Acompanhe a trajetória de Rute e como sua devoção mudou o curso da história de Israel!
Por: Maria Gabriela I Arte: Morvan Neto
Nome:
Rute quer dizer amizade
Época em que viveu:
nos tempos dos Juízes (1100 anos antes de Cristo)
Textos principais:
Rute 1–4
Versículo-chave:
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rute 1.16)
Fase difícil
No tempo dos juízes, não havia um rei para governar os israelitas. Sendo assim, as pessoas faziam o que achavam certo aos seus olhos (Juízes 21.25). Por isso, Deus levantava homens para legislar sobre Seu povo. Rute surge nessa época, mais precisamente quando houve um período de grande fome, e uma família de Belém de Judá partiu para Moabe, nação inimiga de Israel.
O que o futuro reservava para ela
O patriarca dessa família se chamava Elimeleque, e sua esposa, Noemi. Eles tinham dois filhos, Malom e Quiliom. Na tentativa de dar um sustento a todos, Elimeleque foi para os campos moabitas. Longe de seu lar, ele faleceu, e Noemi teve de cuidar sozinha dos filhos. Esses rapazes acabaram se casando com mulheres daquela região, uma se chamava Orfa, e a outra era a nossa personagem Rute.
Após dez anos...
Outro fato terrível aconteceu: Malom e Quiliom também faleceram. Assim, Orfa e Rute ficaram viúvas, como Noemi. Orfa gostava da sogra, mas Rute a amava. Isso é percebido quando a matriarca desobriga as moças de permanecerem ao lado dela. Orfa resolveu voltar para seu clã, mas Rute não quis deixar a sogra só, inclusive fez uma das declarações de amizade mais conhecidas que existem, destacada no versículo-chave.
Mudança de vida
Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. De volta ao seu povo, Noemi pediu às pessoas que a chamassem de Mara, pois grande amargura sobreveio a ela. Porém, a vida tinha de seguir. E foi isso que fizeram. As duas chegaram àquela terra no tempo de colheita da cevada. Rute, já pensando em como conseguir alimentos, pediu autorização à sogra para ir ao campo pegar as espigas que restassem no chão.
Ela chamou atenção
A jovem foi atrás dos trabalhadores para catar as espigas até que entrou na plantação de Boaz, um homem rico e influente na região. Além disso, ele era parente do marido de Noemi. O dono da terra quando soube do que Rute fez pela sogra, apiedou-se da história das duas. Então, ajudou a moça para que tivesse mais do que estava pegando do chão. Logo, ordenou ao seu pessoal que retirasse espigas da plantação para dar a ela.
Mulher virtuosa
Rute contou a Noemi sobre a bondade de Boaz. Então, a sogra lhe disse que, por ter parentesco com a família, aquele homem era responsável por elas. Noemi aconselhou a nora a seguir à risca um plano a fim de Boaz decidir cuidar delas. Certa noite, a moça ficou aos pés dele, que levou um susto ao vê-la. No entanto, ele entendeu o sinal de que Rute queria proteção: Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
Bisavó de um rei
Boaz cumpriu com sua palavra e se casou com Rute. Ele e a moabita, agora serva do Deus vivo, uniram--se para nunca mais se separarem. O povo abençoou aquele matrimônio, e o casal foi muito feliz: E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar teve de Judá), da semente que o Senhor te der desta moça. Rute deu à luz um menino chamado Obede. E sabe quem foi ele? Avô de Davi. Isso quer dizer que ela foi bisavó de um rei. A decisão dessa mulher a fez entrar na linhagem de um dos maiores monarcas de Israel.
O que aprender com a história de Rute:
– Seja fiel a quem ama mesmo nas pequenas decisões.
– Tenha respeito pelas pessoas com mais experiência que você.
– Aceite ajuda dos irmãos em Cristo quando estiver com problemas.
– Confie em Deus com todas as forças, e Ele guiará você pelo caminho.
2 Comments
Eu gosto muito de ver turminha da Graça
Que bom, Damião! Gostamos muito do nosso público! Deus o abençoe, amiguinho!