de Malta e descubra seus encantos!
Por: Sandro Miranda I Arte: Banco de imagens Graça Kids e 123RF
Conjunto paradisíaco
A primeira impressão ao chegar à República de Malta é a de estar em um daqueles paraísos vistos no cinema. Isso porque esse arquipélago, localizado entre a Itália e a Tunísia, fica à beira das águas cristalinas do mar Mediterrâneo. Formado por três ilhas habitadas (Malta, Gozo e Comino) e mais 18 ilhas desabitadas, o local possui 316 quilômetros quadrados de extensão. Por lá, vivem mais de 400 mil pessoas, e o clima costuma ser quente no verão e ameno no inverno.
Cenário de filme
Há destinos imperdíveis nas ilhas maltesas. Não é à toa que a República já serviu de cenário para diversos filmes! Em Mellieha, que fica em Malta – a maior ilha do conjunto, há o Popeye Village. A vila, construída em homenagem ao famoso personagem do desenho animado, serviu de pano de fundo para a gravação de um musical na década de 1980. Hoje, é um parque temático, recheado de atrações, como um passeio de barco divertido e cheio de aventura.
Lagoa azul
Já pensou em mergulhar em uma lagoa azul? Saiba que isso é possível! Para encontrar a famosa Blue Lagoon, basta ir até a ilha de Comino. Essa piscina natural é ideal para a prática do mergulho. Dá para ver com clareza, no fundo do mar, espécies marítimas variadas e plantas exóticas típicas da região. A água é tão incrível que, em determinado momento, parece até fluorescente. É impossível não soltar um “uau!” diante dessa maravilha natural!
No meio dos bichos!
Por falar em vida marinha, o Aquário Nacional de Malta é parada obrigatória para quem visita a região. Prepare-se para conferir cerca de 40 túneis, com peixes de diversos tamanhos e diversas cores. Bem ao lado dele, fica um parquinho onde as crianças menores conseguem se divertir de montão. Já para os maiores, o passeio ideal é o Marine Park Malta, onde é possível nadar com golfinhos, interagir com leões marinhos e aprender sobre os animais, como aves tropicais.
No tempo dos cavaleiros
Outro ponto turístico imperdível em Malta é a Torre Vermelha, conhecida também como Torre de Santa Ágata. Ela foi erguida pelos cavaleiros da ordem de Malta, para fins militares, e abriga uma vista panorâmica para os estreitos de Gozo e Comino. Por falar em obras antigas, uma boa pedida para quem ama história é a antiga capital Midna. A cidade preserva construções tipicamente medievais, como igrejas, fortes e até uma muralha. A sensação é a de que você está voltando no tempo para a época dos cavaleiros, reis e das rainhas. Que demais! Como você pode ver, a República de Malta fica escondidinha no Mediterrâneo, mas tem um cardápio de atrações.